Time Riders é o primeiro livro de uma série de mesmo nome do autor Alex Scarrow, publicado aqui no Brasil pela editora Fundamento em 2016.

Sobre o Livro

O ano é 1912 e Liam está a bordo do Titanic, prestes a naufragar, quando um homem misterioso lhe dá a opção de ir com ele e sobreviver. Em 2012 e Maddy está em uma viagem de avião quando o mesmo homem lhe avisa que há uma bomba abordo e que o avião explodirá sem sobreviventes e lhe dá a opção de partir. Ambos acordam no dia 10 de setembro de 2001 junto com uma terceira pessoa, Sal, uma garota de Mumbai que veio de 2026, e nenhum deles entende o que está acontecendo.

Foster é um policial do tempo e recrutou os três jovens para montar uma equipe e o substituir nesse trabalho. Eles viverão os dias 10 e 11 de setembro em looping memorizando cada detalhe, para que caso algo mude, nem que por um segundo apenas, eles possam identificar e saber que alguém viajou e alterou algo no passado.

“Começou como uma teoria: um artigo científico escrito em 2029 por um talentoso matemático chinês chamado Edward Chan. Segundo ele, seria possível curvar o espaço e o tempo de forma a criar um buraco. Mas isso levou outros 15 anos, e outra pessoa, até se construir um protótipo que realmente funcionasse.”

20160612_165008

Em paralelo a isso, acompanhamos no ano de 2066 Paul Krammer invadir um museu tentando encontrar o que ele acredita ser a única máquina do tempo construída. Seu plano é voltar no passado para influenciar Hitler a ganhar a 2ª Guerra Mundial e assim tentar mudar o futuro em que ele vive, onde a Terra está em colapso. Porém, quando ele pisa em 1941 com uma equipe tática e vários equipamentos, a realidade de Liam, Maddy e Sal muda completamente e eles terão que descobrir o que aconteceu e consertar o passado. Pra isso eles também contam com a ajuda de Bob, uma inteligência artificial com um super computador na cabeça que embarcará junto com Liam em sua primeira missão no passado.

Costurando a trama com fatos históricos reais e simulando algumas coisas que poderiam acontecer no futuro, Time Riders é uma ficção ciêntifica para jovens que vem para surpreender o leitor que busca um bom entretenimento.

Minha Opinião

Time Riders se fez pra mim como uma grande surpresa. Sendo uma série com muitos livros, dá sempre aquela pulga atrás da orelha de começar a ler e depois não empolgar para continuar, porém bem diferente disso, acabei adorando o livro. Imagino que grande parte tenha se dado em função desse primeiro livro se passar durante a 2ª Guerra Mundial, período da história que eu sempre me interesso em ler sobre.

Além disso, o fato da trama costurar os fatos históricos reais com a história que é desenvolvida no livro sempre é algo positivo. Acho que a imaginação e precisão do autor tem que ser ainda maior nesses casos para passar ao leitor uma sensação de realidade e, sem cometer erros, imergi-lo ainda mais na trama.

“Quando se mexe com o passado que se conhece, cria-se um futuro desconhecido.”

20160612_164950

Acho que uma das coisas mais legais de um livro sobre viagem no tempo é termos várias linhas temporais ou momentos acontecendo simultaneamente. Aqui viajamos a 1912, 1941, 1956, 1963, 2001, 2012 e 2066 e temos vislumbres dos fatos que aconteceram e também dos que foram mudados. Isso também é interessante de acompanhar, já que qualquer decisão tomada dentro da situação em que vemos os personagensno livro pode mudar tudo no futuro.

Liam, Maddy e Sal são ótimos personagens, que mesmo com suas dúvidas ou questionamentos não ficam perturbando a história principal com isso. Entre eles o mais surpreso é Liam, que nunca viu nada tecnológico e é arrastado para 2001 em meio a computadores, tvs e maquinas do tempo. Sal ainda é um mistério, já que não vimos direito o que aconteceu com ela, e por ser a personagem mais nova, também é tida como a mais frágil entre eles. Ela é escalada para ser a observadora, enquanto Liam será o que viajará no tempo e Maddy controlará os computadores e a maquina. Cada um deles tem um papel, assim como Bob, um corpo criado para comportar inteligência artificial de alto nível, e para servir como um guarda costas e computador nas viagens, armazenando informações e coletando o máximo de dados possível antes de retornar para a base.

Foster é o mais misterioso, mas mesmo assim é dele que recebemos todas as respostas que temos ao longo do livro sobre como as coisas funcionam em Time Riders, inclusive um segredo que ele vem guardando e que o motivou a recrutar essa equipe.

Eu gostei bastante da história em geral, porém duas coisas me incomodaram. A primeira é o fato de Foster avisar que existem outras bases, mas sem especificar se existem outras equipes. Acho que na situação onde eles estavam em certo ponto do livro seria interessante estabelecer o parâmetro de estarem desamparados ou não. Ao mesmo tempo em que haver uma equipe só parece bastante ingênuo já que uma leve mudança poderia influenciar somente um local e isso, não necessariamente, influenciaria na cidade que eles estão vigiando a procura de rupturas do tempo. Já a segunda coisa é em relação a um detalhe da trama, que parece não estar certo. Toda a história antes de 1956 foi apagada, assim que Paul chega em 1941, mas é somente depois que Liam foi pra 1956 e porque Paul desconfia que isso aconteceu que ele resolve apagar a história. Portanto, me parece que houve um adiantamento pra algo que só deveria ter acontecido a partir do momento que o personagem toda a decisão.

Achei super interessante ver a proposta de realidade oferecida pelo autor para um mundo onde a 2ª Guerra Mundial tivesse sido vencida pelo alemães e, como grande parte da nossa realidade seria muito diferente, bem como frente aos demais acontecimentos apresentados no livros. É dar uma olhadinha de forma ficcional num mundo que poderia ter sido o nosso por um ajuste histórico ou uma decisão mudada.

Acho que a leitura vale bastante a pena pra faixa etária juvenil e jovem adulto, bem como para os a cima de 20 anos num tom de entretenimento dentro da ficção científica, que não é um gênero que eu leio muito, mas que quando pego sempre acabo por encontrar histórias super bacanas. E não há muita terminologia aqui que precise de muito conhecimento ou seja de difícil compreensão, bem pelo contrário. A escrita do autor é super fluída e apesar das 400 páginas o livro voa!

4estrelas

20160612_164417

Liam O Connor, Maddy Carter e Sal Vikram são adolescentes de períodos diferentes da História, com muito pouco em comum. No entanto, existe um forte laço que os une: todos deveriam estar mortos.
Os três estavam destinados a morrer em grandes catástrofes. Mas, nos últimos momentos de vida, foram abordados por um estranho que lhes ofereceu uma opção. Para escapar de um destino terrível, eles deveriam juntar-se à misteriosa Agência e se tornar Time Riders viajantes no tempo.
No futuro, as viagens no tempo serão uma realidade. De governos a grupos criminosos, todos querem mudar algo no passado, mesmo sabendo das trágicas consequências que isso pode trazer. É por isso que a Agência existe: para nos proteger, para evitar qualquer tentativa de alteração da linha do tempo.
Em sua primeira missão, os Time Riders precisam deter os planos de um maligno cientista que viajou no tempo para levar os nazistas à vitória na 2ª Guerra Mundial, criando um futuro apocalíptico. Liam, Maddy e Sal nem bem terminaram o treinamento e já têm o destino do mundo em suas mãos. Será que eles estão prontos? E será que aceitarão esse desafio?

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros