Vilão é o primeiro volume da série de ficção científica Vilões, escrita por V. E. Schwab e publicado no Brasil pela editora Record em 2021. A série conta com dois livros até agora, mas a autora anunciou que haverá um terceiro volume.

Foto de capa do livro VIlão

Sobre o livro

A história começa num cemitério e Victor e Sydney estão cavando um túmulo. Até então não se sabe o que eles são, apenas que Victor acabara de sair da prisão e encontrou a garota perdida na estrada alguns dias antes. Alternando entre passado e presente conhecemos a história de Victor e Eli, que há dez anos atrás eram colegas na universidade. Em seu último ano, o trabalho de conclusão de curso de Eli revela uma descoberta intrigante: sob as condições certas, alguém pode desenvolver habilidades extraordinárias. Juntos eles tentam de tudo para provar experimentalmente essa hipótese.  Numa dessas tentativas algo dá muito errado e as consequências são irreversíveis, incluindo o rompimento da amizade entre os dois.

“Somos todos imortais até que se prove o contrário.”

Victor é preso, mas foge da prisão dez anos depois, determinado a se vingar. Enquanto isso, Eli está em uma missão para erradicar todas as outras pessoas superpoderosas que ele encontrar. Armados com um poder terrível de ambos os lados, movidos pela memória da traição e da perda, os arqui-inimigos traçaram um caminho para a vingança.


Minha opinião

Vilão proporciona uma sensação semelhante de leiturade uma história em quadrinhos sobre super-heróis mas não traz a típica história convencional de “o bem vence o mal”, e sim questiona o que é ser um herói e o que é ser um vilão

Um traço que me surpreendeu nesse livro foram as mudanças de tempo entre os capítulos e como a autora costurou todos os acontecimentos de forma que deixasse a leitura ainda mais intrigante e impossível de se interromper. A trama vai e volta entre perspectivas de tempo. Acompanhamos como Eli e Victor se tornam as pessoas que são, a batalha final entre os dois e como eles passaram de amigos a inimigos. 

Primeira página do livro VIlão

Um dos meus aspectos favoritos desta história é como V.E. Schwab cria personagens complexos e convincentes, moralmente cinzentos e questionáveis, que também podem confundir sua ética. O desenvolvimento dos personagens é uma das coisas que a autora faz de melhor, e todas as suas habilidades estão presentes em Vilão. Ela trabalha cada personagem, não importa o quão menor seja, de coração e alma. Victor e Eli não são apenas vilões, são pessoas que fazem escolhas muito específicas. São pessoas complicadas, tóxicas e egoístas, mas também têm os seus propósitos: eles definiram seus próprios cursos porque queriam, porque podiam, porque gostavam. 

Adquirir habilidades extraordinárias dá a eles uma desculpa para serem do jeito que quiserem, mas mesmo antes de seus poderes eles não eram pessoas essencialmente boas. Schwab estende as nuances de cada personagem, quebrando os padões e moldando-os em algo totalmente único. 

“Não existem homens bons nesse jogo.”

Victor Vale é um personagem profundo e interessante. Você vê muito do livro da perspectiva dele e o conhece melhor de todos os personagens apresentados. Eu adorei o fato dele ser falho no começo e apresentar ainda falhas diferentes no final. É possível acompanhar sua jornada nesta história. Eu também adoro que ele questione de que lado está – bom ou mau – mesmo que isso não o impeça de executar seu plano contra Eli. Ele é um personagem de moralidade cinza, feito de uma forma humana. A autora fez um trabalho incrível, mantendo o equilíbrio entre o chocante e o agradável, ao mesmo tempo em que tornou esse personagem admirável do jeito que ele é.

Eli é um personagem complicado e diferentemente de Victor, mais difícil de entender, até porque não temos o seu ponto de vista. Espero encontrar isso no segundo livro. O que mais me provocou aversão a esse personagem foi o fato dele querer exterminar todos os seres ExtraOrdinário (EOs) porque, segundo ele, esses seres vão contra a vontade de Deus. Na história, os jornais o descrevem como um herói, mas não fazem ideia do seu real propósito.

Você é o herói […] Da sua própria história pelo menos.

Eu também gostei bastante do elenco secundário de personagens. Todos eles tiveram seus momentos no livro e conhecemos a história de fundo de como eles chegaram onde chegaram. Nenhum deles parecia plano ou bidimensional.

Serena é outra personagem com a moralidade cinza e um exemplo perfeito de como o poder pode corromper uma pessoa. Sydney é uma personagem cativante, que queremos proteger a todo tempo. Eu realmente estou curiosa para saber como sua história será conduzida no segundo livro.

Eu gostaria de ver mais da história ou do poder de Mitch. Somos apresentados ao seu passado e há alguma discussão sobre o que ele pensa e como ele se sente, mas por quão importante ele era para o enredo geral, eu senti que o arco de seu personagem foi um pouco prejudicado.

Em suma, essa é uma história que foca bastante no desenvolvimento de personagens. Levei um pouco de tempo para superar as mudanças de tempo e entender o enredo, mas assim que o fiz, fiquei totalmente presa na história. Eu amei os personagens, seus poderes e principalmente o fato de que não há personagens cem por cento bons ou maus.

Se você gosta de personagens com moralidade cinza e é fã de histórias com desconstrução de super heróis, como o seriado The Boys, provavelmente vai adorar Vilão!

Considere ler também a resenha de outro livro da autora: Um Tom Mais Escuro de Magia.

VILÃO

Autor: V. E. Schwab

Tradução: Flavia de Lavor

Editora: Record

Ano de publicação: 2021

Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado. Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo – agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra, pois são todas aberrações, afrontas a Deus – exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um. Agora, armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros