Teto para dois é o romance de estreia da autora Beth O’Leary, lançado pela Editora Intrínseca em 2019.

Sobre o livro

Tiffy trabalha em uma editora, e seu salário não é dos melhores. Ela acabou de sair de um relacionamento complicado com seu ex-namorado Justin, e precisa achar um lugar bom – e barato- para morar.

Leon é enfermeiro e trabalha muito, principalmente cobrindo o turno da noite. Ele tenta juntar um dinheiro para pagar as contas e, principalmente, para ajudar o irmão. Leon tem a ideia de alugar seu pequeno apartamento, uma vez que não passa muito tempo em casa.

Tiffy, superdivertida e corajosa, acaba se deparando com o anúncio de aluga-se de um apartamento de um dormitório só, e acaba mudando-se para a residência de Leon, dividindo a mesma cama com um cara que ela nem imagina quem seja.


Minha opinião

Eu gostaria de não ter devorado esse livro. A premissa dele é ser “apenas” um romance clichê, mas me arrisco a dizer que a autora entregou isso e muito mais.

Em um primeiro momento, a ideia de duas pessoas dividindo a mesma cama parece ser um tanto bizarra, mas ao decorrer da narrativa nós vamos percebendo que não foi uma situação tão louca assim. Inclusive, penso que isso possa acontecer em cidades grandes tipo Londres – lugar onde passa a história- devido aos valores inimagináveis dos aluguéis.

Passamos a conhecer a personalidade extremamente diferente de cada um dos personagens, e vamos nos apaixonando por suas diferenças. Tiffy é uma mulher extravagante, cheia de cores e autêntica. Já Leon parece um cara um pouco mais “fechado”, trabalhador e sofre com a situação de vida que seu irmão se encontra (ele está preso).

Leon tem uma namorada (que logo de cara desejamos que ela saia imediatamente da história), e Tiffy está juntando os pedaços do seu coração. Eles nunca se encontram em casa, e na verdade o combinado é esse, já que os dois tem rotinas com horários incompatíveis.  Logo no início não parece que os dois tem se quer um interesse amoroso, e as coisas vão se desenrolando de uma forma lenta, mas muito interessante.

Eles começam a trocar post -its, deixando recados pela casa, e aos poucos acabam conhecendo-se melhor apenas pelo jeito que um deixou o café em cima da pia ou pelo o que jantou na noite passada.

“Oi, Leon,
Você poderia baixar a tampa da privada, por favor? Desculpe não ter conseguido escrever este bilhete de um jeito que não soasse passivo-agressivo – é sério, alguma coisa acontece quando escrevemos bilhetes. A gente pega uma caneta e um post-it e imediatamente se torna um babaca. Então estou tentando deixar o texto mais estiloso. Talvez até coloque uns smiles só para garantir. Bjos, Tiffy.”

Além do desenvolvimento dos dois, a autora pincela temas muito pertinentes sobre relacionamentos abusivos. Tiffy sofreu muito com seu antigo namorado, e às vezes ainda sente sua falta, e ela tem a sorte de ter bons amigos que estão ao seu lado para a ajudar a se erguer e superar. Mas, o mais interessante disso, é que Tiffy não sabe que viveu um relacionamento abusivo, e com o passar do tempo acaba conseguindo elaborar seus sentimentos e finalmente perceber o tanto que sofreu.

Vale ressaltar aqui que fiquei um pouco receosa se a autora usaria esse tema apenas para ser pano de fundo, mas percebi que ela trabalhou isso de forma primorosa e passou lições intensas!

“Não consigo acreditar em como meu relacionamento com Justin não era saudável, mas, pior do que isso, não consigo acreditar que eu não notava.”

A narrativa alterna entre a perspectiva da Tiffy e do Leon, e cada vez mais ficamos ansiosos para seu encontro cara a cara. É difícil deixar esse livro de lado, torcemos tanto para esse casal e ficamos aflitos quando as coisas parecem dar errado.

Teto para Dois foi um romance clichê, mas que fez meu coração ficar feliz com toda a sua construção. Acredito que a autora conseguiu mostrar o que é um romance contemporâneo baseado em um amor leve e tranquilo, com dois personagens que se amam, se admiram e se respeitam. Precisamos de mais romances assim!

TETO PARA DOIS

Autor: Beth O’Leary

Tradução: Carolina Selvatici

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2019

Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros