Nada grita mais Netflix do que um drama adolescente com romance e suspense. Nada. Por isso, quando descobri a adaptação do livro Um de Nós Está Mentindo, da Karen M. McManus, achei que era a minha chance de aproveitar pelo menos um pouco essa história. Afinal, eu tinha curiosidade de ler, mas certeza de que não ia ser uma leitura do meu agrado. Como série, pelo menos seria divertido, certo?

Certíssimo. Que clichê gostoso e absurdo. Tenho dificuldade em completar séries, mesmo as que eu gosto acabo enrolando demais. Mas com Um de Nós Está Mentindo (2021) eu tive que me segurar para não maratonar tudo de uma vez. Claro, a trama está longe de ser perfeita, e teve, sim, alguns momentos de revirar os olhos, mas é ideal para te fazer mergulhar de cabeça em um mistério no final do dia.

Produzida e dirigida por Jennifer Morrison, a série que conta com duas temporadas é a mistura de O Clube dos Cinco com uma trama de assassinato. Tudo começa quando Simon (Mark McKenna) morre na detenção, deixando como únicos suspeitos os colegas que estavam na sala: Bronwyn Rojas (Marianly Tejada), a estudante nota dez; Nate Macauley (Cooper van Grootel), o garoto problema com histórico de venda de drogas; Cooper Clay (Chibuikem Uche), o esportista com futuro promissor; e Addy Prentiss (Annalisa Cochrane), a garota linda e popular. Nessa pequena miscelânia de estereótipos, todos se veem repentinamente na necessidade de se provarem inocentes, dependendo uns dos outros, mas sem saber em quem confiar. O roteiro é assinado por Ericah Saleh.

Se a premissa dispertou o interesse, vou dar 5 bons motivos para você se divertir com essa série.


Motivo 1: Os personagens e o grupo de amizade

Meu coração está sempre prontíssimo para ser rendido por um “found-family”, e aqui eu não poderia ter sido mais surpreendida. As interações entre as duplas alternantes de personagens, entre os quatro protagonistas e depois com outros personagens secundários que ganham mais destaque, são absolutamente genuínas. São divertidas, ainda que previsíveis na sua essência.

Assistir suas personalidades entrando em conflito, e, eventualmente, suas barreiras cedendo devagar e dando espaço para a confiança, se tornou o ponto alto da série para mim. Os personagens individualmente também conquistam aos poucos; a quebra dos clichês (na verdade todos têm um bom coração por trás da fachada) é, por si só, clichê, e por isso a execução se torna muito superior à base de roteiro. A complexidade que surge de cada um se deve em grande parte à…

Motivo 2: A atuação

Há muitas séries adolescentes que começam difíceis de assistir pela rigidez da atuação. Fiquei muito surpresa quando Um de Nós Está Mentindo passou apenas brevemente por essa situação. Os atores todos parecem muito imersos em seus personagens, e meus elogios pessoais vão para Cochrane e van Grootel, que conseguiram dar vida a personagens que tinham tudo para serem absurdamente básicos. Uche e Tejada também fizeram trabalhos excelentes, mas já partiram de uma base um pouco mais interessante para se explorar. Totalmente à parte é a atuação de Jessica McLeod (Janae Matthews); não há uma linha de diálogo que ela entregue sem emoção, não há uma cena em que pareça deslocada. Esses dois primeiros motivos já tornam a experiência de assistir a série muito mais angustiante, pois…

Motivo 3: Todos são culpados

A sensação de suspeitar de todos foi uma que me acompanhou a cada episódio. O roteiro, com todas as suas fragilidades e (vamos ser sinceros) falhas, é ótimo em criar armadilhas para o expectador, e eu realmente me encontrei suspeitando de absolutamente todos os personagens ao longo da série. Para mim um dos grandes destaques da história foi ter conseguido me fazer ficar apreensiva de que os personagens de quem eu gostava tanto seriam capazes de ter cometido os crimes em questão. O resultado final foi bem divertido, principalmente com as…

Motivo 4: Reviravoltas

A maior parte dos episódios apresenta uma reviravolta, ou até mais, sem acabar caindo em uma fórmula. São ganchos que colocam um ritmo ótimo para maratonar, além de te manter revisitando sua lista de suspeitos.

Me sinto na obrigação mais uma vez de apontar que o roteiro não se sustentaria frente uma análise mais crítica, mas Saleh constrói uma narrativa envolvente, com bem mais realismo do que grande parte das séries de suspense adolescentes, sem abusar de efeitos especiais ou perder a mão no figurino. Há uma sensação de risco real para todos os protagonistas; várias vezes me peguei imaginando que o audiovisual é uma linguagem muito acertada para Um de Nós Está Mentindo, sem um narrador como no livro, uma vez que souberam balancear as surpresas para os personagens e para o expectador.

Motivo 5: Se você gostou de Wandinha

Um pouco ousada a comparação, eu sei. Até porque o que torna Wandinha de Tim Burton tão especial é, bom, a Wandinha. Além de toda a atmosfera de fantasia sombria e, lógico, a Jenna Ortega. Todavia, essa camada de esquisitice bem à lá Burton é só um cobertor para uma história bem mais simples: um mistério adolescente, com os seus draminhas interpessoais (que você pode tolerar ou não, mas são válidos para a faixa etária) e a mensagem de “quem sou eu, de verdade?”.

E tudo isso também é a base de Um de Nós Está Mentindo, além de que ambas as séries fazem um bom trabalho no quesito “todos são suspeitos”. São duas histórias para serem consumidas de forma mais leve, confabulando teorias, ainda que com storytellings bem diferentes.

Acho que somos quase amigos agora, ou tão amigáveis ​​quanto você pode ser quando não tem cem por cento de certeza de que a outra pessoa não está incriminando você por assassinato.

Infelizmente, apesar de todos esses motivos, há uma razão muito boa para não assistir a Um de Nós Está Mentindo: a série está cancelada até segunda ordem, sem previsão para a terceira temporada. Não acho que ninguém mais fique surpreso quando ouve as palavras “série cancelada na Netflix”, mas o gancho para um arco final da história é de morrer de curiosidade. Uma pena mesmo, mas fica o exercício de imaginação.

De qualquer maneira, Um de Nós Está Mentindo é uma série perfeita para um fim de semana sem nada no radar.

UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO

Diretor: Jennifer Morrison

Elenco: Marianly Tejada, Cooper van Grootel, Chibuikem Uche, Annalisa Cochrane, Jessica McLeod, Melissa Collazo

Ano de lançamento: 2021

Sozinhos na detenção, Simon decide beber um copo de água, mas rapidamente entra em colapso depois de ingerir uma substância que é alérgico e acaba morrendo. Seus quatro colegas se tornam os principais suspeitos da morte do rapaz e precisarão fazer de tudo para prova sua inocência.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros