Valente faz parte de uma série de quadrinhos desenhados e escritos pelo brasileiro Vitor Caffagi. Até o momento ele conta com 5 publicações que foram lançadas desde 2013 pela Panini.

Sobre o livro

Valente é um cãozinho que dá nome a história. Ele está no ensino médio, sua vida é baseada em jogar RPG com os amigos, buscar conselhos com Bu, a macaquinha que é sua melhor amiga, passar de ano, entrar numa boa faculdade e apenas viver a sua vida de cachorro adolescente.

Ele poderia estar vivendo mais um fatídico dia de condução até a escola quando sua vida muda. Valente avista uma gatinha (no sentido literal da palavra) e se apaixona. Desses amores à primeira vista mesmo. E é a partir daí que teremos o desenrolar da sua histórias. Acompanhamos todas suas tentativas para conquistar Dama, a gatinha. No entanto, sua timidez, inexperiência e pouco conhecimento sobre relacionamentos, dificultam sua paquera.

É neste momento que ele buscará uma forma de adentrar no mundo dos relacionamentos e da conquista, jogando o jogo do amor e seguindo os mais variados conselhos. Munido de muito bom humor, todos aqueles dilemas que passamos na adolescência e uma doçura e franqueza que só Valente tem, desbravaremos esse novo território e descobriremos com ele todas as maravilhas da vida (quase) adulta.


Minha opinião

Sabe quando amamos tanto uma história que gostaríamos de esquecer tudo só para lermos e nos apaixonarmos novamente? Pois é. Essa é a minha série preferida de quadrinhos brasileiros. Eu não sei qual meu personagem favorito e nem qual edição mais me conquistou. Tudo aqui é muito único, puro e tratado de maneira delicada. É impossível não se apaixonar por Valente. As edições que temos até o momento são: Valente para sempre, para todas, por opção, para o que der e vier e para onde você foi. E já aviso, terminamos o último quadrinho no maior ápice de toda a história e estou simplesmente desesperada pela continuação. Por favor, Caffagi, não demore!

Esses quadrinhos tratarão de toda uma vida, trazendo escolhas que passamos, mudanças de escola para faculdade, primeiros amores, festas, difíceis escolhas, primeiros erros, triângulos amorosos, amizades verdadeiras, enfim, tudo aquilo que compõe nossa vida desde os primórdios até darmos os primeiros passos para a vida adulta. Na primeira edição temos um Valente totalmente voltado para os amigos, muito tímido, doce e um nerd de primeira, viciado em jogar RPG com os amigos. Mas, com o tempo, ele descobre aquele bichinho chamado “primeiro amor”. É aqui também que ele passa por suas primeiras decepções amorosas, primeiros beijos e escolhas. Tudo com muita leveza e bom humor.

Sabe aquela história que é um abraço quentinho num dia frio e chuvoso de inverno? Estou sempre recorrendo a essas tirinhas quando o meu dia não vai muito bem. As semelhanças que sinto com a minha própria adolescência, os dilemas que eu mesma passei, os primeiros erros e decepções, a eterna indecisão quando precisava tomar uma difícil escolha. Tudo isso me fez lembrar de quando cada dificuldade ou decepção parecia “o fim do mundo”. Quando somos mais experientes, é claro, que nossas percepções mudam, mas a maneira como isso é tratado aqui, nos faz compreender o lado dos personagens, sem ficarmos com aquele sentimento de impaciência com os dilemas adolescentes.

Valente é o típico adolescente tímido que se apaixona pela garota mais bonita e vive pedindo ajuda aos amigos. Amo os diálogos, as comparações e todos os personagens da trama. Cada personagem tem o seu papel nessa história, nenhum é deixado de lado. Bu é a voz da experiência na vida de Valente. É impossível não sentirmos ela como aquela nossa amiga que não nos deixava fazer escolhas erradas e que nos dava conselhos – que nem sempre seguíamos. Uma amizade que vem desde a infância e que demonstra o momento que temos aquele amigo que é tão fiel que já faz parte da família e da nossa vida.

É interessante ressaltar a exploração dos animais antropomorfizados. Cada um com uma característica que sinto ser do próprio animal em questão. Valente é um cãozinho leal, tímido e inocente que vai evoluindo conforme a história. Esopo e Bu são macaquinhos inteligentes que dão conselhos e ajudam Valente. Dama é uma gatinha que representa aquele amor complicado, eterno dilema entre cão e gato. E assim por diante.

O traço é simples, mas lindo. É um simples que encaixa bem com a história e transmite leveza para ela. Não é um simples que falta, mas que agrega. Que casa completamente com o que é explorado aqui. Conforme você avança nos quadrinhos, os problemas e aprendizados de Valente mudam. Isso que é incrível: vemos o seu crescimento. Revivemos momentos da nossa própria vida, sofremos com suas escolhas erradas, ficamos tristes quando ele está também e exultantes quando ele consegue algo. É uma trama que te faz sentir incessantemente. Recomendo muito esses quadrinhos e tenho certeza que você também vai se apaixonar.

VALENTE

Autor: Vitor Caffagi

Editora: Panini

Ano de publicação: 2013

“Valente” conta a história de um tímido jovem à procura do amor da sua vida. Mas esta não é a típica história de amor que você vê nos filmes, seriados e novelas. Mais próxima da realidade, ela mostra como diferentes parceiros que encontramos pelo caminho e todas as experiências qeu passamos ao lado deles, influenciam em quem somos e em quem vamos nos tornar. Sucessos e fracassos, alegrias e decepções, “Valente” é sobre as garotas que encontramos em nossas vidas antes de encontrarmos A garota de nossas vidas.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros