The Night Of é uma minissérie de 2016 e está disponível na HBO Max. Em 2017, ela foi indicada a oito categorias no Emmy Awards.

A trama conta a história do jovem Nasir Khan (Riz Ahmed), ele é americano e filho de um casal de paquistaneses. Ele está na faculdade, não é muito popular e vive uma vida tranquila. Certa noite, após ser convidado para uma festa, ele decide pegar o táxi do pai para ir até lá. No entanto, no meio do caminho, ele conhece a enigmática Andrea Cornish (Sofia Preto D’Elia).

A partir daí, eles conversam, passeiam e trocam confidências pela cidade de Nova York. Ao final da noite, eles decidem ir para a casa da jovem, onde consomem álcool e drogas. Por fim, eles acabam se envolvendo sexualmente e, após adormecer, Nasir acorda perdido e em outro cômodo da casa. Ao ir atrás de Amanda, ele a encontra morta a facadas. Porém, ele não lembra nada que aconteceu na outra noite e passa a tomar decisões que o levam até a prisão como um dos suspeitos.

Eu prendi o fôlego durante toda essa série. O enredo explora diversos temas, como: o preconceito existente pelo povo americano com os imigrantes, a precariedade do sistema judiciário, como o sistema penitenciário é responsável por impactar a vida de quem está lá – mesmo que essa pessoa seja inocente. Assim, a história passa dentro e fora da prisão.

Fora da prisão, os pais de Nasir tentam de tudo para tirar o filho de lá. Eles passam pela humilhação da revista quando vão visitá-lo, ficam perdidos com tanta desinformação, sofrem ao ver o filho passar por diversas provações e pagam o preço por tudo que está acontecendo. É muito emocionante e sofrido ver o que eles passam e como isso afeta todos da família, incluindo seu irmão que passa a ter problemas na escola.

Dentro da prisão, Nasir não leva uma vida melhor. Ele passa por momentos de tensão e nos deixa atônitos com todas as suas decisões. Desde antes de ser preso, ficamos surpreendidos e inconformados com as suas escolhas. Por ser um jovem estudante, que nunca fez nada de errado, ele não sabe como agir quando descobre o corpo de Andrea. Por isso, pelo nervosismo e inexperiência, ele acaba por selar o seu destino.

Na hora, recordo de ficar muito abalada e irritada com as evidências que o incriminavam e que foram deixados por ele em um momento de pânico. Entretanto, quando me coloquei no seu lugar, pensei que em uma situação igual, na hora que o desespero bate, poderia ser eu no seu lugar. Afinal, além de se encontrar em um local que ocorreu homicídio, ele estava com o táxi sem permissão e sofria pelo fato do preconceito contra sua descendência.

Ele é perseguido, apanha e passa por momentos que fariam qualquer um desistir de tudo. Porém, ele acaba percebendo uma coisa: melhor se juntar a quem pode dar proteção a ele. Não demora para que ele caia nas graças de um dos presos mais poderosos da prisão. No entanto, aceitar sua oferta significa abrir mão de muitas coisas que ele acredita. E aí, tudo muda mais uma vez.

Vemos na nossa frente a transformação de Nasir em uma nova pessoa. As mudanças são físicas e emocionais. Sentimos o quanto ele muda e como aquele rapaz estudioso aprende a se portar após sofrer tanto preconceito e ser deixado em um lugar que, ao invés de ajudar a reabilitar, acaba por deixar as pessoas mais inconformadas e com desejo de vingança.

Vale ressaltar que existe outra questão: Andrea era uma jovem abastada que vivia em um bairro luxuoso, enquanto ele era filho de imigrantes e pobre. A série prende muito, tem atuações incríveis, traz debates e questões que muitas pessoas preferem ignorar e não entrega um final tão claro quanto o esperado. As respostas estão nos detalhes e, mais importante que descobrir quem é o assassino, a história foca nas mudanças que um evento desses podem realizar na vida das pessoas. Nasir vira outro homem e percebe o quanto sua família mudou com ele. Tudo isso é capaz de transformar alguém e permite que a mágoa se instale entre aqueles que estão vivenciando tudo isso.

Fica aqui minha recomendação para quem adora uma série de investigação, mas que trata de temas mais profundos e polêmicos. Sendo assim, incita discussões e permite que o próprio telespectador tire suas próprias conclusões do que está sendo apresentando. É uma série que deixa muito nas entrelinhas e conta com a atuação dos seus personagens para passar uma ideia.

Quem aí já assistiu?

THE NIGHT OF

Diretores: Zaillian e James Marsh

Elenco: Riz Ahmed, John Turturro, Sofia Black-D’Elia e outros

Ano de lançamento: 2017

Após ter passado a noite com uma mulher desconhecida, um homem acorda e a encontra esfaqueada até a morte e é acusado de tê-la assassinado. A investigação policial denuncia as complexas relações entre os casos analisados pela polícia de Nova Yokr, procedimentos legais, sistema criminal e o “feroz purgatório” de Rikers Island, onde os acusados são mantidos enquanto esperam pelo julgamento.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros