Todas as suas imperfeições é um livro da autora Colleen Hoover. Sua publicação é de 2019 pela Galera.

Sobre o Livro

Quinn estava noiva. Graham estava a ponto de fazer o pedido. A ruína de seus relacionamentos foi o que promoveu o primeiro encontro entre os dois, e o que acabou por uni-los tempos depois, quando um segundo encontro entre eles aconteceu. Um amor incrível nasceu de um começo tão inesperado, um casamento que trouxe o melhor de cada um e que mostrou o tom da felicidade está agora, aos poucos, desfalecendo e transformando tudo aquilo que eles construíram na sombra de algo que já não são.

“Se você iluminar apenas as suas imperfeições, todas as suas qualidades ficarão na sombra.”

A idealização do casamento entre duas pessoas apaixonadas começa a cobrar o preço quando nem tudo acontece como planejado, e o fim – que eles nunca quiseram – se aproxima cada vez mais. O que fazer quando a  ausência de algo se sobrepõe a tudo aquilo que se tem por perto? Como agir quando o carinho que trazia conforto agora é um lembrete cruel do que não se pode ter? E o que esperar de um amor que, mesmo sendo intensamente verdadeiro, já não é capaz de ser honesto?


Minha Opinião

QUE LIVRO! Não há outra maneira de começar a tecer minha opinião acerca desta obra. É claro que nossa percepção sobre uma história varia muito de acordo com o momento em que estamos, com a nossa subjetividade, com as expectativas que criamos para aquela leitura; e sei que este livro pode não se transformar no favorito dos fãs da CoHo, assim como pode não agradar a determinadas pessoas. Mas preciso dizer o que ele fez comigo. E porque ele se tornou um dos melhores livros que já li na vida.

A narrativa não linear vai mostrando a história de Quinn e Graham no passado, quando se conheceram, quando ficaram juntos, quando se apaixonaram e transformaram a relação num casamento quase perfeito. Mostra também o presente, quando os dois vivem os piores momentos de suas vidas, vendo o declínio de uma relação que já não se mantém firme mesmo que os dois ainda se amem. E é claro que até estes dois momentos se cruzarem, o leitor vai vivendo a narrativa em dois tons totalmente opostos, e vai sentindo sentimentos que fazem doer e alegram em igual medida.

“Quando você encontrar alguém que é bom para você, ele não vai preenchê-la com inseguranças, concentrando-se em suas falhas. Ele vai te encher de inspiração, porque se concentrará nas suas melhores partes.”

A relação, que nasce de uma imperfeição vai se tornando a epítome daquilo que consideramos ideal: há amor, há respeito, há companheirismo, há tesão e há uma necessidade de fazer o outro feliz que é maior até do que a própria necessidade de estar bem. E é justamente esse apreço pelo outro que torna Graham o personagem mais incrível que Collen Hoover já criou. Ele ama tão profundamente a esposa que quando Quinn começa a se tornar algo diferente da mulher alegre, sorridente e feliz que ela era, não mede esforços para ajudá-la. Mesmo que isso signifique abrir mão de tudo o que eles têm. E Quinn, uma personagem extremamente humana, real, e que traz uma trajetória que muda drasticamente com o passar das páginas, percebe que já não sabe mais como seguir em frente. E é na relação com o marido que ela pode encontrar a luz capaz de guia-la de volta à vida.

Todas as suas imperfeições é um livro sobre o amor. Aquele amor que nasce do desconhecido, que ganha forma com a descoberta do outro e de si mesmo, que se fortalece com a construção de sonhos juntos e que se transforma em algo ainda maior quando é colocado à prova. É um livro sobre casamento, sobre perda, sobre o luto pela idealização da família perfeita, e é uma ode a tudo aquilo que precisamos dizer ao outro e a nós mesmos quando não queremos – nem podemos – abrir mão do amor. É um livro que, para mim, foi perfeito dentro de suas imperfeições, tal qual a vida é. E Colleen sabe falar da vida e de suas vicissitudes como ninguém.

“Eu sei, sem dúvidas, que teremos muitos bons momentos. Não importa o que a vida nos faça, vamos criar ótimas lembranças juntos, Quinn. Isso é fato. Mas também teremos dias ruins e dias tristes que testarão nossa determinação. Esses são os dias que eu quero que você sinta o peso absoluto do meu amor por você.”

Minha dica é que não leia este livro esperando uma relação perfeita, cheia de diálogos nos momentos necessários, com um final tradicional digno de novela ou dos romances água com açúcar. Não espere que um casal que está se perdendo aos poucos tenha condições de sentar de maneira adulta e colocar os pingos nos is. Não espere pouco drama, não espere uma dose de tristeza que não seja cavalar. Mas, mesmo assim, ao ler este livro, tente manter em mente que é justamente nos piores momentos que nos permitimos apreender tudo. Que estamos mais suscetíveis a dar valor nas pequenas coisas. É quando percebemos que a esperança quase sempre está ali, esperando para nos dar a mão.

Eu ri, chorei descontroladamente, reavaliei minhas relações, passei a questionar meu papel de mãe, de esposa, de mulher e me senti muito mais leve, e muito mais satisfeita com o rumo da minha vida após essa leitura.  Essa é o tipo de obra que, se pegar quem a lê no momento certo, tem tudo para se tornar livro de cabeceira. Livro de referência. Caixinha de madeira para se manter por perto e abrir no momento em que a esperança falhar. E quando o amor se mostrar o único e mais forte dos remédios.

TODAS AS SUAS IMPERFEIÇÕES

Autor: Colleen Hoover

Tradução: Adriana Fidalgo

Editora: Galera

Ano de publicação: A2019

Uma história de amor perfeita é suficiente para manter vivo o casamento entre duas pessoas imperfeitas?

O acaso uniu Quinn e Graham duas vezes. A primeira delas, no que consideraram o pior dia de suas vidas, quando ela descobriu às vésperas do casamento que estava sendo traída pelo noivo e ele, pela namorada que pretendia pedir em casamento. A segunda, meses depois, em meio a encontros ruins.
Deste reencontro surgiu um amor profundo e um relacionamento perfeito… ou talvez nem tanto. Com o passar dos anos e a frustração por não conseguirem ter filhos, Quinn e Graham acumularam silêncios e desconfianças. O casal se encontra no centro de um furacão, e seu futuro depende das promessas feitas quando o casamento ainda parecia uma praia paradisíaca.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros