Atenção!

Morte, possessão, hospitais psiquiátricos.

Gonjiam: Manicômio Assombrado é um filme de terror sul coreano lançado em 2018. Está disponível no Brasil pelo GloboPlay.

O hospital psiquiátrico de Gonjiam é famoso pelas histórias horripilantes que o envolvem. Abandonado após o assassinato de todos seus pacientes, o local atrai pessoas de todo o mundo que querem investigar seus corredores e salas assombradas, aumentando os relatos dos espíritos que lá habitam.

Uma equipe de produtores de conteúdo de terror decide fazer uma transmissão ao vivo explorando o hospital, juntando um grupo de jovens entusiastas por lugares assombrados para alavancar a popularidade do canal.

Por muitos anos ouvi Gonjiam sendo mencionada como “o filme mais assustador”, até que em 2022 esbarrei em um vídeo mostrando o lugar real e a curiosidade venceu o medo e apertei play. Para os medrosos, vale adiantar: o terror vem da tensão, sustos e visões estranhas, não há derramamento de sangue ou mortes lentas na tela.

Um problema de filmes de terror como este, em que personagens fazem a escolha de entrar onde não devem e provocar seres sobrenaturais, é que é difícil sustentar essa escolha, mantê-los nesse lugar, uma vez que as coisas começam a dar errado. Gonjiam consegue manter um fluxo lógico de acontecimentos e explicações decentes para as ações dos personagens por grande parte da história, usando da diferença de conhecimento entre a equipe de produção e os convidados para construir a expectativa para as coisas horríveis que devem acontecer.

Os personagens não têm personalidades marcantes, há dois ou três com alguma característica mais óbvia, mas só para tomarem decisões convenientes para a história, não unirem suas individualidades elaborarem planos para escapar. É um filme simples para o espectador levar sustos e assistir o grupo ser assombrado. Nem mesmo consegui torcer muito por eles porque, parando para pensar, os espíritos já sofreram tanto em vida que não merecem um bando de jovens querendo ficar famosos as custas de sua tragédia. Algumas pessoas talvez mereçam ser assombradas.

Considerando que o filme é baseado em um hospital psiquiátrico real na Coreia do Sul, era de se esperar que o cenário tivesse mais protagonismo. Na realidade, o lugar é assustador porque qualquer lugar escuro e abandonado é assustador; adicionando uma história de anos de abuso e assassinato, fotos antigas e brinquedos peculiares, a ambientação se torna extremamente caricata. O elemento do found footage faz sentido, mas é longe de ter um grande diferencial; com exceção de uma cena – a mais famosa – é esquecível.

Vários momentos assustadores são previsíveis, mas ainda há momentos bons de tensão, principalmente quando a falsa sensação de segurança começa a ruir e os elementos sobrenaturais se tornam mais presentes.

Depois de dois terços sustentado por sustos, a parte final do filme é uma recompensa frenética, aterrorizante e divertida, do tipo que quase te faz se arrepender por um pedir um pouco mais de terror.

Gonjiam é um bom filme para assistir com os amigos, aquele tipo que dá para reclamar e rir de alguns sustos. Entretém e dá arrepios ao lembrar no escuro da noite, mas há histórias mais interessantes, com personagens melhor desenvolvidos e conflitos melhor explorados.

GONJIAM MANICÔMIO ASSOMBRADO

Diretor: Jung Bum-shik

Elenco: Wi Ha-joon, Park Ji-hyun, Yoo Je-yoon, Oh Ah-yeon, Park Sung-hoon

Ano de lançamento: 2018

Um grupo de jovens produtores de conteúdo de terror invade o hospital psiquiátrico Gonjiam e começam a ser assombrados por seus espíritos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros