feiradolivro

Está acontecendo aqui em Porto Alegre a 60ª Feira do Livro e pela primeira vez em muito tempo pude ir à Feira com o intuito de comprar títulos, pois não estava completamente quebrada financeiramente. Porém, antes fiz minha lição de casa e fui na Saraiva e na Fnac ver o preço real dos livros que eu gostaria de comprar.

Sexta-feira saí da agência e fui direto para a Feira. Caminhei por 1h40min, visitei todas as bancas. Haviam muitas, imagino que pela numeração eram quase 100. Estava tudo organizado, havia policiamento, programação cultural, os vendedores eram educados e não tinha gente demais. Entretanto, haviam um erro muito importante: os livros.

Eu vejo como objetivo de um Feira, oferecer variedade em títulos com preços acessíveis, e é claro que quando digo acessíveis, quero dizer mais barato que em uma livraria física. Porém não foi isso que eu encontrei na minha peregrinação.

Fiz até um post revoltado no Facebook, coisa que não faço com frequência, porque saí de lá realmente decepcionada e o pior, de mãos vazias. Eu sou daquelas pessoas que nunca sai de uma livraria de mãos vazias, então, visitar 100 bancas e não comprar um único livro foi um sinal de que algo estava errado.

Os livros estavam com preço de livraria, os que tinham 20 % de desconto, o valor “original” era MAIOR que o que eu encontrei na Saraiva e na Fnac, mostrando claramente o golpe disfarçado. Outra coisa foi a pouca variedade de livros. Somente os mesmos, os best sellers. Muito John Green, Gayle Forman, George R. R. Martin, James Dashner e autores com menos destaque foram deixados pra trás. Fui atrás de Anne Rice, Carlos Ruiz Záfon, Victor Hugo, Robin Hobb. Ou não encontrei, ou estava uma fortuna.

Dai eu fico me perguntando qual é o real objetivo de organizar um evento de livros, se os livros não vão estar sendo valorizados? Sempre ficava chateada de não poder comprar livros nas Feiras passadas, por estar mal das pernas financeiramente. Pois bem, esse sentimento desapareceu. Simplesmente não vale a pena. Percebi que é melhor eu seguir comprando na Saraiva, que pelo menos me recompensa com pontos, que eu nem vejo juntar, já que compro livro pra caramba, e de dois em dois meses sempre levo um ou dois de graça em função da troca desses pontos.

Enfim, se vocês são fãs de livros, prestem atenção quando tiver Feira perto de vocês, porque pelo que vi aqui em Porto Alegre, a enganação ta rolando solta, e o que deveria ser o objetivo do evento foi claramente deixado de lado.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros