Dra. Cha é uma série de comédia sul-coreana lançada em 2023 pela emissora JTBC. Está disponível no Brasil na Netflix.

Cha Jung-sook (Uhm Jung-hwa) passou 20 anos dedicada a vida de mãe e esposa, entretanto, após uma notícia assustadora sobre sua saúde, ela decide retornar à residência médica para realizar o sonho da juventude.

Equilibrar a nova vida com sua família é um trabalho exaustivo e que a enchem de problemas. Além dos muitos obstáculos que uma mulher mais velha encontra ao tentar entrar no mercado de trabalho, Jung-sook é ser obrigada a lidar com seu marido desrespeitoso e traidor, Seo In-ho (Kim Byung-cheol), que é chefe cirurgião do hospital.

Dra. Cha foi um dos lançamentos de maior destaque do primeiro semestre de 2023, a série tem tudo para cativar, afinal: um cenário com potencial para o caos (hospital), um grupo de personagens com relações curiosas, comédia e drama.

O ponto de vista de uma mãe navegando as dificuldades de se restabelecer em uma profissão é muito importante. Durante os primeiros episódios esse tema tinha destaque, englobando todas as confusões de Jung-sook, e dando à história um diferencial. No início, foi refrescante vê-la cometer erros bobos e realmente tomando tempo para se adaptar. Parece realístico que ela se apoiasse tanto no filho mais velho – também um residente – para tirar suas dúvidas, ultrapassando os limites de um jeito que só familiares conseguem fazer, sem a intensão de ser um fardo.

Infelizmente, acho que a dublagem não conseguiu traduzir bem o jeito da personagem, a fazendo parecer boba de um jeito quase ridículo.

Não demora muito para a protagonista se tornar o maior destaque do hospital, conquistando todos com sua empatia e jeito atrapalhado que só não ultrapassa o limite de ser contra produtivo porque essa é, afinal, uma série simples de comédia.

Mesmo com esse defeito comum da personagem boa até demais, a história se mantém divertida durante a maioria dos 16 episódios. É leve e flui bem, prendendo o espectador com as várias situações ridículas e com a dose certa de drama, em geral protagonizado por Seo In-ho e sua amante, Choi Seung-hee (Myung Se-bin).

A série tem um grupo de personagens que interagem muito bem com Cha e criam conflitos interessantes, a maioria deles com histórias próprias independentes do plot principal. Temos a sogra de Jung-sook, com suas exigências ridículas e jeito esnobe e suas trocas divertidas com a simples e confiante mãe da protagonista. O filho mais velho da família principal, também um residente, sofre tendo os dois pais em seu ambiente de trabalho e luta para manter seu relacionamento em segredo. A filha mais velha disputa o vestibular com a filha da amante de seu pai.

O possível interesse romântico, Roy Kim (Min Woo-hyuk), apesar de ser um personagem legal, só tem destaque por ser comparado ao marido, e seu plot pessoal é igualmente esquecível.

Com uma pontada de confusão devo confessar que o marido foi o maior destaque da história. Kim Byung-chul deve ser considerado um especialista em interpretar homens insuportáveis nesse ponto, considerando como seus personagens são memoráveis tanto em Sky Castle (2018) quanto Dra. Cha. Por pior que o “vilão” seja, é a infinita lista de seus defeitos que fazem a série ser cativante: mal podemos esperar pelo momento em que receberá o que merece.

Dra. Cha entra na categoria de kdramas divertidos para passar o tempo, mas que dificilmente é especial o suficiente para se tornar o favorito de alguém. É uma experiência mais divertida assistir junto com outras pessoas para conversar sobre as frustrações e rir de decisões questionáveis dos personagens. Para os fãs do cenário médico e daquele tipo de plot que exagera um pouco pela comédia e o drama.

DRA. CHA

Elenco: Uhm Jung-hwa, Kim Byung-cheol, Min Woo-hyuk, Myung Se-bin

Ano de lançamento: 2023

Cha Jung-sook (Uhm Jung-hwa) é uma mulher que se formou em medicina mas acabou virando dona de casa. Vinte anos depois de abandonar a profissão, ela decide retomar a carreira na medicina e passar pela residência. Enquanto isso, Seo In-ho (Kim Byung-chul), seu marido e médico consagrado, vive um jogo duplo: mostrando-se como um profissional da saúde bem-sucedido e íntegro, mas como marido acumula tantas traições quanto casos. Dra. Cha enfrenta os desafios e surpresas do hospital enquanto persiste seguindo seu antigo sonho.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros