Um pressentimento funesto é um livro policial da autora Agatha Christie e que foi publicado em 2019 pela Globo Livros.

SOBRE O LIVRO

O casal Tommy e Tuppence, parceiros em investigações incomuns, se deparam mais uma vez com um mistério muito estranho. Ao visitar uma tia no lar para idosos, Tuppence conversa com outra mulher aparentemente lúcida, mas sem dizer coisa com coisa. Dias depois, a tia do casal morre e ao irem verificar seus pertences, encontram um quadro estranho deixado de presente para ela.

“Se alguém é detestável aos vinte anos, não melhora aos quarenta, piora aos sessenta e se transforma numa verdadeira peste aos oitenta, não vejo porque me daria pena, só porque envelheceu.”

Logo Tuppence acha aquilo estranho, pois tem leve recordação daquela casa da pintura, e também por lembrar de algumas coisas que a outra senhora disse no lar dos idosos. Algo sobre uma criancinha.

Não demora muito e Tuppence decide investigar por contra própria, pois acredita ela que há algum segredo envolvendo o quadro, a senhora idosa e a tal criança que ela mencionou.


MINHA OPINIÃO

Agatha diversificou bastante suas obras policiais, usando detetives profissionais, amadores e também casais que investigam por hobby. Tommy e Tuppence é um casal que de vez em quando se envolvem em investigações estranhas, muitas delas simples, outras bem elaboradas e perigosas.

Em Um pressentimento funesto o que temos é uma história bem elaborada, com um grade segredo sendo descoberto no final, mas com uma motivação bem fora do comum.

“Eu sei, mas estamos vivendo em tempos absurdos. Acontecem coisas incríveis neste mundo.”

Tuppence simplesmente decide investigar um quadro que a tia ganhou antes de morrer só pelo fato de ela ter uma vaga lembrança de já ter visto aquela casa e achar estranho que, a mulher que deu o quadro para a tia, desapareceu do lar de idosos dias depois.

Sem nenhuma pista além do quadro, ela parte sozinha em busca de respostas, sem saber onde poderia se meter. Enquanto isso, seu marido Tommy estaria fora por uns dias e de nada poderia ajuda-la. Só quando então Tommy desconfia que há algo de errado é que ele percebe que a história da investigação da esposa pode de fato ter algo de verdadeiro e perigoso.

“É daí que surgem todos os problemas da vida. Porque pensamos.”

Tuppence é uma mulher bem decidida das coisas e muito inteligente, ainda que a escritora por vezes a descreva e faça ter atitudes que a rebaixam perante os demais personagens (mostra ela com muita insegurança e desacreditada de si mesma). Fora isso, é uma personagem muito bacana.

Tommy, por sua vez, é mais quieto sensato, busca analisar a situação antes mesmo de tomar qualquer partido ou conclusão sobre o que tem em mãos. É por isso mesmo também que ele demora para ir atrás da esposa e ajudá-la na busca por respostas.

“Não há nenhuma emoção em apenas roubar e conseguir fugir. Requer boa organização”.

A trama é bem interessante, com algumas reviravoltas e segredos que não havia como serem descobertos. Mas ao mesmo tempo, para mim a história não foi convincente por completo. A começar pelo fato de que Tuppence decide começar uma investigação apenas por causa de um quadro e pela outra mulher, a sra. Lancaster, ter lhe dito algo sobre uma criança desaparecida.

No mais, é uma história bem ao estilo da autora, não se alterando muito do que já é conhecido de outras obras com outros protagonistas. Para quem gosta de uma história leve com um bom toque de mistério, Um pressentimento funesto é uma boa ideia.

thumb_livro

4estrelasb

UM PRESSENTIMENTO FUNESTO

Autor: Agatha Christie

Tradutor: Bruno Alexander

Editora: Globo Livros

Ano de publicação: 2019

O que uma simples visita a uma velha tia em uma clínica geriátrica poderia ter de perigoso? Se você respondeu “nada” é porque não conhece o casal de detetives Tommy e Tuppence Beresford. Ao visitar Ada, tia de Tommy, eles conhecem uma misteriosa senhora que lhes faz perguntas estranhas e parece viver em um mundo só dela. Quando tia Ada morre subitamente, eles descobrem que a idosa misteriosa foi transferida às pressas para outro lugar por uma parenta distante, mas não sem antes deixar de presente para Ada um caríssimo e enigmático quadro.

Um pressentimento funesto é considerado um dos romances mais sinistros e engenhosos da Rainha do Crime e, mais de cinquenta anos após seu lançamento, continua a impressionar leitores de todas as idades.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros