Atenção!

Contém cenas sobre violência sexual que podem ser prejudiciais para um público sensível. Porém, esta série não aborda somente sobre violência sexual. Recomendado para maiores de 16 anos.

Esta série indiana original Netflix aborda a história de cinco mulheres de origens diferentes na Mumbai dos tempos modernos onde o machismo, o patriarcado e a desigualdade de gênero ainda predominam a sociedade indiana.

Acompanhamos a história de uma islâmica casada e bem sucedida na sua carreira. Sua ambição acaba levando a problemas conjugais. Vemos também a trajetória de uma CEO rica no comando uma grande empresa, mas se encontra em um ambiente controverso familiar já que sua enteada não a aceita como mãe.

Enquanto isso também acompanhamos a enteada, uma adolescente passando pela puberdade. Assistimos a história de uma mulher formada e com MBA, mas passando por difícil aceitação no mercado de trabalho. Seria isso por causa de ela ser uma mulher?

Por fim a série aborda a vida de uma prostituta que sonha e deseja que um dia possa ser vista com dignidade perante a sociedade. Além disso ela quer dar ao seu filho a melhor escola que ele possa ter. Será que ela conseguirá driblar a sociedade para isso?

É a partir daí que a série constrói a vida destas mulheres ambiciosas e desejosas por dias melhores em suas vidas.

Bombay Begums é uma história contínua e não se divide entre estas mulheres. Ao contrário. Ao longo da série elas se cruzarão e se envolverão com as problemáticas que aparecem. O interessante deste seriado é que acompanhamos diversos debates a cerca de gênero: o papel da mulher, a objetificação de seus corpos, a sexualidade, o direito de escolha, o direito de decidir e dizer não e a violência sexual.

Sabendo que a Índia, assim como o Brasil, é um dos países onde a mulher é mais frequentemente violentada, esta série se torna um diamante entre as produções indianas. São poucos filmes indianos que abordam sobre esta temática ainda em um país que não se vê livre da sociedade de castas.

Por isto que essa série se torna interessantíssima e fundamental. Apesar de haver várias outras produções que abordam a mesma temática, acredito que Bombay Begums tenha um grande diferencial. A trama possui uma alta complexidade de assuntos a serem tratados. Acredito que seja tão complexo que se uma pessoa está por fora deste assunto provavelmente não pegará tudo aquilo que o roteiro prometia de mensagens reflexivas.

E por mensagens reflexivas, em todos episódios temos a enteada da CEO falando sobre o papel da mulher, seus sentimentos, puberdade, paixão, dores… e tudo isso, acredito eu, muito bem desenvolvidos. O nome dos episódios também são metáforas. Temos como episódio A Cor Púrpura e Mulheres que Correm com os Lobos.

Sou um apaixonado declarado pelos filmes indianos e assim como todos nós sabemos, nem toda produção indiana é de boa qualidade. Mas posso garantir que esta produção, ainda sendo original Netflix, possui um roteiro impecável, uma ambientação e um ritmo instigante.

Não é uma série de suspense ou de romance. Ela se foca mais no drama e nas questões familiares e de trabalho. Realmente foi uma das maiores produções que já vi disponível na Netflix e acredito que seja necessário que todos vejam para compreender ainda mais o debate a cerca de gênero.

Fica aí uma dica especial. Além desse prato cheio sobre feminismo, você pode conhecer um país completamente diferente do nosso apesar de algumas semelhanças quando, por exemplo, vemos situações semelhantes da mulher indiana e a da brasileira quanto às suas condições..

BOMBAY BEGUMS

Diretor: Alankrita Shrivastava

Elenco: Pooja Bhatt,Shahana Goswami,Amruta Subhash

Ano de lançamento: 2021

Das salas de reunião às margens da sociedade, cinco mulheres ambiciosas de origens bem diferentes vivem sonhos, desejos e decepções na Mumbai de hoje.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros