Derivado do filme com de mesmo nome, What We Do In the Shadows é uma série de comédia e fantasia em formato de mocumentário finalizada em sua sexta temporada em 2024. O elenco conta com Natasia Demetriou, Matt Berry, Kayvan Novak, Harvey Guillen e Mark Prokch. Está disponível no Brasil pela Disney+.

Em Staten Island, Nova York, uma equipe de filmagem acompanha a vida pós morte de quatro vampiros: Nandor (Kayvan Novak), um antigo general, o casal Nadja (Natasia Demetriou) e Lazlo (Matt Berry), e Colin Robinson (Mark Prokch).

Após anos no “Novo Mundo”, essas criaturas poderosas desistiram dos planos de dominação e vivem uma existência confusa com as novas tecnologias. Para consertar seus problemas no mundo moderno, dependem de seu familiar, Guillermo (Harvey Guillen), que há 15 anos jurou lealdade a Nandor e aguarda ansiosamente ser transformado em um deles.


What we do in the Shadows é uma das series mais divertidas e únicas que tivemos nos últimos anos.

Temos muitos exemplos de séries no formato de mocumentário – em que os personagens têm ciência de que estão sendo gravados, fazendo até mesmo entrevistas individuais – mas o elemento sobrenatural traz um ar de novidade e humor inovador.

O absurdo pode não ser para qualquer um, é necessário aceitar inconsistências, efeitos bizarros e toda a magia que cerca as criaturas para se divertir. É intencionalmente ridículo, o tipo de coisa que não deveria ser tão bom quanto é, mas em um piscar de olhos, você já maratonou toda uma temporada, completamente investido nas personalidades peculiares dos protagonistas.

Bonecas possuídas, gênios e amantes reencarnados não seriam tão divertidos caso seus personagens não fossem tão marcantes, é claro. Nandor, cuja expectativa é ser um general intimidador, é terrivelmente bobo em suas fantasias. Sua relação com seu familiar, Guillermo é ao mesmo tempo adorável e frustrante, deixando os fãs desejando vê-los juntos por anos.

O contraste do mundo real e as criaturas completamente desconectadas dos modos normais é o que faz a história brilhar, por essa razão Guillermo é o personagem perfeito para nos guiar pela narrativa. O humano começa como um servo fiel seguindo as ordens de seu mestre, sempre esperançoso em se tornar um vampiro. Com o avanço dos episódios, novas camadas desse personagem são reveladas e suas motivações se tornam mais complexas, aumentando a escala dos conflitos.

Lazlo é multifacetado de forma difícil de explicar sem spoilers, é um homem de negócios, um morcego, um ator, um cientista, um… Pai? Definitivamente é o tipo de pessoa que consegue – ou ao menos acha que consegue – fazer muitas coisas. Sua maior constância são as insinuações sexuais e sua arrogância. Sua esposa, Nadja é sua companhia perfeita: energética, consideravelmente razoável e com passado tão estranhamente complexo quanto.

Colin Robinson é tedioso e irritante, e é talvez a maior prova da genialidade cômica da série e como conseguem aproveitar bem os elementos sobrenaturais. É um vampiro que se alimenta de energia humana, ou seja, é naturalmente chato, uma cópia perfeita de qualquer pessoa inconveniente que você pode ter a infelicidade de esbarrar em sua vida.

A relação entre esses cinco personagens carrega qualquer que seja o conflito base da temporada, o mais interessante sempre é descobrir quais as situações ridículas que vão causar ou enfrentar.

Mesmo depois de seis temporadas consegue se manter interessante e divertida. Ainda há piadas recorrentes, como o chapéu amaldiçoado de Lazlo e o vizinho humano Sean, que é constantemente hipnotizado, mas como uma boa “sitcom”, mantém seu status. Há conflitos que vão, sim, deixar o espectador nervoso, mas que não alteram as dinâmicas de forma irreconhecível, preservando os personagens e o humor.

What we do in the Shadows é uma série que agrada o fã do sobrenatural e de comédia, mas principalmente aos que sabem apreciar uma produção camp e rir do ridículo. Tem uma comunidade grande de fãs, o que garante muito conteúdo extra para não sentir muita saudade depois do final. Com episódios de em média 30 min, é uma dose de alegria boa e rápida.

WHAT WE DO IN THE SHADOWS

Elenco: Natasia Demetriou, Matt Berry, Kayvan Novak, Harvey Guillen, Mark Prokch

Ano de lançamento: 2019/2024

Guillermo é responsável por evitar que os quatro vampiros de quem cuida mantenham sua existência em segredo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros