Atenção!

Esse filme contém cenas gráficas de morte e aborda o tema luto, sendo sua classificação indicativa 16 anos.

Hereditário é um filme de suspense e terror psicológico, do diretor Ari Aster, lançado em 2018. Atualmente encontra-se disponível na plataforma Netflix.

A família Graham está passando pelo processo de luto após a morte da avó. Contudo, sua presença parece não deixar a família quando acontecimentos estranhos começam ocorrer com cada membro.

Enquanto cada um lida com o luto à sua maneira, aos poucos começam a perceber que o legado que a avó deixou para trás é muito maior que lembranças e bens materiais, precisando lidar com as consequências de uma escolha a qual eles não fizeram. O que precisarão fazer para lidar com a herança que não conseguem deixar para trás?


Muito aclamado pela crítica, Hereditário é um filme de terror que entrega alguns “jump scares”, mas desde o início fica claro que seu foco é muito mais psicológico do que visual. Ou seja, o filme cria uma atmosfera onde você não sabe o que está acontecendo, e as dúvidas vão crescendo ao longo do filme.

Para mim ficou a impressão que algumas coisas aconteceram por atitudes impensadas dos protagonistas, onde havia resistência em um momento e no seguinte já havia perdido a convicção e tomado atitudes duvidosas. Eu entendo que os personagens estavam, em sua maioria, movidos pelo luto, mas havia situações que uma pesquisa rápida no google já indicava se seria uma boa ideia ou não.

As atuações demonstram com clareza as emoções dos personagens, principalmente se tratando do luto e do desespero. Assim, as interações entre os personagens entregam diálogos consistentes e demonstram o desmoronamento da família aos poucos, movidos por todas as vivências e emoções que cercavam a família.

Algo que gostei muito foi em relação a direção do filme, onde as cenas de suspense se estendiam, criando uma tensão cada vez maior, além da trilha sonora que colaborou muito para isso. Além disso, os jogos de câmera e ângulos não usuais auxiliaram ainda mais na experiência e imersão.

Contudo, eu não gostei da trama e do desenrolar. Vendo opiniões de pessoas que entendem de cinema, que não é o meu caso, uma mera espectadora, percebo que talvez não tenha pego todos os detalhes intrínsecos da história.

Para mim, além de faltar explicações claras a respeito de diversos detalhes que envolvem a resolução e plot twist principal, não consegui ver justificativa para certos acontecimentos e também não achei os mesmo excitantes ou satisfatórios. Ou seja, o clima me agradou muito, mas a trama, que era o mais aguardado por mim dado todo o mistério, não me convenceu.

De toda forma, aquilo que me desagradou está muito relacionado a minha experiência pessoal. Dessa forma, para aqueles que gostam de filmes de terror envoltos em mistérios e que tratam de dinâmicas familiares, o filme pode agradar.  Ainda assim, fiquei com vontade de assistir outras obras do diretor devido a realmente ter gostado da direção e da ambientação que a mesma proporcionou

HEREDITÁRIO

Diretor: Ari Aster

Elenco: Toni Collette, Alex Wolff, Milly Shapiro e mais

Ano de lançamento: 2018

Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros