O Último Dia de Dava Shastri, escrito por Kirthana Ramisetti é um romance familiar publicado no Brasil em 2023 pela editora Astral Cultural.

Sobre o livro

O ano é 2044, e Dava Shastri reúne sua família nas férias de Natal em sua ilha particular na costa leste de Long Island. Depois que todos chegam e cumprimentam a matriarca da família, é um choque ouvir a mídia anunciar a morte da anfitriã. 

Quando seus quatro filhos confrontam Dava, eles descobrem que ela foi diagnosticada com câncer em estágio avançado e contratou uma médica para um suicídio assistido, que é permidido nesta Nova York futurista. Depois de anos se dedicando a sua fundação filantrópica que apoia as artes, Dava quer deixar este mundo em seus próprios termos e de uma forma que lhe permita ver pelo menos algumas das belas homenagens que ela espera. 

“A última coisa que Dava Shastri queria era ser inútil, isso seria sua morte em vida”.

A notícia de sua morte atrai mais atenção da mídia do que nunca, mas, em vez de elogios, Dava fica consternada ao ler fofocas revelando segredos que ela havia enterrado há muito tempo e agora o mundo inteiro sabe, inclusive seus filhos.


Minha opinião

O último dia de Dava Shastri apresenta um romance familiar em várias camadas. A autora conseguiu criar uma protagonista memorável e conduzir os leitores a uma história verdadeiramente emocionante.

Esse é um daqueles livros que te faz refletir muito sobre a vida! Adorei que não apenas conhecemos Dava, mas também acompanhamos como suas escolhas afetam seus filhos e, embora eu não me apegasse a todos os personagens, ainda achei o livro bastante instigante e que me fez questionar continuamente o que eu faria se estivesse na situação da protagonista ou de cada um de seus familiares.

“Eu queria ler o que o mundo tinha para me dizer sobre mim antes de eu morrer. Mas talvez devesse me importar mais com o que vocês têm a dizer sobre mim. “

A força dessa história reside na representação de uma matriarca obstinada em busca do sucesso enquanto faz as coisas à sua maneira. A autora optou por contar a história nas horas que antecederam a morte de Dava e, ao fazê-lo, lança uma sensação melancólica por todo o livro

Esta é uma trama bonita, mas de forma alguma fácil. A família Shastri-Persson lida com uma dor inescapável durante todo o tempo em que estão juntos na Ilha Beatrix, e o leitor tem que lidar com essa dor ao lado deles. A leitura fica lenta às vezes – apesar dos grandes mistérios que a família de Dava tenta resolver sobre seu passado, a maioria das respostas é bastante fácil de adivinhar e, como resultado, alguns dos flashbacks e conversas atuais parecem um excesso. 

Infelizmente, a inclusão de muitos personagens secundários e várias histórias de fundo também tornou a leitura um pouco lenta para mim. O período de 2044 também aumenta a confusão, pois a autora falha em fundamentar os leitores nesta era desconhecida por meio de detalhes suficientes. Mesmo assim, somos agraciados com personagens sutis que são introspectivos e divertidos.

“Queria poder proteger vocês de tanta coisa. Principalmente da dor da perda, começando com a minha. Mas quando se perde alguém, ou se está prestes a perder alguém, você só pode ser grato pelo tempo que teve. A morte leva muita coisa, mas nunca vai roubar de você suas lembranças.” 

Apesar das ressalvas, há muito o que gostar nesse livro. Dava é uma mulher formidável e lança um poderoso império de negócios com fundações de caridade que concedem subsídios a músicos emergentes. Como muitas figuras poderosas, no entanto, Dava é um pouco menos bem-sucedida em seus relacionamentos com os filhos. Alguns dos momentos mais comoventes da história são os contrastes entre as percepções de Dava do seu papel de mãe – por exemplo, em suas sessões de terapia ela se dá conta que pensa em seus filhos mais como funcionários do que como família – e as memórias amorosas que se espalham – por exemplo, a “felicidade gratuita” de Dava e seu filho mais novo cantando juntos na cozinha. 

A história realmente atinge seu ritmo próximo a dois terços do livro, quando Sandi, a mais nova nora de Dava, leva os netos ao quarto da matriarca para passar sua última noite com ela. Dava oferece a cada neto – incluindo Sandi como substituto do futuro neto ainda em seu ventre – a chance de fazer apenas uma pergunta, que ela responderá honestamente com a condição de que as respostas nunca saiam da sala. Finalmente descobrimos então detalhes relacionados aos segredos de Dava, e isso também permite que Dava se abra para seus netos de uma forma que ela nunca conseguiu com seus próprios filhos. É uma bela, catártica e comovente série de capítulos que nos levam, inevitavelmente, ao fim. 

 Se você se interessa por romances familiares com foco nos personagens e gosta dos livros da Taylor Jenkins Reid, como Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, deveria ler O Último Dia de Dava Shastri.

O ÚLTIMO DIA DE DAVA SHASTRI

Autor: Kirthana Ramisetti

Tradução: Alline Salles

Editora: Astral Cultural

Ano de publicação: 2023

Uma matriarca bilionária prestes a morrer vaza, antecipadamente, a notícia de sua morte para ter a chance de analisar seu legado – decisão que deixa seus filhos horrorizados e, acidentalmente, expõe segredos que ela passou a vida toda tentando esconder. Dava Shastri, uma das mulheres mais ricas do mundo, sempre manteve uma reputação impecável. Dedicou boa parte dos seus setenta anos às artes e à luta pelo empoderamento feminino. No entanto, um diagnóstico de câncer no cérebro muda tudo, e Dava decide — bem como em todos os outros aspectos de sua vida — tomar as rédeas da própria morte. Dava providenciou que o anúncio de sua morte fosse divulgado antecipadamente, para que pudesse ler seus obituários e, assim, descobrir o que iriam dizer sobre sua longa vida dedicada à filantropia. Para sua surpresa e desespero, sua “morte” revela dois segredos catastróficos, que ela pensava ter enterrado para sempre. E agora o mundo inteiro sabe deles, incluindo seus filhos. No tempo que ainda lhe resta, Dava precisa fazer as pazes com as decisões que a levaram até esse momento – e com as pessoas próximas dela, antes que seja tarde demais.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros