Sussurro é o primeiro livro da quadrilogia Hush, Hush da autora Becca Fitzpatrick. Lançado no Brasil pela Intrínseca em 2009, com grande sucesso.

Sobre o livro

Nora é uma estudante dedicada e uma filha perfeita. Após a perda do pai, sua mãe precisa se desdobrar para manter as finanças em ordem, deixando Nora sem muita supervisão. A vida de Nora é muito pacata, a perda do pai e as dificuldades financeiras a impedem, as vezes, de aproveitar a vida.

Seus olhos negros me atravessaram e os cantos de sua boca se ergueram. Meu coração parou por um segundo e, naquela pausa, um sentimento sinistro e desesperador pareceu me envolver como uma sombra.

A única amiga de Nora é Vee. As duas são como a água e o vinho, Vee quer curtir a vida e sua juventude, Nora quer um futuro longe dali. Por outro lado, Patch é um rapaz misterioso e sem amigos. Com um passado secreto e turbulento, acaba atraído por Nora. Mas será que isso bastará para que ele siga o caminho certo? Se é que existe algum.


Minha opinião

Apesar do grande sucesso de Sussurro em 2009, só tive contato com a história em 2020 e confesso que fui muito besta por não ter seguido o hype. Simplesmente, fiquei encantada com os personagens e com a escrita da autora.

Becca tem uma escrita deliciosa e consegue sustentar o suspense até as últimas páginas. Fiquei muito curiosa para ler os outros livros da autora. Os personagens são bem construídos e, diferente de outras histórias com pais ausentes e negligentes, no caso de Nora, é o oposto.

– Acontece que preciso de uma fêmea saudável para sacrifício. Tinha planejado ganhar a confiança dela primeiro e atraí-la, mas como você já está aqui… (…)

– Você não está me impressionando.

Nora tem uma ótima relação com a mãe, no entanto, devido ao trabalho excessivo desta, Nora fica muito tempo sem supervisão direta, mas isso não significa que sua mãe seja negligente, pois ela sempre está em contato com a filha para saber como ela está e, quando as coisas começam a desandar, cogita largar um dos empregos para estar mais presente, mesmo que para isso tenham que perder a casa.

Nora reconhece o esforço da mãe e, por isso, evita criar problemas, mas parece que os problemas a perseguem. Coisas estranhas começam a acontecer depois que Nora conhece Patch, mas será apenas coincidência?

A autora não deixa explícito se as situações enfrentadas por Nora são sobrenaturais ou se tudo acontece apenas na cabeça da personagem, criando um leque de teorias: se ela está perdendo a razão ou se é manipulada por forças ocultas.

Apesar de ser tão jovem, Nora é muito responsável. Ela vê nos estudos a possibilidade de sair da situação difícil que se encontra. Ela não tem interesse nos meninos da escola, mas fica mexida ao conhecer o misterioso Patch e a atração entre eles é muito forte.

Já tinham se passado meses desde que eu imaginara ter ouvido o som de passos se arrastando pelo corredor rumo ao meu quarto. A verdade era que eu nunca me sentia completamente sozinha. (…) Como se alguém estivesse orbitando em torno do meu mundo, observando-me a distância. (…) O pensamento costumava ser reconfortante, mas naquela noite foi diferente. A presença era como gelo sobre a pele.

Patch tem um passado não convencional. Ele cometeu um erro e agora deve lidar com as consequências. Algumas opções são levantadas para que sua vida melhore, mas o preço será muito alto. Será que todos esses anos de solidão não lhe ensinaram alguma coisa?

Achei a história muito equilibrada e com personagens bem construídos e cativantes. A única personagem chata é a Vee, amiga de Nora, mas até a chatice dela tem propósito. A autora é uma escritora de mão cheia e se tornou uma queridinha. Já pesquisei tudo dela para colocar na minha lista de leituras.

Caso você não tenha lido, recomendo fortemente que o faça. A história merece ser lida e os personagens conhecidos, é provavelmente a história que melhor amadureceu daquelas que viraram hype na época. A Netflix bem que podia adaptar para uma série ou filme. A esperança é a última que morre.

Sussurro

Autor: Becca Fitzpatrick

Tradução: Livia de Almeida

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2010

Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch. Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais dela do que seus amigos mais íntimos. Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros