Dividido em dois volumes, o primeiro foi publicado em 2020 pela Companhia das Letras.

Sobre o Livro

Divido em dois volumes, Uma Terra Prometida é o primeiro volume das memórias presidenciais escrita pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o primeiro presidente afroamericano do país.

Neste livro, ele narra sua trajetória de forma breve como um jovem do Havai, seus estudos na faculdade e o início de sua militância política e a formação de seu pensamento para se tornar a figura que é hoje no país e no mundo. Depois seguimos sua história como senador até chegar as eleições para a presidência onde pôde ganhar de forma histórica em sua época.

“O que eu tinha pedido ao povo americano era muito – que tivesse fé num jovem recém-chegado e sem experiência; não apenas um homem negro, mas alguém cujo nome evocava uma história de vida pouco familiar.”

Ao mesmo tempo ele descreve suas experiências na presidência narrando a crise de 2008, o terrorismo, os conflitos regionais, as negociações, a politicagem no país e como sua vida pessoal é afetada, seus anseios, desejos, problemas pessoais como o fumo e a divisão entre trabalho e vida paternal, tendo que cuidar de duas meninas em uma condição de vida muito diferente. É a partir daí que conhecemos quem é Barack Obama.

Minha Opinião

Este livro me acompanhou durante 4 meses e foram longos meses com ele! E eu pude sentir um forte diálogo que Obama gostaria de passar em suas palavras com o leitor. A ideia do livro não é convencer que Obama é o melhor político de sua geração. Na verdade a ideia é memorizar sua experiência para poder enriquecer o outro futuramente.

Obama pôde nos trazer a primeira parte de sua volumosa obra de forma sincera, crítica e construtiva. Eu tinha outros olhos sobre ele. Olhos até mais pessimistas, talvez. Mas quando pude escutá-lo lendo suas inúmeras páginas, o conhecimento a cerca da sua pessoa, seu caráter e sua visão para com o mundo, me vez me convencer que possuo uma grande admiração por quem ele é e pelo que fez apesar de haver muitas pontas soltas que torna uma figura pública imperfeita assim como todo ser humano. Mas o interessante é que até seus erros Obama tende a trazê-los e mostrá-los de forma a deixar mais transparente em um mundo onde os interesses prevalessem.

“Para qual grande disputa eu me preparava? Fosse qual fosse, eu sabia que não estava pronto. Aquela incerteza e insegurança pessoal me impediam de aceitar logo de cara as respostas mais fáceis. Criei o hábito de questionar minhas próprias suposições e isso, acredito, acabou sendo uma coisa boa.”

Por isso mesmo que foram longos 4 meses lendo este livro de pouquinho em pouquinho, sentindo que este livro pôde me enriquecer muito. Não é só revestido de memórias, é também coberto por histórias e fatos interessantes que só um presidente de um país poderia narrá-los. Por isso que esta obra se torna muito instigante.

Até por que há momentos e observações a cerca de suas visões e ambições que ainda Obama não pôde expressá-los para seu público. Por isso acho interessante aprofundarmos nas leituras de livros escritos pela própria pessoa no qual nos interessamos. Se torna mais íntimo, pessoal e real como se estivéssemos conversando com esta pessoa.

Acompanharmos sua trajetória, a forma como lidava com seu relacionamento com Michelle e as filhas pequenas, sua relação com a política, amigos e rivais e também suas reflexões para com o mundo além das ações de seu mandato. Podemos, então, formar uma personalidade para Obama a partir dos nossos olhos nesta leitura: alguém sincero, respeitoso e moderado.

“Neste mundo – de cadeias globais de suprimento, transferências instantâneas de capital, redes sociais, organizações transnacionais de terroristas, mudanças climáticas, migrações em massa e uma sempre crescente complexidade -, todos aprenderemos a viver juntos, a cooperarmos uns com os outros e a reconhecermos a dignidade dos demais – ou pereceremos todos.”

Às vezes sentimos falta de gente assim. Cada vez mais no Brasil como esse polarizado há ausência de pessoas como Obama que tem para mostrar o lado mais sincero de se fazer política, não transformando em um produto horrível onde poucos podem fazê-lo ou só os mais ricos podem usá-lo. Política se faz todo dia e assim como Obama diz, precisamos nos unir para construir um mundo melhor, ou então pereceremos todos.

UMA TERRA PROMETIDA

Autor: Barack Obama

Tradução: Berilo Vargas, Cássio de Arantes Leite, Denise Bottmann e Jorio Dauster

Editora: Companhia das Letras

Ano de publicação: 2020

No comovente e aguardado primeiro volume de suas memórias presidenciais, Barack Obama narra, nas próprias palavras, a história de sua odisseia improvável, desde quando era um jovem em busca de sua identidade até se tornar líder da maior democracia do mundo. Com detalhes surpreendentes, ele descreve sua formação política e os momentos marcantes do primeiro mandato de sua presidência histórica ― época de turbulências e transformações drásticas. Obama conduz os leitores através de uma jornada cativante, que inclui suas primeiras aspirações políticas, a vitória crucial nas primárias de Iowa, na qual se demonstrou a força do ativismo popular, e a noite decisiva de 4 de novembro de 2008, quando foi eleito 44º presidente dos Estados Unidos, o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais alto do país. Ao refletir sobre a presidência, ele faz uma análise singular e cuidadosa do alcance e das limitações do Poder Executivo, além de oferecer pontos de vista surpreendentes sobre a dinâmica da política partidária dos Estados Unidos e da diplomacia internacional. Obama leva os leitores para dentro do Salão Oval e da Sala de Situação da Casa Branca, e também em viagens a Moscou, Cairo e Pequim, entre outros lugares. Acompanhamos de perto seus pensamentos enquanto monta o gabinete, enfrenta uma crise financeira global, avalia a figura de Vladímir Pútin, supera dificuldades que pareciam insuperáveis para aprovar a Lei de Assistência Acessível (Affordable Care Act), bate de frente com generais sobre a estratégia militar dos Estados Unidos no Afeganistão, trata da reforma de Wall Street, reage à devastadora explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon e autoriza a Operação Lança de Netuno, que culmina com a morte de Osama bin Laden. Uma terra prometida é extraordinariamente pessoal e introspectivo ― o relato da aposta de um homem na história, da fé de um líder comunitário posta à prova no palco mundial. Obama fala com sinceridade sobre os obstáculos de concorrer a um cargo eletivo sendo um americano negro, sobre corresponder às expectativas de uma geração inspirada por mensagens de “esperança e mudança” e sobre lidar com os desafios morais das decisões de alto risco. É honesto sobre as forças que se opuseram a ele dentro e fora do país, franco sobre os efeitos da vida na Casa Branca em sua esposa e em suas filhas e audacioso ao confessar suas dúvidas e desilusões. Jamais duvida, porém, de que no grande e incessante experimento americano o progresso é sempre possível. Brilhantemente escrito e poderoso, este livro demonstra a convicção de Barack Obama de que a democracia não é uma benção divina, mas algo fundado na empatia e no entendimento comum e construído em conjunto, todos os dias.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros