Togo é um filme inspirado em fatos, lançado em 2019, exclusivamente, na plataforma Disney Plus. Estrelado por Willem Dafoe, com direção de Ericson Core e roteiro de Tom Flynn.

O longa é inspirado na heroica aventura de Leonhard Seppala e seu fiel companheiro Togo, que foram os principais personagem na corrida pelo soro de 1925.

Durante um tenebroso inverno e, as portas de uma terrível nevasca, uma epidemia de difteria atingiu um remoto vilarejo no Alaska. Para salvar as vidas das crianças contaminadas, uma equipe de 20 homens e cerca de 150 cães foram designados para buscar o soro. Devido ao mal tempo, não era possível buscar o soro por outras vias, que não fosse por trenós. Dentre os 20 homens, Seppala foi o que fez o maior percurso, junto de seus cães e o cão-líder Togo.

Seppala e Togo percorreram o maior trecho em um curto período de tempo, cortando caminho pelo Estreito do Norte, que estava congelado, mas que poderia facilmente ceifar a vida de Seppala e seus cães puxadores de trenó.

Seppala e seus cães

Infelizmente, apesar de ter feito a maior parte do trabalho, as honras ficaram para Gunner e o cão Balto (que também pertencia a Seppala). Gunner percorreu um pequeno trajeto até o vilarejo Nome e foi recepcionado pelos repórteres, ganhando as manchetes.

O filme serve como uma homenagem aos “verdadeiros” heróis da corrida do soro. Além da aventura em si, também conhecemos um pouco da história de Seppala e Togo que foi um cão-líder improvável em razão da sua indisciplina e personalidade brincalhona.

Seppala era um norueguês, que imigrou para o Alasca durante a corrida do ouro, passada a febre, trabalhou em diversas profissões até se tornar criador de cães e ganhar fama ao vencer algumas competições de trenó.

O filme conseguiu transmitir muito bem o amor entre homem e cão. A luta interna entre vontade de ajudar a salvar vidas com o medo de perder seu fiel amigo, já em idade avançada, a forte ligação que havia entre eles bem como a inteligência de Togo que guiou sozinho, após seu tutor ficar temporariamente cego no trajeto.

Fiquei muito emocionada com a história e entristecida por eles não terem tido o reconhecimento devido. Embora o mundo laureasse Balto e Gunner, inclusive com um prêmio significativo em dinheiro, mas os locais sabiam da façanha e a linhagem de Togo se tornou muito cobiçada.

Togo e Seppala | Balto e Gunner

Destaque para a fotografia do filme que é lindíssima. Outro ponto são os cães usados como interprete de Togo que são extremamente carismáticos e bonitos. Vale ressaltar, ainda, a incrível semelhança de Dafoe com Leonhard Seppala, o que me surpreendeu bastante.

O longa é excelente, adorei conhecer essa história de amor, coragem e dedicação. Foi uma bela surpresa e tenho certeza que não será diferente com você.

TOGO

Diretor: Ericson Core

Elenco: Willem Dafoe, Julianne Nicholson, Christopher Heyerdahl e outros

Ano de lançamento: 2019

A história de um homem (Willem Dafoe) e sua equipe de cães puxadores de trenó que transportaram remédios para a população do Alasca, a fim de combater uma epidemia, durante a década de 20.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros