Luar da Feiticeira de Ossos é um livro de fantasia jovem adulto que faz parte de uma duologia, escrito por Kathryn Purdie e publicado no Brasil pela editora Astral Cultural em 2023.

Sobre o livro

A Feiticeiras de Ossos têm um dever sagrado de transportar os espíritos dos mortos para os Céus Noturnos da deusa Elara ou para o Submundo de Tyrus vem do sacrifício.

Luar da Feiticeira de Ossos é ambientado no mundo das Leuress, que são barqueiras que guiam as almas para os céus da deusa Elara ou o submundo de Tyrus. Só elas podem impedir que os mortos permaneçam no mundo dos vivos causando problemas. Os deuses exigem uma promessa de dedicação, e essa promessa vem à custa do único amor verdadeiro das Feiticeiras de Ossos. Para dedicar seu serviço aos deuses, eles precisam renunciar ao amor, sacrificando sua alma gêmea. Mas, antes disso, cada aprendiz de feiticeira precisa coletar três ossos de animais, pois é a partir deles que elas conseguem extrair força e habilidades para cumprir seu ritual.

A história começa com o pai de Bastien sendo assassinado por uma feiticeira de ossos e o garoto jurando vingança. Oito anos depois somos transportados para o mundo de Ailesse e Sabline numa caça para coletar os ossos faltantes e então cumprir seus rituais de passagem.

“Ele se lembrou das lendas das Feiticeiras de Ossos, e um alarme soou em sua mente. Dizia-se que as mulheres de branco espreitavam por essas partes de Galle. O pai de Bastien não era um homem supersticioso – nunca evitava pontes durante a lua cheia -, mas deveria, pois ali estava ele, encantado, como acontecia a todos nos contos.”

Ailesse foi preparada desde o nascimento para se tornar a matriarca dos Criadores de Ossos. Sua melhor amiga, Sabine, não gosta de derramamento de sangue e de ser uma caçadora, ela prefere o trabalho artesanal de polir esses ossos. Quando Aliesse consegue reunir seu terceiro osso, elas viajam para o mundo mortal para atrair seu amante e é então que o destino dela se cruza com o de Bastien, que está preparado para vingar a morte de seu pai.


Minha Opinião

Luar da Feiticeira de Ossos é uma história que pode te cativar ou te decepcionar desde o início. A autora criou uma mitologia muito interessante e uma trama envolvente, mas investe em temas não populares como o instant love e o triângulo amoroso. Baseado no feitiço das caçadoras de ossos que são como sereias e que possuem almas gêmeas, o relacionamento de Ailesse e Bastien se baseia nisso.

O livro aborda temas como amor, sacrifício, tradição e lealdade. Ele também levanta questões sobre o que é certo ou errado quando se trata de seguir tradições antigas ou seguir seu coração. A história também tem uma forte mensagem sobre o poder do amor verdadeiro.

“Cada Leurress deve escolher e obter três ossos da graça para se tornar uma Barqueira. Mas esse não é o único requi-sito. É o pensamento da conquista final que me deixa em silêncio. Ailesse fala tão casualmente sobre seu rito de passagem e a pessoa que terá que matar: um humano, não uma criatura que não pode gritar quando sua vida acaba. Mas sua tolerância é natural; eu sou a anormal aqui. Devo aceitar, como as outras Leurress aceitam sem hesitação, que o que fazemos é necessário, um preço exigido pelos deuses pela segurança deste mundo.”

O mundo criado pela autora é fascinante e bem construído. Ele tem suas próprias regras e mitologia que são explicadas ao longo da história. A descrição dos lugares é detalhada o suficiente para que o leitor possa imaginar o ambiente sem se perder em detalhes desnecessários.

A história é contada em três pontos de vista diferentes: as Caçadoras Ailesse, Sabline, e Bastien, um garoto que presenciou seu pai sendo morto por uma dessas criaturas, o que ajuda a entender melhor os personagens e suas motivações.

Os personagens são bem desenvolvidos e discerníveis entre os pontos de vista. Ailesse é confiante e corajosa, enquanto Sabine é leal e protetora. Bastien é determinado e seu espírito de vingança muda ao longo da leitura. Cada personagem tem suas próprias motivações e conflitos internos que os tornam interessantes.

A edição do livro está linda! A diagramação é confortável para ler e a escrita flui bem. A capa preservou a arte original com Ailesse e Bastien enquanto o segundo volume tem Ailesse e Sabline, o que até me fez criar várias teorias, mas ao final constatei que estava errada.

Eu recomendo este livro para quem gosta de fantasia jovem adulto com romance e aventura. Mas não espere muito romance nesse livro, por enquanto ele entregou mais sobre a construção do mundo e dos personagens. Se você procura uma fantasia com enemies to lovers e gostou de Trono de Vidro ou A Rainha Vermelha, também poderá gostar de Luar da Feiticeira de Ossos.

LUAR DA FEITICEIRA DE OSSOS

Autor: Kathryn Purdie

Tradução: Renata Broock

Editora: Astral Cultural

Ano de publicação: 2023

Sinopse

Apenas elas são capazes de manter os mortos longe do mundo dos vivos. Mas o poder para fazer a travessia dos espíritos, seja para os Céus Noturnos da deusa Elara ou para o Submundo do deus Tyrus, vem às custas de sacrifícios. Os deuses exigem um juramento de lealdade – e para completar o rito de passagem uma Feiticeira de Ossos precisa encontrar o seu amor verdadeiro, aquele que os deuses escolheram como a metade perfeita para ela, e então matá-lo dentro de um ano. Desde que nasceu, Ailesse foi treinada não só para ajudar a transportar os mortos, como também para ocupar o lugar de sua mãe e se tornar a matriarca das Feiticeiras de Ossos. Mas primeiro ela precisa completar seu rito de passagem e matar o garoto que é destinada a amar. Bastien viu seu pai ser morto por uma Feiticeira de Ossos e, desde então, ele busca por vingança. Mas sua vingança dá errado quando o ritual de Ailesse é iniciado e agora seus destinos – e suas almas – estão entrelaçados na vida e na morte. Sabine nunca quis ser uma Feiticeira de Ossos, porém quando sua melhor amiga é sequestrada por Bastien e seus amigos, ela irá fazer de tudo para salvá-la e garantir que Ailesse termine seu ritual antes que os dois morram. Primeiro volume de uma duologia, Luar da Feiticeira de Ossos é uma história de tirar o fôlego, com um romance destinado ao fracasso, muita magia e uma traição com a capacidade de romper os limites entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros