Escrito pela autora indiana Deepti Kapoor, este lançamento do ano de 2023 tem sua edição pela editora Intrínseca.

Sobre o Livro

Após um carro matar brutalmente cinco pessoas, a vida de Ajay muda completamente. Nascido na extrema pobreza, Ajay teve que aprender a sobreviver ou ao menos buscar formas de sobreviver enquanto que o mundo o mantinha subjugado.

Até que então Ajay conheceu os Wadia e seu chefe, Sunny, lhe trouxe para um novo mundo. Este novo mundo não é repleto de sonhos sendo concretizados ou aonde os meios trazem felicidade. Ao contrário. Ele conhece o mundo do crime, dos interesses pessoais, da máfia e ilegalidade. Ele tem contato com a imoralidade.

“[…] Como sobreviver àquilo? Navegar por aquele mar traiçoeiro de corpos e objetos? O dinheiro em seu bolso não parece suficiente. A terrível corrosão no estômago não passa.”

Ajay não é a única vítima de todo esse envolvimento com os Wadia: Neda, uma jornalista, também se envolve neste univero e todos são afetados pelas circunstâncias que uma vida na era da imoralidade poderá proporcionar.

Minha Opinião

Iniciei esta leitura com uma grande expectativa. Primeiro que este livro prometia o que haveria de melhor em um suspense policial: mistério, drama, envolvimento familiar e crime. Isso somou-se ao fato da autora utilizar um contexto totalmente diferente daquilo que o mercado literário no Brasil está acostumado. Esta história se passa na Índia, um país tão desigual quanto o Brasil, o que nos trás uma certa proximidade.

Apesar do livro ser grande, tendo as suas mais de 500 páginas, pensei que não seria um problema até por que vi que a autora tinha uma forma dinâmica de narrar. Hora era uma narrativa corrida, hora algo mais centralizado. Mesmo com todas as qualidades que este livro poderia ter, foi uma leitura que me deixou decepcionado.

“Déli voltava.
Homens de bicicleta, ruas esburacadas, néons.
Barulho.”

O elemento principal não foi entregue de uma forma fluída. O suspense policial que a sinopse prometeu não cativou. Este livro se tornou mais uma história sobre pessoas que levam uma vida difícil e se envolvem com o mundo do crime. Eu particularmente não sou uma pessoa que goste tanto de acompanhar este tipo de história apesar de ter gostado de algumas como O Caçador de Pipas, por exemplo. Mas eu esperava o suspense, aquilo que foi provocado desde o início. Na verdade, o que obtive foi a trajetória de três personagens: Ajay, Sunny e Neda.

Não digo que este livro possui uma história fraca. Muito pelo contrário. A forma como a autora narra e como ela constrói a narrativa justifica a robustez da história. Mas não foi uma leitura em que pude me sentir conectado. Talvez por que minha expectativa era uma e o que li foi outra coisa.

Por outro lado, esta história é um prato cheio para aqueles que se emocionam ao ler. Poder acompanhar a evolução de Ajay, o ar curioso de Neda e os envolvimentos de Sunny são até interessantes quando você está completamente conectado com tudo.

Me permiti ler esse livro para ter a experiência de sair da caixinha norte-americana de ficção. Como as vezes os fatos e cenários se repetem, abrir as portas para um universo oriental é uma boa alternativa para explorar novas fronteiras. Pena que este não me agradou. Mas quem sabe o próximo?

​A ERA IMORAL

Autor: Deepti Kapoor

Tradução: Marcello Lino

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2023

Elogiado romance épico sobre dinheiro, poder, prazer, vingança e tragédias é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Nova Déli, três da manhã. Uma Mercedes em alta velocidade sobe a calçada e, num piscar de olhos, cinco pessoas estão mortas. O carro pertence a um homem rico, mas, quando a poeira baixa, quem é visto ao volante não é ele, e sim um jovem funcionário em estado de choque, incapaz de explicar a série de eventos que culminou no crime que acaba de acontecer ― ou de prever a trama sombria que está prestes a se desenrolar. À sombra de luxuosas propriedades, entre festas extravagantes, transações comerciais predatórias e uma influência política calculada com frieza, três vidas se entrelaçam perigosamente na esteira do trágico evento. A do suposto autor do crime, Ajay, diligente funcionário nascido na extrema pobreza que alça seu posto como “homem dos Wadia”; a de seu patrão, Sunny Wadia, jovem herdeiro e playboy que, embora careça da fibra implacável do pai, ainda assim deseja provar seu valor e destroná-lo; e, por último, a de Neda, uma curiosa jornalista que se vê presa entre o tédio das restritas ambições da classe média, uma paixão e a possibilidade de corromper os valores morais que sempre conheceu. Alternando com maestria o tempo e as perspectivas da narrativa e veloz como um filme de ação, A era imoral é um épico que extrapola a Índia contemporânea ao desenvolver uma trama cujo motor são três dos mais básicos elementos de desejo no mundo moderno: riqueza, prazer e poder. Quem opera o centro de controle dessa máquina e seus tentáculos de influência é a família Wadia ― amada por uns, odiada por outros, temida por todos ―, ao redor da qual uma série de desgraças sucederá. Em meio a tudo isso, poderá a intrincada conexão entre Ajay, Sunny e Neda forjar uma rota de fuga? Ou será justamente o que apertará o gatilho de uma destruição irremediável?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros