Artistas dos Ossos é um lançamento de 2016 da editora V&R. Ele é um episódio complementar da série Asylum de Madeleine Roux, que já teve os dois primeiros livros publicados: Asylum e Sanctum, além do também complementar, Scarlets.

Sobre o livro

20160410_215215

Oliver é um garoto de dezessete anos que está economizando para poder ir para a faculdade, bem longe de sua cidade, e se afastar dos negócios do pai nos quais ele é obrigado a trabalhar. Para ajudar nessa missão, ele acaba aceitando fazer um free lancer com uma organização que pede que ele e seu amigo Micah roubem túmulos dos mortos. Como a grama é boa, eles topam.

Porém, quando o verdadeiro pedido é feito e envolve usurpar os ossos de pessoas falecidas, Oliver sente que essa história está muito mal contada e que eles podem estar em perigo, não só por estarem cometendo um crime, mas por não saberem exatamente com quem estão lidando.

“Era impossível ignorar a ideia de que havia ossos enterrados no chão sob seus pés, com crânios sem olhos espreitando-o pouco abaixo da superfície, dedos cruzados sobre as costelas dos esqueletos, mãos estendidas pra cima…”

E é por causa disso que ele vai tentar quebrar esse contrato e romper essa ligação, porém não será tão fácil assim, e essa decisão pode colocar outras pessoas em risco, além de mostrar a verdadeira face dos Artistas dos Ossos.

Minha opinião

Como eu ainda não comecei a ler a série Asylum é bem complicado explicitar aqui qual é exatamente a importância desse livro para a história. Pelo que posso apostar é que os Artistas de Ossos são possíveis personagens da trama principal, e podemos conhecer um pouco mais de suas intenções nesse livro, bem como a forma como eles conseguem sua matéria prima e quem são seus fornecedores.

20160410_215039

20160410_215108

Ambientado de forma a criar um suspense através da trama e do que os dois amigos estão fazendo para ganhar o extra, vamos aos poucos descobrindo do que se trata esse episódio e de como os personagens se comportam frente ao fato de estarem roubando túmulos. Oliver, apesar de aparentar ser o que mais precisa, também é o que tem mais consciência, criando um conflito de interesses em sua cabeça, com o qual ele precisa lutar. Já Micah é bem mais desencanado e faz o que precisa ser feito sem pestanejar. Para ele é só um trabalho, envolvendo gente morta ou não.

A história transita por três estilos bem distintos: o primeiro é uma linguagem bem juvenil, com conflitos que envolvem romance e relação entre irmãos, o que eu sinceramente achei bem desnecessário olhando por fora; o segundo é a tentativa de uma ambientação aterrorizante, que não cumpre bem o papel, já que tem uma ou outra cena só onde é possível se sentir um pouco incomodado com o que está acontecendo, como quando eles estão invadindo o cemitério; e o terceiro, que é o que existe em maior predominância, que é o suspense sobre o que acontecerá na sequência e quais as consequências disso.

Como mencionei, eu não li os demais livros, então não posso apontar a relevância dessa história para a trama principal. Asylum é uma série que eu me interesso bastante em ler, mas ainda não surgiu a oportunidade. Mesmo assim, acredito que como um conto esse livro possa ser lido separadamente, apesar de eu ter sentido bastante a falta de alguns elementos explicativos para que tudo fizesse sentido. Esses personagens aparecem nos outros livros? Esses Artistas de Ossos são importantes para a história principal? Há continuidade dentro dos livros pra história desses personagens já que a trama aqui não se fecha por completo? Ou esse é apenas um episódio para que entendamos de onde esses Artistas tiram sua matéria prima?

Sobre a edição, o livro está muito bonito. Há vários detalhes em cor dentro da edição, além da imagem que aparece em cada novo capítulo, demarcando a repartição. Eles são bem curtos, e o livro também é pequeno, e tem pouco mais de 100 páginas, incluindo um capítulo do terceiro livro Catacomb, que será lançado em breve. A escrita da Madeleine Roux parece ser bem fluída e fácil de ler, vendo por esse livro, e fiquei com mais expectativa de pegar a trama principal.

3estrelas

IMG_20160331_204337

Oliver é um adolescente que tenta economizar dinheiro para ingressar na faculdade e deixar para trás a loja de antiguidades de sua família. Mas para garantir seu sonho ele começa a trabalhar para uma organização sinistra, que se denomina “Artistas de Ossos”. Bem, mas dinheiro é dinheiro. Abrindo sepulturas e roubando ossos, ele aceita a missão pensando que isso seria uma fase momentânea, mas descobre que abandonar essa empreitada pode ter um custo muito alto, pois existem algumas dívidas que não podem ser pagas.

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros