Grau 26: A Origem é dos autores Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski, foi lançado em 2009 pela editora Record.

IMG_20160113_155205047

Sobre o livro

O livro é o primeiro romance interativo já lançado, e faz parte de uma trilogia que possui o segundo volume intitulado A profecia Dark e o terceiro As relevações de Dark. Um dos autores, Anthony E. Zuiker, é o criador do seriado CSI: Crime Scene Investigation, exibido pelo canal americano CBS e que é mundialmente conhecido. A série trata das investigações de um grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Este grupo desvenda crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e que fogem do comum.

Os assassinos são classificados por uma escala de 25 graus de perversidade, começando pelos oportunistas (ocupando o grau 1) até os torturados metódicos (do grau 25). Então, somos apresentados a um novo tipo de assassino, que leva a criação de uma nova escala e que dá nome ao livro: Grau 26. Nesse grau está presente apenas um único assassino, conhecido como Sqweegel. Suas vítimas? Qualquer um. Seus métodos? Ilimitados.

Sqweegel mata suas vítimas de maneira sádica e o pior: filmando cada detalhe. A polícia sempre chega perto, mas nunca o bastante para prendê-lo. Em meio ao caos causado por seus homicídios, o assassino tem um caçador, o detetive Steve Dark, que foi um dos que chegou mais perto do “monstro”, que é a forma carinhosa que o seu perseguidor o chama. Poucos sabem, mas Dark tem motivos pessoais para estar atrás dele. Apesar dos esforços, ele consegue escapar novamente.

Passados alguns anos, Dark deixa o trabalho e passa a dedicar o seu tempo para sua esposa e o bebê que ela está esperando, mas o pesadelo ainda não acabou e Sqweegel está decidido a entrar novamente na vida do ex-detetive. Em meio a muitas mortes, mistérios e uma corrida desesperada para fugir do assassino, Steve Dark precisa buscar uma maneira de capturá-lo, dessa vez, definitivamente.


Minha opinião

Pense em um livro bom, agora multiplique e você não chegará nem perto da maravilha que é esse livro. Li as 426 páginas em apenas um dia. A história é extremamente envolvente e enervante. Como é um romance interativo, no final de determinados capítulos você tem uma senha para entrar no site e assistir alguns vídeos, SIM, vídeos! Com os personagens do livro apresentando determinada cena ou até mesmo a gravação da voz horripilante do assassino. Hoje em dia você já pode achar os vídeos no Youtube, pois infelizmente o site não está mais funcionando.

É inexplicável a sensação de estar lendo e parar para assistir os personagens ganhando vida diante dos nossos olhos. O assassino é interpretado pelo ator, que na verdade nem é ator, mas sim um dos maiores contorcionistas, Daniel Browning Smith,  o que faz todo o sentido depois que você começa a ler o livro.

O sangue frio do assassino e a sua origem misteriosa, são os principais pontos que levam ao sucesso dessa trama. Além, é claro, de uma narrativa eletrizante que faz o livro praticamente grudar nas nossas mãos. É uma excelente indicação para quem gosta de muito sangue, violência e torturas que vão além da imaginação humana, não é de espantar que o detetive chame o assassino de “monstro”. Inclusive, algumas cenas são detalhadas com extrema precisão e pega desprevenido aqueles com estômago fraco.

IMG_20160110_152122888

Esse é um livro que faz você se perguntar até onde vai a perversidade humana e questionar como é possível existir tanta maldade e meios para machucar outras pessoas. Em algumas partes eu precisei parar, tomar fôlego e ler mais uma vez para me certificar de que eu realmente havia entendido o que estava escrito.

A diagramação do livro é impecável e facilita muito a leitura. A capa possui em destaque a frase “do criador de CSI”, o que eu acredito que chame muito a atenção para os fãs de suspense. Além de dar uma amostra do assassino e do seu traje, um tanto peculiar, para dilacerar as suas vítimas. As ilustrações, feitas por Mark Ecko, que estão presentes em determinados capítulos, nos dão pistas do que virá a seguir. É uma leitura que sem dúvidas está entre minhas preferidas, e vale cada palavra arrepiante, além de nos deixar com o coração acelerado em expectativa e adrenalina.

GRAU 26: A ORIGEM

Autor: Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski

Editora: Record

Ano de publicação: 2009

Anthony E. Zuiker, visionário criador de CSI, apresenta o primeiro romance digital interativo sobre a mais brutal série de crimes do mundo. O perito Steve Dark e sua equipe têm nas mãos o mais terrível assassino de todos os tempos. Um homem tão perverso que não se encaixa nos 25 graus de psicopatia estipulados pela lei. Para ele, é necessário criar o grau 26. Um livro eletrizante e inovador, a primeira experiência literária de conversão de mídias.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros