Eu Te Darei o Sol é da autora Jandy Nelson e é um lançamento de 2015 da Editora Novo Conceito.

Quero começar dizendo que esse é um dos melhores livros que eu li esse ano e que é óbvio que essa talvez não seja a perspectiva de todo mundo ao ler o livro, mas eu realmente torço que cada leitor tenha as mesmas sensações e emoções que eu tive <3

Sobre o livro

“Sempre que há gêmeos, um deles é um anjo e o outro é um demônio.”

Eu Te Darei o Sol vai contar a história de dois irmãos gêmeos, Jude e Noah, que possuem uma conexão muito forte, porém com a chegada da adolescência e os caminhos que cada um estão seguindo, essa relação vai começar aos poucos a balançar.

Jude é uma garota bonita que possui várias amigas e começa a circular com os “populares”. Já Noah, é introspectivo e sofre bullying, tendo que ser muitas vezes defendido pela irmã, o que o abala ainda mais.

“Tem um lugar onde me escondo dentro de mim, um lugar onde ninguém consegue chegar, por mais que tente. Não sabia que ela tinha um lugar assim também.”

Quando estão se preparando para ingressar em uma renomada escola de arte, uma tragédia vai mudar a vida de ambos e fazer com que seus destinos se afastem ainda mais. Enquanto para um a arte vai ser a salvação, para outro se afastar dela é que será a solução.
Numa história que mistura arte, religião, misticismo, amizade e compreensão, Jandy Nelson cria uma obra prima da literatura atual.


Capa e diagramação

Eu confesso que não sou a maior fã da capa nacional, e prefiro a que saiu lá fora. Logo de cara até perdi um pouco a vontade de ler, porque sou dessas que acha que uma capa bonita faz toda a diferença. Porém, com o passar do tempo fui me acostumando com ela e hoje até já acho que está ok, apesar de ainda acreditar que ela não faz jus a grandeza do que esse livro representou pra mim.

A diagramação é super bacana e disso eu nunca tenho o que reclamar dos livros da Novo Conceito, pois a fonte e espaçamento são sempre bons. Os capítulos são divididos entre o ponto de vista de ambos os personagens em períodos diferentes, aos 13 e 16 anos. E, nas trocas dentro de cada capítulo há também o detalhe de um sol, deixando tudo ainda mais fofo.

2015-08-11 15.37.31


Minha opinião

“Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história”.

Aqui, vou começar contando uma história. Eu tenho dois livros suuuuper favoritos, um que li aos 13 e outro que li aos 15, e é claro que depois deles eu já li ótimos livros, mas nunca senti vontade ou necessidade de colocar outros ao lado deles no top da minha vida, até terminar de ler Eu Te Darei o Sol. E isso já serve pra explicar, porque daqui pra frente, só tenho elogios a fazer.

A princípio essa pode parecer uma história simples e boba sobre dois adolescentes que tem a vida abalada por uma tragédia, afinal, temos um milhão de livros com essa premissa. O que esses outros livros não tem e que está presente no romance de Jandy Nelson, é a combinação de inúmeras outras coisas que vão mexer com você.

“Encontrar sua alma gêmea é como entrar numa casa onde você já esteve – você conhece a mobília, os quadros na parede, os livros nas prateleiras, as coisas nas gavetas: você é capaz de se localizar no escuro se precisar.”

2015-08-11 15.38.10

Além dos protagonistas serem especiais, por verem o mundo de forma diferente, supersticiosa e por vezes até meio mágica, esse é um livro plausível e genial, onde as peças vão se encaixando e que em algum momento do livro você vai perder a noção de quem é o vilão e quem é o mocinho, pois todos são também um misto de coisas.

Astrologia, misticismo, religião, superstição, arte, amor, amizade, paixão, traição, perdão, compreensão, fantasia, desejo, bullying e emoção. Apenas alguns dos elementos escolhidos por Nelson pra um romance que mesmo não tendo um final triste, me fez chorar, porque pude ver através das palavras dela, tantas coisas bonitas, tanta sensibilidade, tantas lições.

“Às vezes, surpreendo a sombra dela rondando minha cama à noite, tentando tirar os sonhos da minha mente”.

Entendi o frenesi estrangeiro com o livro, relevei as ressalvas com a capa e me apaixonei por um livro que poderia muito bem ser só mais um, mas que se tornou um dos livros da minha vida.

2015-08-11 15.38.36

Como já disse lá em cima, não acho que essa reação ou sentimento vai valer pra todo mundo que lê, nenhum livro é tão unânime. Mas espero, do fundo do meu coração, que Eu Te Darei o Sol te toque tão profundamente como me tocou, e que te leve das gargalhadas às lágrimas, como fez comigo.

E além do fato do livro ser ótimo, a editora também mandou junto um livro de colorir com os desenhos que o personagem Noah desenha, o que eu achei muuuito legal, pois realmente tem a ver com a história e se encaixa muito bem. Muito obrigada, Novo Conceito <3

Autor: Jandy Nelson

Editora: Novo Conceito

Ano de publicação: 2015

Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros