Ao No Exorcist é a adaptação em anime do mangá “Blue Exorcist”, escrito e ilustrado por Katou Kazue e cuja a animação foi idealizada pelo estúdio A-1 Pictures, com sua primeira temporada disponível em 2011 e com uma segunda temporada de 12 episódios lançada em 2017.

Sobre o Anime

O anime acompanha o jovem adolescente Rin Okumura, que por ter um comportamento mais impulsivo, extrovertido e inquieto, acaba sempre tendo resultados ruins na escola e nunca conseguindo um bom emprego por muito tempo. Rin, ao lado de seu irmão gêmeo, Yukio, foi criado pelo Padre Shiro Fujimoto e cresceu nos arredores da igreja, sempre defendendo seu irmão de valentões da escola ou se metendo em brigas quando alguém o provocava por ser uma “criança ruim”.

Frustrado com sua falta de sucesso acadêmico e profissional, Rin observa seu irmão ser aceito em uma escola local conhecida por ser receptora de alunos com alto grau de inteligência e, apesar de estar orgulhoso por Yukio, sente-se decepcionado consigo mesmo ao comparar-se a ele. É em meio a esse sentimento de frustração que Rin consegue um emprego em um mercado e, enquanto tudo parece finalmente estar funcionando, subitamente algo dá errado quando uma série de elementos estranhos ao redor da Igreja e de pessoas com quem Rin se encontra revelam que o mundo que ele conhecia não era tão normal quanto parecia.

Atacado por um valentão da vizinhança que aparentemente ficou mais forte após ser possuído por um demônio, Rin vai descobrir que o universo em que ele vive divide-se em dois mundos: Assiah, o mundo dos humanos e Gehenna, o mundo dos demônios e é durante o ataque desse demônio que Rin descobre a verdade sobre sua origem: ele é filho de Satã e herdou de seu pai poderes demoníacos manifestados em chamas azuis.

Prestes a ser levado embora para Gehenna com o demônio, Rin é salvo pelo Padre Fujimoto, que revela sempre ter tido conhecimento da origem dele e que para manter seus poderes lacrados, conectou o lado demoníaco de Rin a uma espada e caso Rin a desembainhasse, ele se tornaria um demônio completo e poderia perder o controle sobre si mesmo. Fujimoto revela ser um exorcista e conta a Rin que ele precisa impedir que seu pai o leve com ele para o mundo demoníaco, mas as coisas tornam-se mais complicadas quando Satã deixa claro que não irá deixar Rin escapar tão facilmente, obrigando-o a decidir se vai arriscar desembainhar a espada e libertar seus poderes ou se vai deixar que Fujimoto e os demais membros da igreja se sacrifiquem para mantê-lo a salvo.

Atordoado pela descoberta e assustado com as consequências que a sua origem gera para aqueles ao seu redor, Rin decide que irá treinar para ser um exorcista e provar que sua herança demoníaca não o impedirá de ser uma boa pessoa e de cumprir a missão que ele institui para si: derrotar Satã.


Minha Opinião

Divertido, leve e recheado de personagens cativantes, Ao No Exorcist foi um dos animes que vi a primeira temporada ainda na pré-adolescência e cuja memória afetiva permaneceu forte por tantos anos, transformando os personagens em partes importantes daquela lista mental de “personagens favoritos da vida”. Ao rever novamente a primeira temporada, seguida de um olhar para a segunda, percebo com mais clareza o que de tão divertido e cativante a história possui para manter a minha atenção por tantos anos. De um modo geral, Ao No Exorcist não é diferente de tantos outros animes de ação e aventura que existem, mas é justamente a simplicidade e a naturalidade dos seus personagens que garante que o espectador fique preso na narrativa e deixe-se levar pelos irmãos Okumura e demais personagens que eles conhecem com o decorrer dos episódios.

Rin, como personagem principal, possui a vantagem nítida de ter uma personalidade moldada para ser extrovertida e engraçada, o que rende ótimas cenas de humor, mas também ótimos momentos empolgantes graças ao seu senso de justiça e sua coragem impulsiva. O anime poderia ter seguido um rumo apenas de ação ininterrupta, com Rin tentando torna-se um exorcista para vingar-se de Satã, mas a escolha por dar a história uma dinâmica escolar, com Rin na academia e convivendo com colegas de sala, torna a história mais leve e natural, divertida em determinados momentos e que apresenta muito melhor o seu protagonista do que se simplesmente cedesse para a ação o tempo inteiro.

Ao lado de Rin, Yukio é um personagem que inicialmente não é fácil de se gostar graças a sua seriedade estereotipada. Porém, com o passar dos episódios, fica mais fácil compreender quais são seus sentimentos e de onde surge a proteção que ele tem para com o irmão, ao mesmo tempo que há também inveja típica de relações familiares complexas e da qual Yukio não se orgulha. Rin sempre foi mais forte e corajoso, mais animado e que provocava risos e a felicidade nítida dos demais e isso sempre deixou Yukio com sentimentos de admiração e ciúme, mas nunca o impediram de quer manter o irmão a salvo e Yukio vai precisar entender seus próprios sentimentos conflitantes para manter-se em segurança, bem como para proteger o irmão.

Shiemi, personagem do núcleo de amigos que Rin faz em sua jornada, é apresentada como uma personagem inocente e ingênua, cuja a sensibilidade e o amor pelas suas plantas a fazem ser vítima do ataque de um demônio que quase acabam com sua vida. Salva pelos irmãos Okumura, Shiemi acaba por decidir também se tornar uma exorcista e é interessante como a história nunca tira dela o elemento de inocência e tendência a amar os demais, mostrando que sua aparente ingenuidade não a priva de ser alguém capaz de realizar atos corajosos, apesar de deixar claro que ela vai precisar crescer bastante para se tornar a exorcista que pretende. Ao lado de Rin, Shiemi é nitidamente proposta como um possível interesse amoroso, mas isso nunca intervém diretamente na relação de amizade que os dois constroem juntos e é muito bonito observar como que, antes de qualquer avanço romântico, Rin e Shiemi se respeitam e apreciam a companhia um do outro ainda como colegas de escola e pares de treinamento.

Na Academia Vera-Cruz, a escola de exorcistas, Rin vai conhecer também o trio de amigos Suguro, Konekomaru e Shima, cujo o passado de suas famílias tem direta ligação com o evento denominado “Noite Azul”, no qual Satã matou um grande número de homens santos e exorcistas do mundo, incluindo os pais de Konekomaru e o avô de Suguro, que ainda teve seu templo destruído. Decididos a vingar o evento que maculou suas famílias, Suguro e Konekomaru não se dão bem de imediato com Rin e sua personalidade extrovertida, mas aos poucos aprendem a confiar nele, porém as relações entre eles talvez não funcionem tão bem se os dois descobrirem a secreta herança demoníaca de Rin, cujo o pai foi o responsável por destruir o templo e a família de ambos.

Fechando o grupo de estudantes, há ainda Izumo, uma menina inicialmente colocada como mal humorada e arrogante, mas que aos poucos deixa-se abrir para a convivência com os demais e revela suas fraquezas para os colegas, bem como sua coragem em tentar manter todos a salvo. Como um todo, Rin é o elo que vai unir esses personagens e sua forma leve de compreender as relações e sua confiança absoluta de que todos eles serão grandes exorcistas um dia é o que faz todos esses personagens se relacionarem de forma a unificar uma amizade. É um dos elementos mais divertidos da história perceber quando todos eles deixam de ser simplesmente colegas para se tornar amigos e todos os enredos de ação tornam-se mais interessantes a medida que eles interagem com maior congruência interna.

Outro elemento interessante do anime é justamente a questão do passado de Rin e Yukio. Pequenos detalhes sobre a mãe dos dois são ditos em flashbacks ou em depoimentos de pessoas que conviveram com o Padre Fujimoto em seus tempos de exorcista ativo e as interações que Rin tem com Satã ou com outros demônios que são filhos de Satã em Gehenna também alimenta o mistério e a determinação de Rin. O fato de ele escolher manter segredo sobre sua origem também garante um elemento de tensão sobre como os seus amigos vão reagir quando descobrirem sua herança e, entre os picos de raiva que seu poder lhe concede e a sua vontade de fazer justiça pelos erros cometidos pelo seu pai biológico, é fascinante ver como Rin escolhe lidar com isso e quais rumos de crescimento ele vai optar por tomar.

O anime também tem aberturas excelentes, com ótimas músicas que não dão vontade de pular quando começam e tem uma animação bastante agradável de assistir. Em duas temporadas com poucos episódios – apenas 25 na primeira e 12 na segunda – Ao No Exorcist ganha o carinho e a atenção do espectador por sua leveza e diversão, além de ter uma narrativa empolgante e que é extremamente recomendada para quem deseja acompanhar uma história de aventura com boas doses de comédia e que mistura a trama de ação com elementos de rotina doméstica que exaltam a amizade e a união entre seus protagonistas.

Diretor: Kanbe Hiroyuki, Tensai Okamura

Ano de lançamento: 2011

Determinado a se livrar da maldição de ser filho ilegítimo de Satã, Rin segue os passos de seu mentor e se alista na Academia Vera Cruz para se tornar exorcista.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros