Uma Canção de Amor e Ódio, do autor Vinícius Grossos, é um livro de romance jovem adulto (+16) publicado em 2023 pela editora Naci (Companhia Editora Nacional). 

Sobre o Livro

Acompanhamos a história do ponto de vista de Benjamin, um cantor que é uma das grandes promessas da música brasileira. É a primeira noite do Pop in Rio, o maior festival de música pop no país, e para Ben essa é uma grande oportunidade de se destacar. Ele é impulsivo e está sempre envolvido em polêmicas, mas Patrícia, sua empresária, o faz prometer que irá se comportar essa noite. 

“Patrícia sempre soube que sou uma bomba-relógio em forma de pop star, com hormônios a flor da pele e sonhos grandes que às vezes não parecem caber em mim”.

Ben fará a abertura do show de ninguém mais ninguém menos que Lady Gaga, mas terá que dividir o palco com outros artistas, incluindo Theo, seu maior rival. Eles surgiram juntos, pertencem a mesma gravadora, mas Theo representa tudo o Ben não gosta: o rapaz bonito, bonzinho e simpático que é o queridinho da mídia e faz sucesso, em sua maioria, com o público feminino.

Ben, assumidamente bissexual tem uma ideia para que sua performance chame atenção e fique marcada na história. No entanto, seus planos são comprometidos quando uma mudança na ordem das apresentações coloca Theo em destaque. 

Revoltado, Ben acaba causando uma confusão durante o show e os cantores se veem no centro de um desastre, que é o assunto mais comentado nas mídias no dia seguinte. A solução encontrada pela equipe de marketing dos dois é uma parceria musical: eles terão que escrever juntos, uma canção capaz de salvar suas carreiras.


Minha Opinião

Além de tudo o que eu já esperava envolvendo a construção de um romance no estilo cão e gato, Uma Canção de Amor e Ódio conseguiu superar minhas expectativas. O livro acompanha o por trás da fama de um cantor em ascensão e aborda questões sociais envolvendo a comunidade LGBTQIA+. 

“Essa foi uma coisa que a fama me tirou. As pessoas esperam que eu lhes diga o que fazer. Não são espontâneas. Não fazem o que sentem vontade. Estar comigo é como um eterno e cansativo pisar em ovos.”

Ben é uma pessoa difícil de lidar, mas como protagonista ele tem aquele ar que é ao mesmo tempo irritante e caricato que acabou me cativando. Órfão de pai e mãe, ele foi criado por um casal amigo dos seus pais, e teve a filha deles, como irmã e amiga. Nesse ambiente familiar e acolhedor, ele não enfrentou problemas com relação a sua sexualidade, mas consequentemente, cresceu numa bolha.

Em um determinado momento da história, Ben tem a oportunidade de visitar uma ONG de pessoas LGBQIA+ que não receberam apoio da família e foram expulsos de casa. Nessa ocasião, ele percebe o quanto tem sido egoísta e começa a dar seus primeiros passos em busca de se tornar uma pessoa melhor.

“Sinto que viver nesse mundo, infelizmente me leva para bem longe da realidade em que milhares de pessoas estão mergulhadas. 

Achei interessante a forma como foi colocada a influência da mídia na vida do artista, muitas vezes moldando sua personalidade e sexualidade. No caso de Ben, ele teve a sorte de ser “compatível” com a música e com a imagem que a mídia esperava. Theo, por outro lado, precisou usar a máscara da heterossexualidade pois essa era a imagem que a gravadora queria passar dele.

O livro expõe que, por conta do estilo de música e do público que procuram alcançar, muitos artistas precisam assinar contratos para não revelarem sua sexualidade. Por outro lado, há também casos de personalidades heterossexuais que são aconselhadas a fingir serem queer pelo chamado pink money.

“Encontrei o meu triunfo sobre Theodoro. Comprei o que não conseguia entender, o abismo criado entre a minha imagem e a dele, o motivo de ele sempre ter o favoritismo absoluto da mídia. Nesse mundo tudo é falso. Tudo é imagem. Tudo é estratégia. Eu descobri o segredo dele.”

A partir de então entendemos que o que Ben não suporta em Theo é justamente essa imagem que a mídia criou. Uma vez que eles se aproximam, esse ranço dá lugar a algo mais e evolui para um romance. Ben e Theo compõem juntos a canção “Eu vejo você” cuja letra aparece no final do livro. Essa música reflete muito bem a situação dos dois, com Theo não podendo se assumir para o mundo por conta de sua carreira e Ben oferecendo seu apoio. Uma canção de amor e ódio mostra que muitas vezes se assumir pode ser desafiador, mas é gratificante diante da liberdade de ser quem você é! 

O romance é um tributo à comunidade LGBTQIA+ como um poderoso meio de representatividade, ao mesmo tempo em que oferece momentos divertidos graças à escrita espirituosa do autor. Além dos protagonistas, há personagens secundários trans e pansexuais, sendo que cada um deles contribui para a narrativa com suas próprias motivações. Juntos, eles compõem uma história sólida de romance, amizade e conquistas pessoais.

Com uma narrativa repleta de amor e música, Uma Canção de Amor e Ódio começa como um livro clichê, mas acaba entregando muito mais do que isso. A história é intensa e os personagens são complexos e envolventes. É uma ótima leitura para quem quer se divertir e se emocionar. 

Se você é fã de livros com personagens famosos e gostou de Vermelho Branco e Sangue Azul, deveria adicionar esse lançamento à sua lista de leitura. Conheça também All That’s Left in The World, um romance entre garotos com referências à cultura pop.

UMA CANÇÃO DE AMOR E ÓDIO

Autor: Vinícius Grossos

Editora: Naci

Ano de publicação: 2023

Dois astros do pop rivais. Um escândalo capaz de destruir suas carreiras. Será que uma canção de amor é o suficiente para gerenciar essa crise? Benjamin Alves é uma das grandes promessas da música pop brasileira. No entanto, desde que sua carreira começou a deslanchar, ele vem disputando as paradas musicais, as capas de revista e os destaques nos portais de fofocas com outro cantor, Theodoro. Essa foi a combinação perfeita para a criação de uma rivalidade estrelar e, embora saiba que a rixa não passe de ficção, Ben simplesmente não vai com a cara de Theo. Sabe quando o santo não bate? Então, quando os dois são convidados para o mesmo festival, o que era pra ser uma celebração de suas trajetórias se torna um grande desastre midiático. Para tentar salvar a imagem deles, as equipes dos dois combinam uma manobra de marketing: uma canção escrita em conjunto, para mostrar ao grande público que eles são amigos e não se odeiam. Mas será que eles vão conseguir parar de brigar por tempo o bastante para que a estratégia funcione? Em seu novo romance, Vinícius Grossos entrega mais uma deliciosa e apaixonante história, nos fazendo questionar quão tênue é a linha que divide o amor e o ódio.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros