Em Águas Profundas da autora F.T. Lukens foi lançado no Brasil em 2022 pela editora Faro Editorial e é uma fantasia de volume único.

Sobre o Livro

Tal é um jovem príncipe que viveu recluso nas terras de sua família. Ao longo dos anos, ele passou por um rigoroso treinamento para aprender a controlar sua magia, que até então era mantida em segredo.

Quando ele completa 16 anos, começa uma jornada ao lado do irmão mais velho, capitão da marinha, numa exploração em águas misteriosas.  Poucos dias depois do início dessa viagem, eles encontram um navio em chamas com um baú de moedas de ouro e um prisioneiro deixado para morrer. Tal usa sua magia para libertar o garoto, que aproveita para fugir e desaparece em mar aberto.

“- E onde eu estou?
– Em águas profundas garoto. Além da baía e do domínio do seu reino. Distante do continente e do último aliado que a sua família tem.”

Ainda sem conseguir processar aqueles breves momentos, ele é sequestrado por piratas e mantido como refém para que revele seus poderes: algo que pode desencadear uma guerra e destruir sua família.


Minha Opinião

Essa é uma história para quem procura algo leve e sem complexidade. Desde o início, Tal e Athlen são protagonistas que vivem além de seus arquétipos tradicionais do herói relutante e do misterioso/peculiar interesse amoroso. O relacionamento entre eles se desenvolve em camadas, sendo dois adolescentes tentando traçar um caminho entre traumas de infância e escolhas adultas difíceis.

Ao contrário da maioria dos romances de fantasia, Em Águas Profundas permite que seus protagonistas tenham tempo para explorar a si mesmos e um ao outro antes de tropeçar de cabeça em um relacionamento inebriante, e eu realmente apreciei isso, pois me permitiu formar uma conexão emocional com a história.

A autora aborda brevemente tópicos como perdão, o poder da esperança, amor e aceitação. Ainda assim, são mais como plano de fundo para o foco da história: o romance. Embora haja muita ação e reviravoltas, esse livro não deixa de lado a história de amor comovente e fofa que envolve a inocência do primeiro amor.

“Sei que ambos somos os últimos e nos sentimos sozinhos. Mas poderíamos ficar sozinhos juntos.”

A trama lembra um conto de fadas com referências claras à Pequena Sereia e alguns clichês. Achei os primeiros capítulos extensos, então demorou um pouco para me prender. Mas, com o tempo, a narrativa ficou significativamente mais interessante. A representação queer é um dos aspectos que realmente realça a história, assim como o fato da autora optar por renunciar à desigualdade estrutural de gênero embutida em muitos livros de fantasia envolvendo a realeza.

Se você achava que este livro é sobre piratas queer, tire seu cavalinho da chuva! (Eu também tive essa ideia errada). Tem de fato piratas e personagens queer, mas de forma não associada. Os piratas, no caso, são antagonistas e sem grandes aparições. Mas, Em águas profundas é sim uma fantasia com representatividade LGBTQIA, sobre um príncipe mago em alto mar e um garoto que guarda muitos segredos.

“Você acha que os tritões tem a habilidade de ter pernas sempre que quiserem? Eu tive que fazer uma barganha.”

O livro possui personagens bastante encantadores, mesmo que os antagonistas não sejam marcantes. Tal é um protagonista que você quer proteger o tempo todo. Athlen é igualmente cativante. A família de Tal também desempenha um papel importante na história e eu adorei a maneira como a autora retratou os relacionamentos entre ele e seus irmãos.

Em Águas Profundas é leve, divertido e parece um abraço caloroso! Uma narrativa repleta de magia, conflitos e intrigas reais. Se você é fã de romances de aventura e fantasia ambientados no mar não deixe de conferir essa história!

EM ÁGUAS PROFUNDAS

Autor: F.T. Lukens

Tradução: Sarah Bento Pereira

Editora: Faro Editorial

Ano de publicação: 2022

Reis, piratas e seres mágicos em um mundo de aventuras Tal é um jovem príncipe que viveu nas terras do reino de sua família. Ao longo dos anos, ele passou por um rigoroso treinamento para aprender a controlar a própria magia. Agora, aos 16, ele tem a oportunidade de realizar uma viagem ao lado do irmão mais velho, para explorar o reino e navegar por águas misteriosas, antes de assumir funções políticas oficiais. E a aventura começa quando ele é encarregado de vigiar um misterioso prisioneiro encontrado num barco abandonado. Tal se distrai com a forte conexão que logo estabelece com Athlen, que aproveita para fugir e desaparece em mar aberto. Ainda sem conseguir processar aqueles breves momentos, ele é sequestrado por piratas e mantido como refém para que revele seus poderes: algo que pode fazer explodir uma guerra e destruir toda a sua família. Uma narrativa repleta de magia, piratas, conflitos e intrigas reais! Em águas profundas despertará sua paixão por fantasia e personagens carismáticos com um romance como a espuma do mar.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros