Persuasão é um romance de época que foi dirigido por Carrie Cracknell e lançado em 2022 pela Netflix. Foi baseado no famoso romance literário de mesmo nome da escritora inglesa Jane Austen, publicado em 1918 após sua morte.

Sobre o Filme

Neste drama de época, conhecemos a história de Anne Elliot (Dakota Johnson), uma moça doce e gentil de 27 anos que é filha de um Baronete vaidoso e falido. Na flor da idade, Anne se apaixonou pelo marinheiro Frederick Wentworth (Cosmo Jarvis). Porém, devido à baixa condição financeiro dele e pela falta de título de nobreza, Anne foi persuadida pela sua esnobe família a recusar o pedido de casamento e romper o relacionamento.

Oito anos se passaram. A família está à beira da falência e Anne vive se lamentando e sofrendo pela escolha que fez, uma vez que nunca deixou de amá-lo. É por isso que agora ela está insegura, sem saber como agir, quando Frederick, agora um rico capitão, retorna à cidade para encontrar uma esposa.

Anne vai precisar contar com o amadurecimento que os anos proporcionaram para interagir com o ex-noivo, uma vez que ele passa a frequentar o mesmo círculo social que ela. Será que o amor é mais forte do que o tempo?

Minha Opinião

Existe uma tendência em transformar romances de época em algo moderno e ousado que converse com o público atual de modo que as novas gerações possam se identificar. Vimos isso acontecer e ser bem-sucedido com Bridgerton (2020) e Enola Holmes (2020). O problema não é atualizar uma narrativa, mas sim quando essa mudança acaba por deixar de lado a essência da história, aquilo que a tornou tão famosa e querida por pessoas de tantas gerações, com o propósito de ter uma comédia romântica millennial extremamente entediante e muito cringe (vergonhoso).

Acompanhe um trecho do livro Persuasão (1816), de Jane Austen:

Nunca poderia haver outros dois corações tão abertos, gostos tão semelhantes, sentimentos tão em uníssono, expressões tão amorosas. Agora eram como estranhos; não, pior do que estranhos, pois jamais poderiam se tornar dois conhecidos. Era um perpétuo distanciamento.

Agora, a mesma passagem narrada no filme Persuasão (2022):

Agora somos piores que ex, somos amigos.

Apenas por esses trechos é possível ter uma boa noção da diferença gritante entre as duas obras. O livro se trata do trabalho mais sério, maduro e reflexivo de Jane Austen. Já o filme procura buscar uma identificação com o público de 2022, algo moderno e atualizado que se destoa bastante da obra original e que fica esquisito quando em comparação um com o outro.

Outra coisa que me incomodou foram as explicações desnecessárias e em grande quantidade. Anne explica demais a história, quebrando a quarta parede e se dirigindo diretamente ao espectador para explicar claramente o que sente, o que está acontecendo, mesmo estando evidente. Ela troca muitos olhares e piscadelas com o espectador, em uma busca forçada de cumplicidade.

Porém, é preciso ressaltar a fotografia que está belíssima no filme, com cenários, paisagens e figurinos de cores neutras e menos saturadas, o que torna o mundo um pouco mais realista e menos lúdico. As carruagens sofisticadas e o cavalos elegantes dão um ar de aristocracia à trama.

Enfim, é um romance leve, fofo, com algumas cenas divertidas e cheias de humor por serem bem caricatas, principalmente sobre a arrogância da nobreza. Ele funcionaria muito bem como um filme independente, uma comédia romântica de época, mas erra quando se propõe a ser especificamente a adaptação desse livro que é tão melancólico e reflexivo de Jane Austen.

PERSUASÃO

Diretor: Carrie Cracknell

Elenco: Dakota Johnson, Cosmo Jarvis, Richard E. Grant, Henry Golding, Nikki Amuka-Bird

Ano de lançamento: 2022

Vivendo com sua família esnobe à beira da falência, Anne Elliot é uma mulher fora do padrão com estilo moderno. Quando Fredrick Wentworth, o homem impetuoso que um dia ela afastou, reaparece em sua vida, Anne precisa escolher entre deixar o passado para trás ou ouvir o coração quando se trata de uma nova chance. Diante de novas circunstâncias, oito anos após ter sido persuadida por familiares e amigos a encerrar seu noivado com ele, o casal arriscará renovar o compromisso?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros