Atenção!

O filme apresenta cenas fortes de violência.

22 de Julho é um filme americano, inspirado no livro Um de Nós: A História de Um Massacre na Noruega e Suas Consequências da autora Åsne Seierstad.

Dirigido por Paul Greengrass e estrelado por Thorbjorn Harr, Anders Danielsen Lie, Jon Oigarden. O filme foi indicado a diversos prêmios.

Em 22 de julho de 2011, a Noruega sofreu dois atentados terroristas. Primeiro, um carro bomba explode em frente a sede do governo, em Oslo. Enquanto o país processava o ocorrido, um massacre acontecia em uma colônia de férias da Juventude Trabalhista em Utoya.

O responsável pelos ataques é um supremacista da ultradireita norueguesa que, pouco antes do atentado, publicou um manifesto na internet de sua ideologia, no qual crítica, inclusive, a miscigenação no Brasil.

Além do massacre, o filme também aborda a resposta da polícia, a repercussão gerada pelo ocorrido e o julgamento do terrorista. Algo muito impactante é a interpretação do ator que faz o papel do terrorista Anders Behring Breivik, a frieza e a indiferença que ele passa enquanto assassina diversos inocentes e a arrogância com que trata o assunto como se fosse algo legitimo é pavoroso.

Outro ponto abordado é o trauma que o evento gerou nos sobreviventes. A culpa por ter sobrevivido e os gatilhos estão representados no personagem Viljar. Temos ainda a nova dinâmica da família e de como precisam se reajustar para dar apoio aos filhos.

A indignação e o desejo de vingança cegam as pessoas. Em sua ira, começam a atacar o advogado de defesa. É comum, infelizmente, a confusão que as pessoas fazem em relação ao criminoso e pessoa do advogado. Mas vale destacar que, embora o ato de Anders tenha sido horrendo, todos possuem direito a defesa. Isto serve para assegurar que todos, sem distinção, terão seus direitos respeitados.

Por último, temos um alerta sobre a crescente disseminação de ideologias supremacistas na Noruega e em outros países, que visam dominar o restante dos indivíduos.

O filme é muito interessante e ajuda a conhecer esse momento sombrio e como a Noruega lidou com o fato.

22 DE JULHO

Diretor: Paul Greengrass

Elenco: Thorbjorn Harr, Anders Danielsen Lie, Jon Oigarden e mais

Ano de lançamento: 2018

Sinopse

22 de julho é um drama policial americano de 2018 sobre os ataques na Noruega em 2011 e suas consequências, baseado no livro Um de nós: A história de um massacre na Noruega – e suas consequências, de Åsne Seierstad

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros