A Empregada é um thriller psicológico, escrito por Freida M Fadden e publicado no Brasil em 2023 pela editora Arqueiro.

Sobre o Livro

O prólogo de A Empregada foi sem dúvida um dos mais instigantes que já li, sendo desses que já te prendem desde o início e que te motivam a continuar a hstória. Ele começa assim:

“Se eu sair dessa casa, será algemada. Devia ter fugido quando tive chance, mas perdi a oportunidade. Agora que os policiais estão dentro de casa e descobriram o que há lá em cima não dá mais para voltar atrás. “

A partir daí acompanhamos a história por trás desse incidente sob a perspectiva de Millie Calloway, uma jovem que está numa entrevista de emprego para trabalhar como empregada doméstica de Nina Winchester, uma mulher rica de meia-idade. Millie tem antecedentes criminais e vê na oportunidade de trabalhar na mansão dos Winchester uma chance de recomeçar sua vida e esquecer seus problemas do passado.

Apesar de sua ficha criminal, ela consegue o emprego e se muda para a mansão, mas o que parecia um novo recomeço acaba se transformando em um pesadelo. Ela recebe um quartinho no sótão, completamente claustrofóbico e diferente dos demais quartos da casa. Para piorar, ele só tranca por fora e tem uma janela que não abre.

Imprevisível e tensa, Nina oscila entre ser calorosa e amigável com Millie, dando-lhe roupas que não lhe servem mais e acusando Millie de coisas que ela não fez, provocando bagunças na casa e gritando com Millie para limpá-los. Além disso, ela tem que lidar com a filha de Nina, uma criança malcriada e mimada. O único membro tolerável da família é Andrew, o marido, que é gentil e aprecia tudo o que Millie faz. Um dia, o jardineiro Enzo, que é italiano e não sabe falar inglês, tenta a avisá-la sobre o risco que corre naquela casa, mas não dá mais detalhes. Com o tempo, Millie descobre que os Winchester têm segredos muito mais perigosos do que os seus.


Minha opinião

Uma pergunta que surge quando um livro é muito recomendado é “será que vale mesmo todo esse hype?” e depois de ver inúmeras pessoas comentando sobre A Empregada, eu quis conferir. A resposta que eu tenho para vocês é: depende do que você procura! Ele é de fato um livro que te prende e que te faz querer muito saber o que vai acontecer com os personagens. Você sente uma necessidade de explicações do porquê os mesmos se comportam daquela forma e quais os segredos eles escondem. É uma leitura fluida e instigante, com reviravoltas que mudam completamente a perspectiva da história, mas têm lá os seus problemas.

O livro aborda temas como mentira, traição, vingança, obsessão e loucura. A autora explora as motivações e as consequências das ações dos personagens, mostrando como eles são capazes de tudo para conseguir o que querem ou para se protegerem. O livro também faz uma reflexão sobre o que é felicidade, amor e família, e como esses conceitos podem ser distorcidos ou destruídos pelas circunstâncias.

“Sou uma ex presidiária. Você comete um erro na vida e ninguém nunca mais confia em você”.

A autora constrói personagens complexos e ambíguos, que nos fazem questionar quem é o verdadeiro vilão da história. Millie é uma protagonista que desperta empatia e curiosidade, pois ela parece estar tentando se encaixar novamente na sociedade depois de passar um tempo na prisão por um crime que até então não sabemos qual é. Nina é uma antagonista que provoca ao mesmo tempo, raiva e pena, pois ela é manipuladora e cruel, mas também sofre de uma doença mental que a torna instável e paranoica. Andrew é um marido infeliz e um pai dedicado, que parece encantar Millie.

A ambientação do livro é um dos seus pontos fortes, pois a autora descreve com detalhes a mansão dos Winchester, que se torna um cenário claustrofóbico e assustador para Millie. A autora também cria um contraste entre a vida luxuosa e superficial dos Winchester e a vida simples e humilde de Millie, mostrando as diferenças sociais e entre eles.

A empregada

Até aí tudo bem, mas agora chegou o momento de falar sobre o que eu não gostei na trama. Primeiramente, os personagens não são nada críveis, temos a oportunidade de acompanhar a história em primeira pessoa, sendo inicialmente com Millie e depois com Nina. Ao mesmo tempo que elas desenvolvem planos bem estruturados, o fluxo de pensamento delas muitas vezes parece ser completamente cego e me fez questionar se seria possível mesmo ter esses pensamentos em determinadas situações. Além disso, em alguns momentos a escrita me pareceu um tanto forçada e eu senti uma menor veracidade na história. Apesar de ser uma obra de ficção, eu gosto de acreditar naquilo que estou lendo, mas com esse livro acabei dando risada simplesmente por não acreditar.

Apesar das ressalvas e de achar que A Empregada não vale esse hype todo, ele me entreteve e achei um bom livro para aqueles dias que você procura uma leitura rápida e que não irá te exigir muito. O final, ainda que tenha funcionado bem para mim, deixa algumas questões em aberto. A sequência de A Empregada, O Segredo da Empregada, já está disponível, mas eu sinceramente não vi necessidade de continuação.

Recomendo este livro para quem gosta de thrillers psicológicos com muita tensão, suspense e mistério. Se você está à procura de histórias como A Garota no Trem, A Mulher Entre Nós ou A Mulher na Janela, provavelmente vai gostar de A Empregada.

A EMPREGADA

Autor: Freida M Fadden

Tradução: Roberta Clapp

Editora: Arqueiro

Ano de publicação: 2023

Todos os dias, Millie limpa a casa de Nina e Andrew Winchester de cima a baixo. Pega a filha deles na escola. Prepara refeições deliciosas para a família toda antes de poder se recolher e enfim comer o próprio jantar, sozinha em seu quarto minúsculo e claustrofóbico no sótão. Quando Nina passa a sujar todos os cômodos de propósito só para assisti-la limpar, Millie tenta não perder a cabeça. Quando ela conta mentiras perturbadoras sobre a própria filha e tortura psicologicamente o marido, que parece mais e mais fragilizado, Millie tenta ignorar. Afinal, com seu passado problemático, ela tem mais é que agradecer por ter conseguido esse emprego. No entanto, ao olhar bem dentro dos lindos e doces olhos de Andrew e ver o sofrimento contido neles, Millie não consegue deixar de imaginar como seria ter a vida de Nina. O closet cheio de roupas, o carro elegante, o marido perfeito. Logo os Winchesters vão descobrir que não fazem a menor ideia de quem Millie é de verdade. Nem do que ela é capaz de fazer…

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros