Do mesmo diretor de A Maldição da Mansão Bly, Mike Flanagan retorna com uma nova produção que mescla o sobrenatural e o suspense, trazendo o lado oculto do ser humano à tona.

Baseado no conto de Edgar Allan Poe, esta minissérie de 8 episódios conta a história de uma família rica, porém dividida entre interesses pessoais, personalidades diferentes e um desentendimento que leva a algo ainda pior.

A riqueza da família Usher se formou com a construção de seu império farmaceutico. Os parentes participam das tomadas de decisão em conjunto, dando rumo ao que mantêm a estrutura elitizada da família. Porém, as desavenças na família se mesclam com um mistério que atinge a todos eles: pouco a pouco um membro da família morre misteriosamente. Acidente ou assassinato?

É a partir deste mistério que os oito episódios ganham forma, construíndo um cenário típico das produções de Flanagan. Aqui temos uma história se estruturando de uma forma que se assemelha muito a A Maldição da Mansão Bly, o que demonstra manter a qualidade do suspense, sendo bem construído e envolvente.

Apesar da qualidade que não se pode negar, há alguns aspectos negativos que vá estar presente para um certo grupo de expectadores. Para quem nunca assistiu a uma destas séries, poderá sentir que as coisas parecem acontecer lentamente. E de fato podem acontecer, dependendo de como você esteja envolvido na história. Isto por que o diretor enfatiza a sua ambientação nos cenários, explorando cada detalhe e momento para construir um suspense para além daquilo que se é popularmente conhecido. Só assistindo a estes episódios que poderá compreender o por quê a exploração das cenas é bem valorizada nas obras de Flanagan.

Infelizmente não pude ter a oportunidade ainda de ler o conto de Edgar Allan Poe que inspirou esta série. Porém, consigo perceber que não é uma produção que segue fidedignamente a história em que se baseou, mas que trouxe elementos dignos que um leitor de Poe como eu poderia reconhecer, ainda que a marca do diretor esteja presente.

Outro ponto interessante é pelo fato da produção ser composta por atores que já estiveram presentes em A Maldição da Mansão Bly, havendo uma “reciclagem” até que interessante. A atuação de muitos favoreceram a construção de uma excelente série que envolve ainda um suspense onde promete um final bem chocante e conclusivo.

Vale muito a pena ter ao menos um primeiro contato com as produções dirigidas por Flanagan, mesmo que as vezes os episódios podem parecer vagarosos e seu suspense construído em doses homeopáticas. Mas é isto que enriquece a série e traz a sua marca e qualidade.

A QUEDA DA CASA USHER

Diretor: Mike Flanagan

Elenco: Carla Gugino, Bruce Greenwood, Mary McDonnell

Ano de lançamento: 2023

Nesta série criada por Mike Flanagan (A Maldição da Residência Hill) e baseada na obra de Edgar Allan Poe, os implacáveis irmãos Roderick e Madeline Usher transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma mulher misteriosa de sua juventude.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros