Intruso é do escritor Iain Reid e foi lançado em 2019 pela editora Rocco.

Sobre o livro

Em um futuro que não sabemos especificar, Junior e Henrietta vivem em uma fazenda isolada em meio a um campo de canolas. O relacionamento parece normal, o casal realiza suas tarefas todos os dias e tudo parece correr na mesma monotonia de sempre. Até que eles recebem uma visita que mudará suas vidas.

“A vida encontra uma forma de equilibrar. É isso que desejamos como seres humanos: segurança, certeza, afirmação.”

O visitante é Terrance, um funcionário da OuterMore. Esta empresa é responsável por um projeto de colonização espacial. O que eles não esperavam é que Junior foi selecionado para participar da primeira leva do reassentamento – mesmo sem se inscrever para a seleção. O projeto, conhecido como Instalação, acontecerá em alguns anos e levará o homem embora por um determinado tempo.

Além dessa notícia, eles descobrem outro detalhe: Hen não irá junto com ele. Ela ficará na casa e terá uma estranha companhia durante o tempo que seu marido ficará fora. Quem será esse acompanhante? Por quanto tempo Junior ficará fora? Como eles lidarão com a separação?


Minha opinião

Sabe aqueles livros que você já começa sabendo que será enganado? Eu já conhecia o outro trabalho do autor, Eu estou pensando em acabar com tudo, que ganhou adaptação pela Netflix e dividiu opiniões. Quando conheci o livro, vi várias resenhas negativas, mas quando fui dar uma chance, adorei toda a trama e a reviravolta final. Por isso, iniciei Intruso com as expectativas muito altas e elas foram atendidas.

A história nos transporta para aquela narrativa pesada, com uma atmosfera nublada e uma ambientação que podemos ver na outra obra do autor. A história parece densa, os diálogos são sombrios e sempre carregam mais significado do que realmente deixam transparecer. A todo o momento você fica procurando pistas, ligações e detalhes que possam ajudar a moldar toda a história que está sendo apresentada.

“Você pode ter crenças e nem sempre acreditar nelas.”

Começando pelos dois personagens principais: o casal que vive isolado em uma fazendo no campo. Desde o começo percebermos que o relacionamento deles é frágil, mal explicado e cheio de palavras não ditas. Desvendamos a sua história aos poucos, descobrimos vislumbres do seu passado e entendemos os sentimentos de cada um. Como a história é narrada por Junior, que não parece um narrador totalmente confiável, ficamos com o que ele tem para nos contar. São as suas versões que conhecemos. Portanto, não é de espantar que ele parece tão suspeito em vários momentos.

Outro detalhe que chamou a atenção foi o tempo que a história se passa. Sabemos que é no futuro, mas não temos mais detalhes. É muito interessante analisar que os personagens continuam vivendo vidas pacatas, com tarefas corriqueiras e sem muitas tecnologias. São muito sutis os vislumbres que temos sobre o que mudou. Está em aparelhos de comunicação que não conhecemos, em algumas leis que proíbem algo tão usual para nós ou na proposta que Terrance oferecerá.

“Viver junto com alguém não pode ser simulado nem ensaiado. Tem que ser vivido, em tempo real. Não há substituto para o envolvimento compartilhado, para a criação de lembranças reais.”

Para mim, dois grandes pontos viram discussão no livro: colonizar novos lugares no espaço e questionar sobre o casamento e nossa própria humanidade. Começando pelas explorações do espaço. Já sabemos que isso não é novidade para ninguém. Atualmente, por exemplo, já temos empresas que exploram a ideia de habitar outros planetas. E não é para menos, se formos observar a forma rápida e nociva de deterioração do nosso próprio planeta. No entanto, como saber até quando podemos ir? Como entender o processo que será realizado? Como selecionar os participantes? Como medir a eficácia dessa mudança? Acredito que essas são apenas algumas das perguntas que surgirão quando este momento chegar para a nossa geração.

Quanto ao casamento e nossa própria humanidade. Por diversos momentos, me peguei questionando sobre o que nos faz humanos. Como afetaria a nossa visão de mundo, relacionamentos e convivência com uma mudança tão drástica? Será que em outro lugar seguiríamos com as leis e costumes daqui? É fato que nossa vida mudaria completamente com essa mudança. Não só mentalmente, como fisicamente, com o passar do tempo. Entretanto, talvez tudo isso não esteja tão longe de acontecer. Talvez a minha ou a sua geração presencie essa mudança.

O livro é dividido em três atos. A tensão vai aumentando gradativamente e, conforme percebemos o que está reservado para o casal, ficamos apreensivos pelo grande momento. O final entrega um plot redondinho, com todas as arestas aparadas e extremamente bem feito. Para os fãs de ficção científica, talvez não seja tão original quanto o esperado, mas a condução da narrativa, os diálogos reflexivos e toda a cadência dos personagens são suficientes para tornar o livro digno de leitura e apreciação. Recomendo muito esta leitura que está incrível e muito bem escrita!

 

INTRUSO

Autor: Iain Reid

Tradução: Maira Parula

Editora: Rocco

Ano de publicação: 2019

O segundo quebra-cabeça filosófico e assustador de Iain Reid, ambientado em um futuro próximo, Junior e Henrietta vivem uma vida confortável e solitária em sua fazenda, distante da cidade, mas completamente imersos em seu comprometimento um com o outro. Porém, um estranho chega anunciando que Junior foi selecionado para uma viagem a um destino inesperado. Tudo parece ter sido cuidadosamente organizado para que Hen não tenha chance de sentir falta do marido durante esse período. Terrance afirma estar trabalhando em colaboração com o governo, e diz a Junior que ele foi escolhido para viajar ao espaço. Ele explica que esse experimento será crucial para a evolução da humanidade. Em preparação para essa jornada, o enigmático homem faz inúmeras visitas à casa do casal, realizando testes em Junior e fazendo perguntas profundas e pessoais sobre todos os aspectos de sua vida. No entanto, Junior começa a suspeitar de que não está sendo informado sobre toda a verdade.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros