Atenção!

Suicídio, morte, bullying, depressão, alcoolismo.

Uma Família Inusitada (Atypical Family) é uma série de drama e fantasia lançada em 2024 pela emissora JTBC, disponível no Brasil na Netflix. No elenco temos Jang Ki-young (My Roommate is a Gumiho), Claudia Kim (Animais Fantásticos), Chun Woo-hee (Na Palma da Mão), Go Du-sim (Dear My Friends), entre outros.

Por gerações a família Bok cultivou poderes extraordinários, mas agora suas habilidades são limitadas por “doenças” da atualidade. A matriarca, Bok Man-heum (Go Du-sim) não consegue sonhar com o futuro por conta da insônia, a bela Bok Dong-hee (Claudia Kim) está pesada demais para voar, e sem memórias alegres Gwi-ju (Jang Ki-young) não consegue voltar ao passado.

Do Da-hee (Chun Woo-hee) é uma golpista experiente, que vê na família Bok uma chance de enriquecer. Quando seus caminhos se cruzam, entretanto, fica evidente que sua presença é a soluções para seus problemas, a peça que faltava para que tudo voltasse ao normal.

Uma Família Inusitada tem uma proposta incrível, usando elementos de fantasia para tratar de assuntos mais complexos de forma intrigante.

Em um período em que a atmosfera aconchegante e amorosa de uma found family é um elemento narrativo popular, o kdrama prefere trabalhar seu oposto, mostrando o desconforto dessa família desde o início.

Tem uma carga dramática importante, que é bem justificada não apenas pelo conflito óbvio que a trama apresenta, mas também para mostrar como além da magia, o cotidiano, as expectativas da família e as decisões que toma impactam as pessoas.

Uma nota especial deve ser dada para a trilha sonora, boa e facilmente identificável.

A introdução da personagem de Do Da-hee (Chun Woo-hee) é uma surpresa agradável: quando a mulher comum se revela uma golpista sagaz e ousada, é mais um elemento peculiar em uma história que já se propõem a ser diferente. Infelizmente, há apenas flashes de personalidade em Da-hee, a protagonista perde sua principal essência a título de seguir a trama.

É um problema geral dos personagens, essa simplificação de caráter. A filha de Gwi-ju, Bok In-a (Park So-yi) é a personagem mais completa, com problemas bem construídos e alinhados com seu poder e com a experiência de uma adolescente.

As personalidades não são tão cativantes quanto os poderes e logo fica claro que mais do que as pessoas retratadas, o foco de Uma Família Inusitada são o que simbolizam. Isso não faz da série ruim, mas deve afastar espectadores que, assim como eu, precisam de mais profundidade para se conectar.

Essa falha fica ainda mais obvia com o casal principal: o romance não é convincente, está ali apenas para mover a trama.

São muitas cenas e dinâmicas repetitivas – academia, discussões dramáticas sobre o que já sabemos na sauna, voltas ao passado para provar o ponto óbvio de que os personagens ficarão juntos – não acrescentando verdadeiramente em nada. Me fez pensar que, mesmo para uma série curta (12 episódios) poderia ser ainda mais condensada.

Uma Família Inusitada é uma boa recomendação para os fãs de drama que buscam uma perspectiva mais inovadora, e não se importam com elementos sobrenaturais. Não é das histórias mais viciantes ou perfeita, mas acerta nos momentos emocionantes.

UMA FAMÍLIA INUSITADA

Elenco: Jang Ki-young, Claudia Kim, Chun Woo-hee, Go Du-sim, Park So-yi

Ano de lançamento: 2024

Por gerações a família Bok cultivou poderes extraordinários, mas agora suas habilidades são limitadas por “doenças” da atualidade. A aparente solução para seus problemas aparece na forma de Do Da-hee, uma golpista que planeja se infiltrar na família.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros