melhoresde2016

Todo o ano lemos coisas incríveis, legais e algumas nem tanto. Todo ano desbravamos novos mundos, nos apaixonamos por alguns personagens, odiamos outros. Descobrimos novos gêneros, revivemos coisas que já conhecíamos e encaramos desafios. Todo o ano a lista de favoritos aumenta e é exatamente sobre ela que vamos falar hoje. No último post de 2016, um ano que foi incrível para o Resenhando Sonhos, eu e todos os colaboradores e resenhistas que vocês veem por aqui contamos quais foram nossas melhores leituras.

Vem conferir!


No vídeo eu listei os 1o melhores livros lidos por mim em 2016. Foi difícil fazer, pois foram muitas leituras ótimas, mas se não restringir a lista fica enorme né? Tem de tudo: não ficção, young adult, ficção científica, suspense e, claro, fantasias!

E agora, bora conferir o que o resto do pessoal separou como seus melhores do ano!

divisoria


OS MELHORES DA ANA LUIZA

melhores-ana

MR. MERCEDES
Mr. Mercedes é o primeiro livro da trilogia Bill Hodges, novo suspense policial de Stephen King. O início dessa jornada vai nos trazer o primeiro caso, o caso do Mr. Mercedes, responsável por assassinar pessoas inocentes que estavam em uma fila a procura de emprego. Mas ele não é o único envolvido nessa história que teve consequências ainda maiores como um suicídio e é claro a curiosidade do detetive aposentado Hodges. Essa história é mais um sucesso do rei do terror, na minha humilde opinião. A história não é dividida especificamente em capítulos, mas sim “partes “ maiores que corremos ansiosamente para passar à próxima descoberta a cada palavra. O desenrolar da trama é surpreendente não pela descoberta do assassino do Mercedes que já é identificado logo no início do livro, mas talvez o ponto mais interessante seja acompanhar os pensamentos desse personagem, suas tramoias e todos os aspectos de sua vida que o levaram a ser uma pessoa tão “peculiar”.

CONFISSÕES DE UM AMIGO IMAGINÁRIO
Confissões de um amigo imaginário é um livro que conta uma história aparentemente bem infantil, no entanto que pode nos trazer várias reflexões. Jacques Papier é um amigo imaginário que não sabe que é imaginário. Até os seus dias atuais ele sempre foi o gêmeo de uma pequena garotinha chamada Fleur, mas após ouvir uma conversa de seus pais ele descobre que nem tudo é o que sempre pareceu. Assim começa a jornada de Jacques por seu verdadeiro eu, se é que “eu” era possível de existir. A parte mais bonita de acompanhar Jacques durante sua jornada é descobrir junto com o personagem não só quem ele é, mas sim, todas as reflexões que podem ser feitas sobre nós mesmos e como cada pequeno aspecto de nossas vidas acabam influenciando nossos pensamentos e personalidade.

O PINTOR DE MEMÓRIAS
O pintor de memórias vai contar a história de Bryan Pierce, um pintor nada comum que tem visões “estranhas” através de suas pinturas. Normalmente ele acorda no meio da noite sujo de tinta e de frente a uma nova obra a qual, aparentemente, ele acabara de pintar. No entanto, ele não se lembra de ter se dirigido ao “estúdio de pintura”, muito menos de ter pintado, mas é capaz de se lembrar de uma vida inteira que não a dele, ele estava lá. A verdade é que Bryan é capaz de reviver as memórias de outras vidas, de outras pessoas. Essa foi sem dúvida a história mais intrigante do ano, não só pelo personagem fora do comum, mas por cada detalhe e aspecto não só de sua vida atual a qual acompanhamos, mas de suas tantas outras vidas. Além disso, existe toda uma trama por trás: em qual vida ele recebeu esse dom? Por que? Como? Cada personagem envolvido é importante para a trama a sua maneira, de modo que acabamos nos importando com cada um deles, mesmo que eles não sejam exatamente os mocinhos, e isso é algo novo!


OS MELHORES DA ÉRIKA

melhores-erika

A THOUSAND BOY KISSES
Lançamento no Brasil no 1º semestre de 2017 pela editora Planeta.
Esse sem dúvidas foi um dos melhores livros que li na minha vida. Ele conta a história de dois jovens que se conheceram ainda quando crianças. Durante a infância e adolescência, eles deram todos os primeiros passos juntos, descobriram mil coisas juntos. Mas, o destino teve que separá-los esse amor tão intenso dos dois; Poppy que ficara nos Estados Unidos, prometeu sempre manter contato com Rune, que voltou ao seu País de origem. Porém, por algum motivo desconhecido, ela cortou Rune completamente da sua vida, o que fez o jovem ficar amargo e rebelde, principalmente com o pai, pois ele o culpava pela separação. Anos mais tarde, Rune volta para a pequena cidade dos Estados Unidos, e ao reencontrar com Poppy novamente, tudo mudou, todas as prometas que foram feitas foram quebradas e ela esconde um segredo do porque o deletou de sua vida durante esse tempo.

RAIO DE SOL
Peguei Raio de Sol para ler quando terminar A Thousand Boy Kisses. Eu estava com o coração apertado ainda com aquele final arrebatador que me tirou muitas lágrimas. Mas logo de cara, quando comecei a ler Raio de Sol, uma outra luz começou a brilhar. Kate, a protagonista é uma personagem tão rara no mundo. Uma mulher que vai atrás do seu sonhos, que luta por aqueles que ela ama, que tenta combater preconceitos, ajudar pessoas que estão passando por problemas e são rudes com ela. Ela é incrível, sempre está com um sorriso no rosto, e por isso seu apelido é “Raio de Sol”. Além de Kate, temos também Gus, seu melhor amigo, com certeza meu crush literário de 2016. Que personagem incrível, maravilhoso, e simplesmente apaixonante.

QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO
Quase ao apagar das luzes de 2016, quando eu já tinha fechado a lista de melhores leituras do ano, fui completamente surpreendida ao pegar esse livro e devorá-lo em poucas horas. Minha curiosidade surgiu quando vi o trailer do filme que será lançado em 2017 e então corri para comprá-lo na Black Friday. O livro é inteiro narrado no ponto de vista do cachorro, por isso há tantas situações engraçadas que são narradas por ele. A cada vez que ele renasce, ele sempre busca o seu propósito na vida das pessoas que o cercam, e à cada página que chegava no final daquela sua vida, era inevitável as intermináveis lágrimas que eu derrubava. Mal posso esperar pelo filme, com certeza uma das histórias mais lindas que já li, um livro que mostra o verdadeiro significado do mais puro dos amores, do amor canino.


OS MELHORES DA FERNANDA

melhore-fer

ORANGE
Orange é um mangá que de início eu não tive tantas expectativas assim, mas após ler algumas resenhas sobre ele e receber muitas recomendações de amigos acabei tentando aproveitar um momento livre para poder ler o mangá. Confesso que me surpreendi já nos primeiros capítulos com a proposta que a história dava ao leitor. Orange é um mangá que sua história gira em torno de arrependimentos e tudo começa quando a personagem Naho recebe uma carta de si mesma a 10 anos no futuro e ao decorrer da história ela passa a sentir o peso dos arrependimentos que a sua “eu do futuro” sofre. E o fato de não saber se realmente poderá ajudar modificando o presente e o que, mas a deixa inquieta, principalmente porque aquelas alterações poderia levá-los a um final positivo ou não. Orange mostra que mudar o futuro não é algo fácil a se fazer, principalmente quando tem outras pessoas envolvidas naquele contexto.

SEDUZIDA POR UM GUERREIRO ESCOCÊS
O livro narra a história dos clãs Armstrong e Montgomery que são rivais a décadas, e o rei exausto de tantas guerras decreta o casamento entre a filha do laird Armstrong com o laird Montgomery. Os dois lairds não ficam nada contentes com a situação, mas decidem que com certeza é melhor acatar as ordens do rei. A descrição dos pensamentos e sentimentos de cada personagem dá um tom urgente à obra, o que torna a leitura mais rápida, cativante e difícil de largar. O que mais gostei, sem dúvida, foi da condição especial de Eveline. Não li muitos livros com protagonistas surdos, portanto gostei bastante de como a autora inovou ao abordar essa especialidade.

EU VEJO KATE
Eu Vejo Kate não é só mais um livro se suspense que vai falar sobre um Serial Killer. Ao lermos o livro percebemos que Claudia Lemes fez uma ótima pesquisa sobre o assunto e a forma como coloca suas ideias deixa isso bem claro. O livro conta também com uma linguagem bem direta, sem eufemismos ou coisas do tipo, Claudia nos mostra um livro que chega a ser bem próxima a realidade de tão real.
A história se desenvolve de uma forma bem rápida, mas sem furos. À medida que “os pontos vão se juntando” fica praticamente impossível largar o livro.


OS MELHORES DA GEÓRGEA

melhores-ge

FLORES PARTIDAS
O livro conta a história de Claire, uma mulher que após perder o marido, descobre diversos segredos sobre ele. Quanto mais ela entra nesse universo sombrio maior é a sua certeza de ter casado com um desconhecido. Além de todas essas reviravoltas ela ainda terá que lidar com um trauma do passado: o desaparecimento da irmã Júlia que nunca foi solucionado e que voltou para a atormentar. Esse livro é maravilhoso do início ao fim. Ele trata de um tema muito importante: a violência contra a mulher. Além de ser um livro cheio de segredos, o ritmo dele prende o leitor do início ao fim e promete grandes surpresas.

MR. MERCEDES
Enquanto várias pessoas aguardavam em uma fila para empregos, um lunático em um Mercedes atropela, mata e fere diversas delas. O responsável pela investigação na época, Bill Hogdes, nunca conseguiu prender o suspeito e isso sempre o atormentou. Agora, depois de aposentado, ele começa a receber cartas de alguém que alega ser o assassino do Mercedes. A partir daí vários mistérios são solucionados. King apresenta um lado diferente do que estamos acostumados. Voltado mais para o suspense e ação, não observamos o terror que geralmente presenciamos nas suas histórias. Esse livro é uma mistura de sentimentos. Raiva, alívio e tristeza. Além de ter um final surpreendente.

O MENINO QUE DESENHAVA MONSTROS
Um garoto de 10 anos, síndrome de Aspenger e estranhos desenhos. Após quase morrer afogado, Jack adquire um grande medo de sair de casa. Ele vive recluso com os pais e dedica sua vida a desenhar. Quando estranhas criaturas passam a habitar as redondezas da sua casa, seus pais passam a questionar se tudo isso não passa de uma loucura ou se o filho está correto em afirmar que são monstros. Um livro que começa intrigante, tem um meio enrolado, mas termina com uma revelação sensacional. Eu nunca esperei esse final e creio que isso contou muito na hora de favoritar esse livro. O constante clima de mistério faz com que a história flua rapidamente e atice a curiosidade do leitor.


OS MELHORES DO REINALDO

melhores-reeih
TODOS OS NOSSOS ONTENS
Sou apaixonado por ficção científica desde muito cedo, e ao ler esse livro, essa paixão me consumiu por inteiro. Com uma mistura entre sci-fi e thriller, Cristin Terril construiu uma história pra lá de ótima, ainda que o final seja, para alguns, algo sem sentido. A história narra um mundo que foi dominado e destruído pelo governo, que possui uma máquina capaz de viajar no tempo e alterar os eventos da história. O problema é que cada vez que o governo tenta arrumar algo no passado, acaba destruindo ainda mais o futuro. Em uma cela mantida pelo governo, Em e Fiin são mantidos como reféns e torturados por um homem que é apenas conhecido como Doutor. Segundo o homem, Em possui alguns documentos que explicam como construir a máquina, e ele quer esses documentos o quanto antes. Em um certo dia, Em encontra no ralo de sua cela um papel com instruções de como destruir a máquina, e teoricamente foi deixado ali por outras versões dela mesma que já haviam viajado no tempo e falhado na missão. Com a ajuda de Fiin, eles vão fugir da cela e viajar no tempo através da máquina, acreditando assim que poderão mudar o passado e salvar o futuro. Quando chegam no passado, suas vidas em um dado momento vão cruzar com a de outros dois personagens, Marina e James. Porém, esse encontro poderá representar a falha do plano, a menos que Em tome uma decisão muito complicada.
Esse livro foi de tirar o fôlego, e acabei lendo páginas atrás de páginas para saber o que ia acontecer e descobrir se Em iria ou não conseguir executar o plano. A história te prende do começo ao fim, e mesmo depois de terminar de ler o livro, você fica formulando teorias sobre o que aconteceu e tentando encontrar a solução para explicar o final. Isso sem dúvida foi o mais legal desse livro, e assim que possível quer relê-lo só para ter novamente essa sensação gostosa de juntar as peças e formular as respostas.

CORAÇÃO DE AÇO
Coração de Aço foi uma daquelas história que quando comecei a ler não conseguia mais parar, devido a emoção e ansiedade que me causou. Eu nunca havia lido nada do autor Brandon Sanderson, mais conhecido devida a sua série de fantasia Mistborn. Vários amigos meus haviam me ‘importunado’ para ler algo do autor, até que enfim peguei esse livro para ler. Coração de Aço vai narrar a história de David, um menino que viu a morte de perto. Quando criança, de forma misteriosa, na cidade de Chicago várias pessoas começaram a ganhar poderes e, junto com elas, se tornaram más. Essas pessoas com poderes ficaram conhecidos como Épicos, e o mais poderoso de todos até então foi Coração de Aço, que como o nome pressupõem, transformava qualquer coisa em aço. No dia em que sua raiva por Coração de Aço começou, ele e seu pai estavam em um banco, até que houve um ataque engendrado por outro Épico, o Dedo da Morte. Durante o confronto entre eles, o pai de David é baleado por Coração de Aço, e morre aos braços do garoto. Desde então a raiva cresce em seu coração, e ele anseia por vingança. Todo mundo diz que é impossível matar Coração de Aço, mas David sabe que não é, afinal, ele já o viu sangrar uma vez, naquele ataque no banco. E o fará sangrar de novo.
A experiência com esse livro foi espetacular e Brandon soube criar uma história muito bem amarrada. Com metáforas, ironias e um pouco de humor negro, Coração de Aço surpreende com seu enredo distópico, fantástico e cheio de reviravoltas de cair o queixo.

MIL PEDAÇOS DE VOCÊ
Conheci esse livro através de um vídeo no youtube e confesso que em um primeiro momento tive receio em tê-lo, pois a julgar pelo nome, acreditei se tratar unicamente de uma história de romance com final feliz. Grande foi a minha surpresa ao começar a ler o livro e descobrir que, sim, há romance, mas tão bem trabalhada e mesclada com ficção científica que foi impossível não amar cada capítulo lido. O livro dá início à trilogia Firebird, que vai contar a história de Marguerite Caine – Meg -, filha de dois brilhantes cientistas que acabaram de construir o primeiro protótipo do Firebird, um dispositivo que permite viajar por entre as dimensões. Tudo ia bem até que seu pai é assassinado e, o principal suspeito, Markov, que também era ajudante do projeto, foge para outra dimensão com os projetos do dispositivo. Movida pela raiva e pela sede de vingança, Meg encontra um modelo antigo do dispositivo Firebird e pretende usá-lo para caçar Mark. O O mais legal dessa história toda, além de a personagem encontrar o amor de sua vida, é ela descobrir que por trás do projeto Firebird há muito mais segredos do que ela possa imaginar, e que quem ela acredita ser seu inimigo pode, na verdade, ser o seu principal aliado.


Espero que o ano novo de vocês seja iluminado e que possamos continuar nos vendo em 2017. Feliz Ano Novo!

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros