Atenção!

Gravidez, suicídio, violência sexual implícita, infanticídio, sangue, parto, efeitos colaterais da gravidez, horror corporal.

Imaculada é um filme de terror religioso lançado em 2024. Tem como nomes mais populares no elenco Sydney Sweeney (Euphoria, Todos Menos Você) e Álvaro Morte (La Casa de Papel). Está disponível para compra no Youtube, Apple TV e Prime Video.

A jovem Cecília (Sydney Sweeney) recebe a oportunidade de se mudar para um renomado convento na Itália. O trabalho demandante de cuidar das Irmãs idosas e se encaixar com outras freiras que mal falam sua língua materna é apenas o começo de seus problemas.

Quando descobre que está grávida, os estranhos comportamentos no convento ficam cada vez mais claros e o que era para ser um milagre começa a parecer cada vez mais como uma maldição.

Escalar a Sydney Sweeney como uma freira é um grande contraste com a imagem que a atriz geralmente está associada; isso junto à falsa expectativa criada pelo trailer que imita outros do mesmo nicho saturado, é compreensível a grande quantidade de notas baixas para o filme.

Imaculada leva o terror religioso por uma linha não tão óbvia aos expectadores acostumados com o gênero explorando visuais chocantes de demônios.

Não quer dizer que falte sustos, cenas grotescas ou momentos de tensão – ainda que muitos desses não tenham função na trama se não manter a audiência no suspense – mas o foco principal do terror pode não ser efetivo para uma grande quantidade de pessoas, que esperam elementos mais grandiosos como assombrações a espreita e monstros de cara feia.

O filme é mais eficaz para aqueles sensíveis ao tópico da gravidez e especialmente à horror corporal.

Acompanhar o “milagre” de Cecília (Sydney Sweeney) é pavoroso. Há a tensão de estar em um lugar estranho, com pessoas que não falam sua língua materna, com todas as dúvidas que alguém teria sobre como isso aconteceu, os conflitos ideológicos, e ainda precisar superar as mudanças naturais que seu próprio corpo provoca. Pensar que é completamente natural e possível ter dentes e unhas caindo, além do mal-estar constante, durante a gravidez pode ser desesperador para muitas pessoas.

O filme se apoia em uma religião na qual as histórias e visuais já foram muito explorados, ainda assim, a ambientação do convento é intrigante e o que explica o que está acontecendo tinha o potencial para ser impactante.

Infelizmente, a narrativa se apressou em pontos chave, quando poderíamos desenvolver e aprofundar certos elementos de forma que as pontas se conectassem melhor e com mais coerência.

Mesmo com conceito interessante e uma boa base de explicações para seus acontecimentos, Imaculada é tímida em dar dicas e em explorar as referências que está fazendo.

Imaculada é um filme imersivo que usa de elementos mais naturais para construir o terror da protagonista. Para os que sentiram falta de algo em Imaculada, outro lançamento de 2024 pode preencher as lacunas:  A Primeira Profecia – é importante ressaltar, no entanto, que esse filme é bem mais gráfico e é prequel da franquia “A Profecia” (1976).

IMACULADA

Elenco: Sydney Sweeney, Benedetta Porcaroli, Alvaro Morte, Simona Tabasco, Dora Romano

Ano de lançamento: 2024

Quando a Irmã Cecilia, uma mulher devota, recebe uma nova oportunidade em um convento no interior da Itália, percebe que seu novo lar possui segredos sombrios. Ao ser inesperadamente a razão de um milagre, Cecilia aos poucos descobre que a dádiva que recebeu pode ser, na verdade, uma maldição.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros