Treta é uma minissérie de comédia dramática criada pelo sul-coreano Lee Sung Jin, produzida pela A24 e lançada em 2023 pela Netflix. É estrelada por Steven Yeun e Ali Wong. Foi vencedora do Emmy Awards 2023 como Melhor Minissérie.

Sobre a Série

Na trama, acompanhamos a dramática experiência de dois descendentes imigrantes tentando conquistar a vida confortável do sonho americano, cada um à sua maneira. Danny Cho (Steven Yeun) é um azarado empreiteiro, frustrado com problemas financeiros, que não consegue ajeitar sua vida e trazer seus pais da Coréia do Sul para os EUA, se ressentindo do mundo e precisando lidar com problemas de saúde mental e depressão.

Amy Lau (Ali Wong) é uma empresária de origem chinesa bem-sucedida, casada com um herdeiro japonês preguiçoso, que tenta vender sua empresa a todo custo para uma americana rica e fútil a fim de conquistar sua liberdade financeira, enquanto lida com uma sogra intrometida e uma filha com transtorno de ansiedade já na infância.

O caminho dos dois acaba se cruzando inesperadamente após um desentendimento no trânsito que vira uma perseguição de carro alucinada. A raiva causada pelo incidente e o desejo de vingança vão, pouco a pouco, consumindo suas mentes, levados pelo desejo de descarregarem suas próprias frustrações em seu rival como uma válvula de escape e trazendo consequências catastróficas às suas vidas.

Minha Opinião

Depois de consolidar sua reputação no cinema, a A24 vem expandindo sua presença para as produções televisivas em parceria com a Netflix, mantendo o padrão de excelência característico de seus filmes. Embora a série Treta não seja inovadora, ela apresenta um roteiro bem elaborado que cativa o expectador até o desfecho, culminando em um episódio final triunfante.

Inicialmente a produção aparenta ser uma série cômica e alucinante, enfatizando o exagero e absurdo da situação quando os dois protagonistas descontam sua própria raiva e frustração um no outro durante a perseguição de carro, mas mal sabíamos que a partir dali a coisa escalaria para algo ainda mais denso conforme os episódios avançam, construindo um drama profundo e envolvente que aborda questões pertinentes de serem debatidas.

A série retrata muito bem a jornada de filhos imigrantes vivendo entre brancos que praticam racismo velado e a autocobrança excessiva de ser bem-sucedido e trazer honra para a família na sociedade contemporânea. São duas extremidades da esfera social – um homem que cresceu em meio à miséria e falta de oportunidades e uma mulher que conseguiu ser bem-sucedida financeiramente. Ambos se esforçam para serem pessoas melhores, apesar dos traumas da infância e da relação com os pais, lutando para não entrar em contato com seu lado mais sombrio que, paradoxalmente, é o único que pode nos redimir e nos devolver a vida.

A série fala muito sobre ambições, sobre família, herança cultural e sobre a vida, aquilo que somos e o que queremos ser. O vazio que sentimos em relação à vida e como tentamos preencher isso a qualquer custo, em busca de uma razão e o porquê de as coisas serem como são.

Imprevisível a cada episódio, Treta é uma série divertida e angustiante. Mostra que a raiva precisa ser sentida, mas com moderação para que não se torne altamente destrutiva. Muito intenso e poético, a produção é um prato cheio para quem busca episódios caóticos, cenas pesadas, diálogos profundos e personagens cheios de camadas, que convidam à reflexão.

TRETA

Diretor: Lee Sung Jin, Jake Schreier, Hikari

Elenco: Steven Yeun, Ali Wong, Joseph Lee, Young Mazino, David Choe

Ano de lançamento: 2023

Um incidente no trânsito entre dois desconhecidos – um empreiteiro falido e uma empresária frustrada – desperta uma fúria que desencadeia os impulsos mais sombrios de ambos. À medida que os crescentes atos de vingança levam a consequências desastrosas, Danny e Amy se envolvem cada vez mais na vida um do outro e aprendem sobre suas identidades e famílias.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros