Você ligou para o Sam é um livro de estreia do autor Dustin Thao. Publicado pela Editora Alt em 2022.

Sobre o Livro
Sam e Julie pensaram que teriam muito tempo para se amarem quando o ensino médio terminasse, os planos incluíam morar juntos e ir para a faculdade, porém Sam morre em um acidente de carro, deixando Julie devastada e sozinha.
Mas ter que recomeçar e repensar um novo plano para o futuro não está sendo fácil para Julie. Ao andar pela cidade e rever amigos em comum, a única coisa que ela pensa é em Sam. Então na tentativa de se afastar de tudo que traga lembranças, ela joga tudo o que tem de Sam fora, mas só não consegue apagar o número dele.
É num ato de desespero que liga para o Sam e inesperadamente ele atende. O que acontece quando aparentemente a vida está dando uma chance para se despedir?
Minha Opinião
A principal proposta do livro de uma segunda chance após a morte não é algo novo, já vimos em vários filmes e até mesmo dramas asiáticos, já que a cultura é muito adepta da questão. Então, eu fui super empolgada com o que o autor traria de novo dentro da história.
Sam é um personagem que infelizmente só vemos através dos olhos apaixonados da Julie, em todos os momentos revelando-se um mocinho intenso e muito amoroso. Com Julie, isso não é diferente, pois as investidas de Sam dão muito fruto e eles são um casal com muito carisma.
A forma que o autor contou a história de amor dos personagens foi a parte tocante para mim. A escrita dos flashbacks me comoveu muito, pois era uma linda história de amor que o leitor já sabia que não teria nenhum potencial para ser feliz. E em adição, temos todo o processo de luto da Julie.
“Se o fim é tão doloroso assim, não sei se valeu a pena.”
O coração sensível da Julie deixou de ter relevância quando ela se tornou uma pessoa egoísta em seu processo de luto. Inúmeras vezes morri de pena da prima do Sam, a Mika, que é dita como a melhor amiga da Julie. Coitada! É totalmente deixada de lado em seu próprio luto quando poderia ter sido acalentada pela amiga e uma das formas que o autor poderia ter inserido mais da cultura asiática tanto para a Julie como para os leitores.
As ligações entre Julie e Sam é um ótimo recurso de realismo mágico, mas que fica sem muita explicação no final. Foi usado de um jeito muito romântico para que a Julie tivesse a possibilidade de se despedir do namorado. Não senti que teve um grande mistério por detrás das ligações, mas é fácil entender os motivos da Julie nunca querer arriscar perder a acessibilidade que tem ao Sam com as ligações. E é através desse ato sem explicação é onde nossa protagonista encontra conforto na dor, mesmo que para cada pessoa a saudade seja acalmada de formas e tempos diferentes.

“Nunca percebi o quanto do Sam se mantinha por aqui. Agora o cômodo parece tão desocupado. Como se houvesse um vazio no ar.”
A sensação do booktok gringo e nacional chegou com tudo. O autor americano vietnamita conquistou os corações dos fãs com uma leitura sensível e repleta de emoções. Para um primeiro livro, faltou um pouco de aprofundamento na representatividade asiática proposta pelo personagem Sam que era japonês. Fiquei aguardando bastante do processo de luto da família que seria transmitido pelo ponto de vista da Julie que não sabia muito da cultura do namorado, mas o que encontrei foi uma personagem com nenhuma empatia e centrada na sua própria dor.
Porém, creio que o livro vai agradar muitos jovens que estão em suas primeiras experiências literárias. Dustin Thao tem uma escrita leve e muito fluída. A história de Sam e Julie é capaz de aquecer o coração apesar das fases do luto e arrependimento, e levar o leitor a ver a possibilidade de novas conexões, pois a vida continua para quem está vivo. E essa é uma das lições mais bonitas do livro.


VOCÊ LIGOU PARA O SAM
Autor: Dustin Thao
Tradução: Isabela Sampaio
Editora: Editora Alt
Ano de publicação: 2022
Julie, de dezessete anos, tem seu futuro todo planejado: se mudar com o namorado, Sam, da cidade pequena em que mora, ir para uma faculdade em Portland e passar um verão com ele no Japão. Mas Sam morre. Com o coração partido, Julie não vai ao funeral e tenta de tudo para esquecê-lo. Desesperada para ouvi-lo uma última vez, Julie liga para o celular de Sam só para escutar sua voz na caixa postal. E ele atende o telefone. Ouvir a voz de Sam faz com que Julie se apaixone por ele novamente. Manter as ligações com Sam em segredo não é fácil, só que ela sabe que contar a verdade seria arriscar a conexão e perdê-lo para sempre.