O nono livro da série Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell segue com edição no Brasil pela Record desde 2016.

Sobre o Livro

Agora comandante de um poderoso – e estratégico forte – e subjugado às forças de uma mulher, a filha do rei morto, Æthelflaed, Uhtred ainda tem um caminho a percorrer: o caminho da guerra, aquele único capaz de trazer paz ao povo saxônico.

“Porque o inimigo sente a mesma coisa.
E você veio para matá-lo. Você é a fera dos seus pesadelos.”

Dominando grande parte da ilha saxônica e cada vez mais presente nos derritórios do norte, os filhos de Alfredo e Uhtred estão avançando e ameaçando constantesmente a expulsão completa dos invasores.

Porém essa empreitada lhe custarão muito, isto por que seus movimentos cada vez mais captam as presenças de grandes comandantes que se tornarão os maiores inimigos de Uhtred e o reino saxônico. E desta vez um outro nome surge ameaçando a estabilidade do reino: Ragnall.

Minha Opinião

Dando sequência a esta extensa série de 13 livros de Bernard Cornwell, minha opinião segue a mesma para o nono volume: qualidade, intriga, desenvolvimento, conflitos, política e fórmula para a história.

“- Diga a Ragnall que os saxões da Mércia estão vindo – ordenei. – Diga que os mortos dele serão milhares. Diga que a morte dele está apenas alguns dias à frente. Diga que essa promessa vem de Uhtred de Bebbanburg.”

Apesar de inúmeras qualidades que vejo nessa série – o que me faz gostar bastante e querer sempre me deliciar com um novo volume – o autor mantêm sempre a mesma fórmula: ele começa com as coisas já pegando fogo, no calar de uma batalha. O miolo do livro é a desenvoltura da história, a exploração de certos personagens e a preparação de terreno para finalizar o livro com uma grande guerra.

Esta fórmula que o autor segue desde o primeiro livro não é algo ruim, mas pode ser um problema para quem pegar todos os volumes e lê-lo sem pausas. Isso deixaria mais cansativo e repetitivo. Talvez isto explique o por quê estou levando muito tempo para terminar esta série.

“Havia fogo na noite. Fogo que cauterizava o céu e empalidecia as estrelas. Fogo que lançava uma fumaça espessa sobre a terra entre os rios.”

Por outro lado, a história só cresce e cada vez mais se aproxima da conclusão de toda a longa jornada de Uhtred. Além de termos uma presença ainda maior de Æthelflaed, que prometia ser uma personagem firme nas suas decisões e uma representatividade feminina dentro do eixo masculino que era predominante nesta época, o autor entregou tudo isso que prometeu ao longo dos últimos livros e ainda foi além.

Bernard Cornwell conclui este livro abrindo caminho para aquilo que muitos estavam esperando na saga e que se eu contar aqui poderá estragar toda a desenvoltura do nono volume. E cada vez mais que o último volume esteja próximo, minha vontade era de seguir direto pois mesmo que a série esteja quase acabando no volume 9, há muita coisa para acontecer.

GUERREIROS DA TEMPESTADE: CRÔNICAS SAXÔNICAS (VOL. 9)

Autor: Bernard Cornwell

Tradução: Alves Calado

Editora: Record

Ano de publicação: 2016

Na luta entre deveres familiares e lealdade aos seus guerreiros não há um caminho fácil a ser escolhido. Guerreiros da tempestade é o esperado nono volume das Crônicas Saxônicas , que inspirou a série da Netflix The last kingdom . Os filhos do falecido rei Alfredo, Eduardo e Æthelflaed já dominam a maior parte do território saxão. Seus exércitos conquistam e garantem a soberania por onde passam. Mas isso não impede que os incansáveis nórdicos realizem constantes ataques aos seus reinos. Uhtred de Bebbanburg comanda a guarnição do burh de Ceaster, uma poderosa fortaleza no norte da Mércia construída pelos romanos. O poder da senhora Æthelflaed na região se expande, o que atrai olhos cobiçosos. Ragnall, o Cruel, reúne forças irlandesas e nórdicas no maior exército que jamais ameaçou o universo saxão. Com isso, a solução de Æthelflaed é colocar suas forças no interior de Ceaster para resistir aos ataques inimigos. Porém, quem será capaz de manter Uhtred entre as paredes de um burh quando sua filha, casada com Sigtryggr, irmão e inimigo de Ragnall, é colocada em perigo? No dilema entre ambições pessoais e compromissos políticos, não existem escolhas simples. Mas um homem com a coragem de um verdadeiro guerreiro é capaz de trilhá-lo. Este homem é Uhtred, e este momento é decisivo para seu destino. Guerreiros da tempestade narra uma contínua série de batalhas, intercaladas com intrigas políticas, sociais e religiosas. Além da espada e do escudo, há temas interessantes sobre conveniência política, lealdade pessoal e os complicados confrontos entre os primeiros cristãos e os adoradores dos deuses pagãos. Como de costume, a pesquisa de Cornwell dá veracidade ao livro, e sua interpretação da história do ponto de vista de Uthred permite imersão na complexa história de como reinos tão diferentes se tornaram a Inglaterra. The Last Kingdom , série televisiva baseada em Crônicas Saxônicas , teve sua estreia em 2015 pela BBC. Já a segunda temporada foi coproduzida pela Netflix que, a partir daí, começou a também transmitir a série via streaming. Na produção podemos acompanhar as aventuras do protagonista Uhtred em busca da sua identidade nesta grande guerra.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros