Glass Onion é um filme dirigido por Rian Johnson, produzido pela Netflix e assim como seu antecessor, Entre Facas e Segredos (Knives Out, 2019 ), que acompanha um caso do detetive Benoit Blanc (Daniel Craig). 

Edward Norton interpreta Miles Bron, que se tornou um multimilionário da tecnologia por meio de sua participação na Alpha, uma rede online que combina dados, notícias e criptomoedas. Uma vez por ano, ele reúne seus amigos – um grupo de pessoas que se refere a si mesmo como “Os Disruptores” – para festas luxuosas de fim de semana. Desta vez, ele enviou a todos os convidados uma caixa de quebra-cabeça como uma provocação para o mistério que ele planejou e que espera ser a atração da festa. A mesma será realizada em um gigantesco edifício abobadado chamado Glass Onion, localizado em sua ilha particular. 

Dentre os convidados, estão a política Claire Debella (Kathryn Hahn), a supermodelo que virou designer Birdie Jay (Kate Hudson) e que precisa ser controlada pela assistente pelos tweets sem noção, o YouTuber e ativista dos direitos dos homens Duke Cody (Dave Bautista) e o cientista Lionel Toussaint (Leslie Odom Jr). O reencontro deles é só sorrisos calorosos e abraços até que Andi (Janelle Monáe) aparece. Ela foi a parceira de Miles na construção de seu império comercial; mas ao que tudo indica, agora está brigada com todo mundo.

Embora também tenha recebido a caixa com o enigma,  o detetive fica surpreso quando Miles diz que não o convidou, mas o deixa participar de qualquer maneira, se divertindo com o que ele acredita ser uma peça que seus convidados aparentemente estejam tentando pregar nele. A ideia inicial é que alguém irá “matar” ficcionalmente o anfitrião e os convidados terão que descobrir “quem” e “o porquê” do crime. Até que a brincadeira vai longe demais, um convidado morre e os demais recorrem a Benoit para salvá-los.


Entre Facas e Segredos  foi bom … mas a meu ver, Glass Onion é ainda melhor: uma nova aventura policial engenhosa, absurdamente agradável, apresentando Daniel Craig como o lendário detetive Benoit Blanc. Glass Onion é maior e mais precisamente projetado, mas o que o torna um filme mais satisfatório é que ele se encaixa melhor com seus personagens, em vez de exibir imediatamente sua decadência.  Apesar da resolução do mistério ser mais óbvio do que em seu antecessor, achei a estética de Glass Onion mais atraente e os personagens mais divertidos.  

O roteirista e diretor Rian Johnson estabeleceu seu próprio modelo de trabalho de mistério e assassinato, posicionado entre a abordagem de Agatha Christie, na qual o culpado é revelado no final, e a abordagem de Columbo, na qual isso acontece logo no início. Aqui, como no primeiro filme, a identidade do culpado emerge gradualmente na segunda metade do longa. 

Para um filme que é intrinsecamente construído e ambientado em um local mediterrâneo extravagante, Glass Onion tem um contexto subjacente que não é nada exótico – é um filme clichê, que se passa no início da pandemia de COVID-19 e aqui temos a primeira crítica do filme: quantas foram as celebridades que continuaram a viver normalmente, em suas bolhas, durante esse período? Em Glass Onion, a COVID-19 serviu como pano de fundo e também foi a fonte de alguns detalhes importantes da trama, como  a famosa pintura da Monalisa que Miles conseguiu do Louvre, a máscara facial inútil de Birdie ou ainda o modo como Blanc usa a sua (sem cobrir propriamente o nariz).

Glass Onion permite que suas críticas de classe sejam incorporadas às caracterizações da galeria de suspeitos, que também estão vivendo um momento que uniu temporariamente pessoas espalhados pelo mundo, mas que definitivamente, não são como o resto de nós.

Tentar enganar esse enredo delirantemente complicado também faz parte da diversão, mas também se torna um processo pesado com o tempo. Ainda assim, Glass Onion continua deslumbrante de assistir, e no final das contas, a cebola gigante de vidro que fica no topo da mansão de Miles se torna uma metáfora muito adequada para o filme como um todo: brilhante, mas vazio.

Glass Onion é sem dúvida um filme muito divertido. Os trajes temáticos de Blanc são engraçados e Monáe oferece uma atuação tremendamente agradável como a mulher com mais de um segredo a revelar e mais de uma queixa a guardar contra o repugnante magnata de Norton. Os detalhes inteligentes, nomes divertidos e as investigações envolvendo a cultura das celebridades mantêm o filme animado quando ele ameaça se arrastar. 

As aparições das celebridades são uma piada consistente, Hudson combina uma estupidez contagiante com profundidade e vulnerabilidade, revelando um desempenho mais complexo do que poderíamos esperar inicialmente. Craig oferece versões ligeiramente diferentes de Blanc dependendo da situação. Sua precisão técnica é impressionante, como sempre, mas é Monáe – especialmente em suas interações com Craig – que fornece o peso emocional necessário e um significado mais profundo à história. 

Se você se interessa por filmes de mistério no estilo Agatha Christie, e gostou de Entre facas e Segredos, não pode deixar de conferir esse novo caso do detetive Benoit Blanc!

GLASS ONION: UM MISTÉRIO KNIVES OUT

Diretor: Rian Johnson

Elenco: Daniel Craig, Edward Norton, Janelle Monáe e mais

Ano de lançamento: 2022

O ricaço Miles Bron convida seus amigos excêntricos para sua ilha para jogar um jogo de detetive. Mas um assassinato real é cometido e as coisas saem do controle. Todos são suspeitos e a morte pode vir de onde se menos imagina.

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