The Light in Your Eyes” é um premiado drama sul-coreano transmitido pela JTBC em 2019 e que possui no elenco nomes de peso como Han Ji-min, Nam Joo-hyuk e Kim Hye-ja. No roteiro e direção estão Lee Nam-Kyu e Yun-seok Kim. No Brasil, o drama pode ser encontrado sob o título “Radiante” na plataforma de streaming Viki. 

The Light in Your Eyes apresenta a história da jovem e determina Kim Hye-ja,  que aos 25 anos sonha em ser âncora de um jornal, mas que precisa enfrentar diferentes desafios da vida para conseguir alcançar esse objetivo. Hye-ja também esconde um segredo: desde criança ela possui um relógio mágico que permite que ela volte no tempo para consertar aquilo que não saiu conforme o desejado.

Mas esse objeto exige um custo: se usado, ele consome o tempo do usuário, de modo que ela fica mais velha toda vez que o utiliza para uma viagem longa demais. Essa consequência leva Hye-ja a evitar fazer uso da viagem no tempo, reservando o relógio apenas para situações extremas e tentando viver seu dia a dia vencendo cada desafio da vida adulta da melhor forma que ela conseguir.

É nesse momento ascendente da vida que ela conhece o jovem Lee Joon-Ha, rapaz tímido, mas muito dedicado que também deseja conquistar uma vida melhor para si e para a avó. Retraído e passando por muitos problemas em casa devido ao pai violento, Joon-Ha encontra em Hye-Ja um porto seguro com quem pode conversar e os dois começam lentamente a desenvolver um interesse mútuo de carinho e suporte.

Porém, uma tragédia familiar força Hye-ja a tomar uma decisão perigosa: ela utiliza o relógio para voltar no tempo muitas vezes em um curto espaço de tempo e acaba obtendo sucesso, mas o preço a ser pago por esse concerto foi muito alto. 

Da noite para o dia, Hye-Ja deixa de ser uma jovem de 25 anos para ser uma senhora de 75. Mais velha em aparência, em condicionamento físico e em saúde, Hye-Ja precisa aprender a lidar com a indiferença com que a velhice é tratada dentro de uma sociedade capitalista utilitarista, passando pela fase da autoaceitação em seu corpo agora limitado por condições que a passagem do tempo impõe e cuidados novos com a saúde física e mental com as quais ela vai precisar conviver.

Para muito além disso, Hye-Ja também vai perder o contato com aqueles que são de fora da família e sofre muito por ver a distância a saudade que Joon-Ha sente dela e também a sucessão de tragédias familiares nas quais ele se envolve após seu “sumiço”. Inconformada com a consequência de suas ações e saudosa de sua juventude, Hye-ja vai tentar de tudo para encontrar uma solução para o seu problema enquanto o tempo corre contra ela e todos aqueles ao seu redor.


Em 12 episódios, “The Light in Your Eyesentrega uma trama sensível, forte e impactante da qual o espectador não consegue esquecer. De diálogos intensos e uma mensagem ainda mais pontual, o drama não poupa nem por um segundo aquele que é um dos seus principais objetivos: mostrar a condição de total indiferença social, familiar e política que pessoas mais velhas sofrem quando a única preocupação da nossa sociedade contemporânea está no valor das pessoas enquanto mão de obra útil para o trabalho.

Hye-Ja, nossa brilhante protagonista, interpretada nas duas fases por duas atrizes igualmente brilhantes – Han Ji Min para a Kim Hye-Ja jovem e Kim Hye Ja para a versão idosa (a atriz possui o mesmo nome da personagem!) – transita de forma primorosa pelos conflitos tanto da juventude – a dúvida sobre o futuro profissional, a dificuldade em tornar-se independente dos pais, o medo de não conquistar aquilo que deseja, os fracassos e os conflitos amorosos – quanto da velhice, esses que são o corpo de maior plot emocional do drama.

O roteiro traz uma abordagem sensível e impactante sobre o que mulheres idosas precisam lidar em seu dia a dia e vai para uma gama múltipla de temas: das condições físicas; que exigem vitaminas, remédios, rotinas de exercícios, idas corriqueiras ao médico e a própria dificuldade da pessoa em lidar com as novas condicionais do corpo; até as condições emocionais e sociais: a solidão, a perda dos amigos, a sensação de ser visto sob os olhos da pena, a falta de integração social, o desprezo daqueles que consideram a  velhice como sinônimo de inutilidade. 

Cada cena de Hye-Ja no drama é bem pontuada e destaca também a força de sua personagem: Hye-Ja não desiste, mesmo quando o mundo a trata de forma tão diferente. Porém, o drama é bem realista e deixa claro que um esforço solitário da personagem não pode mudar a sociedade inteira. É quando Hye-Ja se une aos demais personagens, sejam os de sua família, sejam os amigos que ela conhece na sua nova jornada e que compartilham com ela a idade e os desafios dessa nova fase da vida, que Hye-Ja consegue fazer mudanças.

O drama é extremamente real em cada diálogo e cada abordagem, todas as histórias puxam a orelha do espectador para coisas que ele próprio pode ter dito, feito ou pensado em relação a uma pessoa idosa alguma vez e ter esse puxão de orelha é essencial para entender o ponto que o drama visa atingir. 

As histórias paralelas a da protagonista também são muito especiais e emocionais: o abandono de pais idosos por filhos que só se dedicam ao trabalho, a perda daqueles que se veem sozinhos no mundo e não sabem mais como se encaixar ou reencontrar um propósito depois que sua “utilidade” para o mercado acabou… são idosos precisando lidar com condições de saúde adversas sejam fisicamente ou mentalmente. O drama também tem uma abordagem fenomenal sobre a doença de Alzheimer e de longe esse é um dos momentos mais fortes da história. 

A trama de Lee Joon-Ha também é muito impactante e brilhantemente atuada na interpretação de Nam Joo-Hyuk. Joon-Ha é um personagem que seria difícil de conquistar o público por ser muito retraído, mas sua trama justifica isso com a difícil vida de um adolescente que cresceu com um pai agressivo e que roubava a avó constantemente para pagar dívidas.

Sozinho depois que Hye-Ja some e que sua avó falece logo no começo do drama, Joon-Ha precisa lidar com a decaída de sua jornada em prol dos seus sonhos, passando a trabalhar em empregos insalubres e que vão contra até mesmo a sua ética moral ao aceitar um emprego em uma empresa que enganava idosos com remédios vitamínicos falsos. Solitário e deprimido, Joon-Ha tem um arco que emociona qualquer espectador e nos faz refletir sobre quantas oportunidades a vida tira das pessoas puramente pela injustiça e a falta de apoio emocional, familiar e financeiro para famílias em condições precárias.

Com um final chocante e uma abordagem ainda mais surpreende sobre o amor, o rancor e o medo, The Light in Your Eyes é um drama essencialmente sobre as vidas humanas. Sem facilitar o julgamento de nenhum personagem, o drama não hesita em pegar na ferida quando mostra que nem todas as decisões que tomamos são boas ou más, mas apenas o melhor que podemos fazer no instante em que é dada a nossa oportunidade de decidir.

Com protagonistas impecavelmente bem desenvolvidos, uma história familiar difícil, mas muito vívida e bem trabalhada e um roteiro que amarra toda a trama principal com as tramas paralelas de forma primorosa, o drama é uma das obras mais cruas, delicadas e fortes acerca do envelhecimento, dos dramas familiares e das injustiças sociais que um espectador pode assistir, se transformando em uma história inesquecível e cuja mensagem vai ressoar por muito tempo após desligarmos a tela.

É uma recomendação perfeita para quem aprecia histórias dramáticas sobre temas socialmente localizados. 

THE LIGHT IN YOUR EYES

Diretor: Yun-seok Kim

Elenco: Han Ji-min, Nam Joo-hyuk e Kim Hye-ja

Ano de lançamento: 2019

Kim Hye Ja (Han Ji Min é uma mulher jovem e otimista que sonha em se tornar âncora em um programa de notícias na TV. Seus planos são desfeitos quando ela de repente vira uma mulher de 70 anos! Enquanto isso, Lee Joon Ha (Nam Joo Hyuk), quer se tornar um repórter. Ele trabalhou duro para realizar seu sonho, mas agora ele vive em uma realidade decepcionante. O que acontecerá quando se encontrarem e descobrirem o verdadeiro significado de tempo?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros