O Desafio dos Semideuses é um livro de fantasia jovem adulta que faz parte da duologia “Portadores do Sol”. Escrito por Aiden Thomas, o livro foi lançado no Brasil em 2023 pela Galera Record.

O desafio dos semideuses

Sobre o Livro

Inspirado na cultura Mexicana, o livro conta a história de dez semideuses que competem em uma série de desafios. O objetivo é escolher o semideus mais poderoso e honrado para carregar a luz e a vida para todos os templos do Reino de Sol. O perdedor tem a maior honra de todas – será sacrificado para Sol, seu corpo usado para alimentar as Pedras do Sol que protegerão o povo do Reino pelos próximos dez anos.

“Toda noite as deidades traidoras tentam escapar, mas as Pedras Solares as mantêm afastadas até que Sol nasça de manhã. Enquanto o sol brilhar e as pedras permanecerem acesas, os deuses traidores não podem retornar.”

A história é contada do ponto de vista de Teo, semideus Jade, de 17 anos e filho de Quetzal, deusa dos pássaros. Ele não está nem um pouco preocupado com a seleção devido às suas poucas chances, uma vez que os Ouro são treinados a vida toda para participar do torneio. Sua amiga, Niya é uma das grandes apostas pelas suas habilidades. Mas parece que dessa vez, Sol irá surpreender a todos …


Minha opinião

No início achei essa leitura um pouco lenta, os primeiros capítulos são sobre a introdução dos personagens e do mundo, mas assim que a seleção começa o ritmo melhorou bastante.

O diferencial do livro está na maneira como ele combina elementos de fantasia e mitologia com uma história emocionante e bem escrita. Além da caracterização habilidosa, o livro aborda uma série de temas importantes, desde questões de identidade e pertencimento até a natureza do poder e da coragem. A inclusão e a representatividade são tratadas de maneira natural e reconfortante, adicionando uma camada extra de profundidade à narrativa. A maneira como Thomas entrelaça esses temas na narrativa principal é habilidosa e envolvente, levantando questões significativas que ressoam mesmo após o término da leitura.

Os personagens também foram bem marcantes para mim. Teo é um protagonista cativante, lutando não apenas contra os desafios físicos do torneio, mas também contra suas próprias inseguranças e dilemas de identidade. Sua jornada de autodescoberta é comovente e inspiradora, refletindo temas importantes de autoaceitação. Ao seu lado, Niya se destaca como uma lutadora poderosa e leal, oferecendo apoio inabalável a Teo em sua busca pela sobrevivência.

“Quase na mesma época em que Teo percebeu que era um garoto, as asas começaram a trocar de plumagem. Com a ajuda de alguns sacerdotes, Teo confeccionou binders para conseguir manter as asas escondidas, apertadas contra as costas com a ajuda de faixas cruzadas de elastano preto. Quanto mais o garoto tentava contê-las, mais elas pareciam revidar. A verdade era que doía. Era como ter um segundo par de braços algemados nas costas.”

O desafio dos semideuses - capítulo 1

Em termos de edição, o livro está impecável! A capa é visualmente deslumbrante, capturando perfeitamente a essência da história, enquanto a diagramação interna é confortável e fácil de ler. Sem falar nos cards personalizados dos personagens que são a coisa mais linda!

Além disso, a trama, repleta de ação e reviravoltas, me manteve atenta, enquanto tentava desvendar os mistérios por trás dos testes e das ameaças que os personagens enfrentavam. O clímax foi particularmente emocionante, com uma revelação surpreendente que me deixou ansiosa pela continuação.

“Você busca justiça de modo persistente, impulsivo e barulhento — interrompeu Huemac —, e isso deixa as pessoas desconfortáveis, mas não o torna uma pessoa ruim. Pelo contrário, torna você uma pessoa muito boa. Muito melhor do que os outros que permanecem em silêncio porque têm medo de levantar a voz.”

Recomendo O Desafio dos Semideuses para todos aqueles que gostam de fantasias voltadas para o público jovem adulto e que procuram uma história envolvente, com personagens cativantes e uma trama cheia de reviravoltas.

Se você já é fã de Percy Jackson ou Jogos Vorazes e procura uma história que te faça lembrar esses livros, não deixe de conferir O Desafio dos Semideuses. O segundo livro da duologia, Celestial Monsters, tem previsão de lançamento (em inglês) para setembro de 2024.

O DESAFIO DOS SEMIDEUSES

Autor: Aiden Thomas

Tradução: Vic Vieira Ramires

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2023

Dividido entre Ouros e Jades, o Reino de Sol vive em paz desde que elu deu sua vida para confinar os terríveis deuses Obsidianos em prisões celestiais. Mas seu sacrifício não foi suficiente para mantê-los eternamente afastados, então, a cada década, um novo sacrifício deve ser feito. O Desafio dos Semideuses reúne os dez melhores semideuses para uma competição brutal na qual o vencedor leva luz e vida aos templos de todo o reino, mas é o perdedor que recebe a maior de todas as honras: ser sacrificado em nome de Sol e, com isso, proteger o mundo por mais dez anos. Filho trans da deusa dos pássaros, Teo tem dezessete anos e não está preocupado com o Desafio, a não ser por sua melhor amiga. Niya é uma semideusa Ouro que, como todos eles, tem grandes chances de ser escolhida para competir por ser mais habilidosa e mais bem treinada. Mas dessa vez Sol surpreende ao selecionar dois Jades… e Teo é um deles. Como um Jade, Teo não tem nem as habilidades, nem o treinamento dos Ouros, então precisará descobrir como sobreviver às provações mortais do Desafio — mesmo que isso implique em aceitar partes de si mesmo que precisou reprimir.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros