Atenção!

Esse livro aborda de assuntos a respeito de tragédias, perda e luto.

Depois Que Tudo Acabou é o livro mais recente de Jennifer Brown, lançado em 2020 pela editora Gutenberg

Sobre o Livro

Jersey Cameron vive em Elizabeth, onde o clima é muito instável. Em um fim de tarde sozinha em casa, esperando sua mãe e irmã mais nova voltarem da aula de balé, as sirenes de tornado começam a tocar. Ela sabia que deveria descer ao porão para se proteger, no entanto Jersey já ouviu esse aviso tantas vezes e sempre foi alarme falso.

Entretanto, a energia acaba e sem nada para fazer, ela decide descer ao porão. O que Jersey não sabia era que dessa vez o alarme não era falso, e um tornado passa pela sua cidade e pela sua rua, destruindo casas, levando vidas e tirando tudo o que Jersey possuía.

Enquanto ainda precisa assimilar tudo que aconteceu, ela é levada para morar com seu pai biológico e sua família, pessoas que ela não conhece visto que ele não a contata há 16 anos. Jersey não se sente confortável em estar ali e a família de seu pai não se mostra muito acolhedora. Com isso, ela precisará ser capaz de aprender a lidar com sua nova vida e construir um novo “tudo”.

“O que as equipes de reportagem não puderam mostrar foi o dano real que o monstruoso tornado de Elizabeth havia deixado para trás. Como poderiam retratar o coração destroçado de alguém?”


Minha Opinião

Ao ler a sinopse, e juntando os comentários de algumas pessoas, já esperava que Depois Que Tudo Acabou traria uma história triste, mas eu não estava preparada para a carga emocional que essa leitura me proporcionou. Como Jersey e seus sentimentos são o foco da narrativa, a personagem parece muito real e sincera, o que me fez sentir mais próxima dela.

Eu esperava uma história de superação, e Jennifer Brown nos entrega isso, mas depois de muito chão percorrido, porque apesar da perda de tudo que Jersey tinha ser seu maior problema, ele não será o único. A estadia na casa de seu pai não foi nada confortável e foi uma experiência triste de acompanhar, por conta do descaso da sua família com ela, o fato de ninguém que a conhecia ajudá-la e principalmente a falta de empatia com a tragédia e os sentimentos de Jersey em relação a isso, como se perder tudo fosse pouca coisa e um absurdo ela estar sofrendo.

A autora constrói o desprezo da família de Jersey por ela de uma forma bem direta que para mim não houve a possibilidade de eu não ficar afetada (triste, indignada e revoltada) com as injustiças que ela precisou passar em um momento tão delicado.

“Percebi que a pior parte de perder alguém que você ama de repente não é não consegui dizer adeus. É a dúvida se eles sabiam o quanto você os amava. De que vc fez e disse coisas boas o suficiente para compensar as coisas ruins. É a certeza de que não há segundas chances, não há volta, e não haverá outras oportunidades de dizer a eles como você se sente”

Jersey é adolescente e acredito que a escrita da autora seja destinada para um público jovem, mas isso não é regra. O fato de o livro ter um pouco mais de 200 páginas, juntando com a narrativa de Jennifer Brown, torna a leitura rápida. A história é breve e ela me passou essa sensação, entretanto esse fato não diminuiu o impacto de tudo que li, a carga emocional, o prazer de realizar essa leitura e principalmente a mensagem que ela trás.

Creio que, apesar dos temas sensíveis como luto e perda, esse livro pode dizer o que algumas pessoas estão precisando ouvir. Depois Que Tudo Acabou trata de assuntos que podem nos fazer pensar na forma em que tratamos as pessoas ao nosso redor, principalmente as que amamos, no que realmente significa o nosso tudo, e se essa não é uma palavra que pode ser ressignificada. Acredito que ele estenda uma mão para pessoas que passaram por perdas, afinal o que mais podemos aprender com Jersey é sobre recomeços.

“Pergunto-me se é possível perder tudo ou se você apenas tem que continuar redefinindo o significado de tudo”.

Recomendo esse livro. Independente de idade, o que esse livro fala precisa ser ouvido (ou lido), mas pessoas que gostam de livros com drama e jovem adulto poderão apreciar ainda mais a leitura.

DEPOIS QUE TUDO ACABOU

Autor: Jeniffer Brown

Tradução: Carol Christo

Editora: Gutenberg

Ano de publicação: 2020

Jersey Cameron sempre amou dias de tempestade. Assistir ao vento aumentar e às nuvens se aproximarem. Perceber a eletricidade no ar. Dançar com os pés descalços na chuva. Onde mora, o clima é sempre incerto, e ela sabe o que fazer em casos de emergência. Mas nunca poderia ter se preparado para o que estava por vir. Quando sua cidade é devastada por um tornado, Jersey perde tudo. Enquanto luta para superar a dor, é enviada para morar com parentes que mal conhece, e é em meio a novos desafios em um lugar desconhecido que a garota vai descobrir que, mesmo nos dias mais escuros, há certas coisas que nada é capaz de destruir. Neste romance poderoso e emocionante, a aclamada autora Jennifer Brown apresenta uma história de amor, perda, esperança e sobrevivência.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros