VIDA LONGA AO REI! Para quem não sabe ontem foi o aniversário do mestre supremo do terror (pelo menos para mim): Stephen Edwin King. Quem me conhece sabe do amor incondicional que eu tenho por ele e, claro, pelas suas obras. Pensando nisso, resolvi comemorar os 70 anos desse cara do Maine, que sobreviveu a uma “quase morte” em 1999 e que sente grande medo de palhaços, listando o meu top 5 favoritos de livros e filmes baseados em suas obras. E lembrando que foram também, a minha porta de entrada para o fantástico mundo do King. Então, se você sempre teve vontade de adentra nessas histórias recheadas de seres sombrios, sangue e mortes, puxe um banco, apague as luzes e vamos lá!


5 livros

1) O Cemitério: Não poderia deixar de citar o primeiro livro que eu realmente li do senhor King. Uma história enervante e para aqueles que possuem o estômago forte. A história gira basicamente em torno da família do doutor Louis Creed, que muda-se para uma casa à beira de uma estrada perigosa com a esposa Rachel e os filhos Ellie e Gage. E claro, o gatinho da família: Winston Churchill, também conhecido como Church. Eles descobrem que moram perto de um cemitério onde as crianças enterram os seus animais, mas os segredos macabros desse lugar são revelados quando o pai enterra o gatinho da família atrás desse cemitério.

2) Joyland: Esse é um livro para aqueles que querem uma história mais “leve”, se é que podemos encontrar histórias leves quando o assunto é o nosso Steve. Talvez a história do jovem Devin Jones que, esperando esquecer a ex-namorada, passa a trabalhar temporariamente no parque Joyland, seja uma boa opção. Acontece que existe uma lenda que a jovem Linda Grey, morta no parque há anos, ainda assombra o trem fantasma. E não demora para que Devin passe a investigar essa história em busca de verdades.

3) IT – A Coisa: Como o próprio King disse, se você não vai aguentar esperar pela parte II do filme, saiba que existe o livro. E eu garanto para vocês que é ainda melhor que o filme. Sei que é o livro pode assustar pelo seu tamanho, mas a história é tão envolvente que você nem vê o tempo passar. Conheça os detalhes da pequena cidade de Derry,  no Maine. E desbrave junto com o Clube dos Perdedores: Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly, sua jornada pelos esgotos da cidade para enfrentar A Coisa.

4) Doutor Sono: Quem não tem aquela curiosidade de saber o que aconteceu com um personagem querido de um livro? Em Doutor Sono você saberá o que aconteceu 30 anos depois com o garoto, agora um homem com sérios problemas alcoólicos, do livro O Iluminado. Danny Torrance cresceu, mas não se livrou dos pesadelos que encontrou no Hotel Overlook. Ele tenta largar o vício e encontrar um sentido para sua vida, além de aprender a lidar com a sua iluminação.

5) Desespero: Uma história pouco conhecida, mas que ocupa um espaço enorme no meu coração. O livro começa de maneira lenta e demora a engrenar, mas quando ele fisga o leitor é impossível parar a leitura. Tudo começa com um gato morto espetado numa placa de uma rodovia. A rodovia 50 é conhecida como a mais solitária dos Estados Unidos. Essa placa indica onde fica a entrada da pequena cidade de Desespero. Coisas muito estranhas estão acontecendo nessa cidade. Um ser desconhecido está tomando conta dessa cidade e de seus moradores. A verdade pode ser mais assustadora do que você imagina.

Bônus: Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse cara maravilhoso, não deixe de conferir a sua biografia não autorizada lançada pela editora Darkside (eu tenho o da capa antiga!) e que está sendo relançada com um visual novo. Aqui você saberá mais da vida desse homem que quase desistiu da ideia de ser escritor, mas que, para felicidade geral, ouviu os conselhos da sua esposa e também escritora, Tabitha, e insistiu na ideia de publicar o seu primeiro livro: Carrie, a Estranha. Se eu já era apaixonada por ele, fiquei ainda mais ao descobrir o coração gigantesco (e assombrado!) que ele tem.


5 filmes

1) À Espera de um Milagre (1999):  Coffey (Michael Clarke Duncan), um homem negro é muito grande, é condenado por ter matado brutalmente duas gêmeas de apenas 9 anos. Ele está no corredor da morte aguardando a sua sentença final. Apesar do seu tamanho e força ele é extremamente dócil e gentil. Isso acaba aproximando um carcereiro Paul Edgecom (Tom Hanks) dele. Coffey é um homem muito simples, generoso e ingênuo. Com o tempo, Paul percebe que ele possui um dom sobrenatural e milagres começam a acontecer. Esse filme é extremamente emocionante e é impossível não cair em lágrimas com o seu final.

2) A Janela Secreta (2004): O escritor Mort Rainey (Johnny Depp) acabou de mudar-se para uma cabana isolada com o intuito de ficar sozinho. Ele está passando por um divórcio complicado com sua esposa. Lá ele encontra John Shooter (John Turturro) que afirma que Mort plagiou o seu trabalho. Em pouco tempo esse homem torna-se um perigo para o escritor. Essa história prende a atenção do espectador, que não faz ideia do que está acontecendo.

3) IT – Uma Obra Prima do Medo (1990): Vale a pena assistir 192 minutos dessa história cheia de mistérios e com uma criatura que se alimenta dos nossos medos. Aqui você tem toda a história do livro adaptada. Essa também é uma opção para aqueles que não querem esperar pelo próximo filme e nem querem comprometer o seu tempo lendo mais de mil páginas. Intercalando entre quando os garotos eram crianças e o que aconteceu quando eles cresceram, você encontrará algo bem diferente do filme desse ano. Apesar dos recursos limitados para a época, eu achei muito bem feito e com um grande toque de humor negro.

4) Conta Comigo (1986): Baseado em um conto do autor, o filme começa após a morte acidental de um desconhecido nos trilhos do trem. Quatro meninos, Gordie Lachance, Vern Tessio, Chris Chambers e Teddy Duchamp, que moravam perto do local decidem ir ver esse corpo. Assim, eles passam a viver uma aventura completamente diferente de tudo que eles já vivenciaram até então. Juntos eles descobrem o verdadeiro sentido da amizade, lealdade e união. É filme clichê da sessão da tarde? É sim, mas depois que crescemos passamos a ver essa história com outros olhos.

5) Carrie, a Estranha (1976): A jovem Carrie White passa por grandes dificuldades. Com uma mãe fanática religiosa, sofrendo bullying na escola e com grande dificuldade para se relacionar. Ela vive quieta e isolada de todos. Com o tempo, coisas estranhas passam a acontecer a sua volta e ela descobre que possui poderes sobrenaturais. Não quero desmerecer o remake com Chloë Moretz, mas essa Carrie original vivida por Sissy Spacek está genial. Fiquei com um certo medo das caras e bocas que ela fez durante a trama.

Bônus 2: King adora fazer uma pontinha nos filmes baseados em suas obras. Não se espante se encontrar o escritor como padre, farmacêutico ou zelador de hospital. Mas sua primeira aparição em filmes não foi em uma das adaptações de suas obras, mas sim em Cavaleiros de Aço (Knightriders) filme de George Romero, que aconteceu em 1981 onde ele aparece como um expectador ao lado de sua mulher Tabitha. Das suas obras ele apareceu no filme O Cemitério Maldito, O Comboio do Terror, dentre diversos outros.

Assim, compartilho os meus queridinhos com vocês. Espero que essas dicas sirvam como um bom começo para aqueles que estão sendo introduzidos na matéria Stephen King. Se você ainda não se apaixonou por ele, tenha certeza que vai!

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros