Warcraft é um dos livros da autora Christie Golden que conta a história do filme produzido para os cinemas. No Brasil ele saiu pela Galera Record em 2016.

20160626_123321

Sobre o livro:

O mundo dos orcs, Draenor, está morrendo aos poucos. A cada dia fica mais difícil para esses seres sobreviverem em um mundo destruído que não provém sustento nenhum a eles. Com isso, diversos clãs, dentre eles os Gargaveiras, Rocha Negra, Brado Guerreiro e Lobos do Gelo, juntam-se e formam uma Horda, com as promessas do bruxo Gul’dan de irem pra um novo mundo, através de um portal, onde a vida os espera. Esse bruxo, diferente dos demais orcs que possuem a cor marrom, é da cor verde e possui uma escrava, Garona, que não é bem uma orc, mas que também possui a cor verde do seu mestre.

“Não sou orc. Não sou humana. Sou amaldiçoada. Sou Garona.”

Nem todos estão convencidos de que o bruxo está falando a verdade, mas mesmo assim decidem confiar nele. Durotan, chefe do clã dos Lobos de Gelo, vai juntamente com seu amigo Ogrim Martelo da Perdição e da esposa Draka, que está grávida, para esse novo mundo. Ao chegarem lá encontram seres desconhecidos para eles e que os outros chamam de “humanos”. São seres pequenos, mas que demonstram bravura e lutam contra eles para defender a sua terra: Azeroth.

Dentre esses humanos está Lothar um guerreiro que está sempre empenhado em proteger o seu rei e o reino que ele governa. Ele é irmão de Taria que é casada com o rei Llane Wrynn, e que mantém a paz no seu mundo, cuidando para que todos os sete reinos convivam em harmonia e que as raças cooperem entre si para sobreviverem. No momento que esses monstros desconhecidos atravessam um portal e chegam ao seu mundo, a batalha começa e eles precisam aprender a lidar com essas criaturas jamais vistas. Para isso contam com a ajuda do guardião Medivh e de um aprendiz de guardião, que desistiu da preparação, Hadggar.

Durante esse encontro entre dois mundos, com criaturas tão diferentes, uma guerra é iminente, conforme o caos avança e mentiras vão sendo relevadas, eles descobrirão quem é o verdadeiro inimigo e entenderão que uma união pode ser formada, mesmo que eles sejam diferentes e venham de mundos tão distintos. Além disso, durante essa guerra um lindo e inusitado amor pode nascer superando todas as barreiras impostas e segredos jamais imaginados serão revelados e podem ser decisivos para essa batalha. Uma grande aliança pode ser formada para derrotar uma traição de igual proporção.

20160626_122904

Minha opinião:

Palavras não são suficientes para descrever o quanto eu AMEI esse livro. Com certeza está na minha lista de favoritos. Ele possui uma narrativa muito envolvente e é impossível parar de virar as páginas. A cada nova descoberta embarcamos mais fundo nesses mundos e nessa história que é muito rica e cheia de detalhes preciosos para a compreensão de tudo que está ocorrendo. Com isso, uma hora divididos de um lado e na outra pendendo para o outro. Eu sempre achei a história fantástica, pois joguei há alguns anos (2005) e a experiência de ler esse livro foi muito gratificante para mim.

“Independente do que os pergaminhos digam sobre o que era feito no passado, independente do que os rituais estipulem, independente das regras, leis ou tradições que possam existir, há uma lei, uma tradição, que não deve ser violada. A de que um chefe deve fazer tudo que seja realmente melhor para o clã.”

20160626_123349

A história é maravilhosa e segue um ritmo intenso, com uma riqueza de detalhes que enche os olhos. A forma como tudo flui é fantástica, os segredos escondidos nesse livro são de deixar qualquer um de queixo caído, confesso que fui pega de surpresa em alguns momentos e precisei de um minuto pra tomar um ar e me recuperar. A viagem por esses mundos é espetacular, observar como a vida deles é levada lá, o quanto eles estão decididos a manterem vivos e unidos os que estão do seu lado e o quanto eles desejam a paz que está sendo ameaçada por uma mente gananciosa e que vive de uma magia antiga e que pode ser muito perigosa.

A capa do livro é de um dos pôsteres que saiu do filme, com dois seres diferentes lado a lado, cada um representado pela sua cor, mas ambos com o mesmo desejo de proteger suas raças e viver em paz, seres diferentes, mas unidos pelo mesmo propósito. Os capítulos, assim como do Warcraft – Durotan, variam de tamanho, e ajudam na leitura também, sendo que esse eu li muito mais rápido porque a história consegue ser ainda mais envolvente. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas várias pessoas confirmaram que está bem fiel ao livro. E que para o verdadeiros fãs da história é um prato cheio.

Um ponto muito relevante para a história é o contraste existente entre os clãs de orcs. Enquanto uns são mais agressivos e acreditam que só a guerra é a resposta, o clã dos Lobos do Gelo prefere resolver tudo sem brigas, pois são mais juntos e muito reservados, o seu líder Durotan é o maior exemplo disso. Quando a guerra tem início ele é um dos que se mantém contra e luta para que o certo seja feito. Ele é um líder nato que passa segurança para os outros e que conduz da melhor forma possível as situações mais adversas. Dessa forma, torna-se possível a sua união com os humanos, especialmente Lothar que compartilha desses mesmos pensamentos. Ou seja, apesar da diferença de raças, os dois possuem um senso de justiça muito aguçado e são bons por natureza.

Sou muito fã desse tipo de história e como já conhecia um pouco da trama, da época que eu jogava, ler tudo com ainda mais detalhes foi incrível. O livro nos conduz e quando percebemos estamos completamente entregues a ele. Cada segredo revelado se encaixa com perfeição na história e quando percebemos estamos cada vez mais envolvidos com tudo isso. Vale muito a leitura para todos que apreciam uma história que envolve mundos diferentes e seres únicos, assim como toda uma trama de traições e luta. Recomendo!

WARCRAFT

Autor: Christie Golden

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2016

Há muito Azeroth está em paz. Após expulsar os trolls, com a ajuda de Medivh, Guardião do reino, humanos vivem em paz com os vizinhos elfos e anões. Mas um novo mal desponta no horizonte, e a guerra ameaça engolfar mais uma vez os domínios do justo rei Llane.
Uma raça temerária de invasores, os guerreiros orcs, insuflados pelo feiticeiro Guldan e liderados pelo monstruoso Mão Negra, fogem de seu mundo agonizante em busca de caça e oportunidades. Com a ajuda da vileza, a mais cruel das magias, Guldan criou um portal capaz de transportar sua Horda até Azeroth.
A maré verde, de orcs dominados por esse mal, toma de assalto as terras humanas. Morte e destruição ameaçam destruir a tudo e a todos. Então, de lados opostos, dois heróis surgem, em uma rota de colisão que decidirá o destino de sua família, seu povo e seu lar.
Durotan, o líder honrado do clã Lobo do Gelo, quer apenas uma chance para seu filho recém-nascido. Lothar, o Leão de Azeroth, busca redenção. E assim começa uma espetacular saga sobre poder e sacrifício, na qual a guerra tem muitas facetas e todos lutam por algo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros