Intergaláctica é do autor nacional F. P. Trotta e é uma publicação independente de 2015 pela Livros Ilimitados.

Sobre o Livro

Intergaláctica vai contar a história de Amanda, uma psiquiatra que começamos a acompanhar ainda criança, quando ela entra no laboratório do pai, pois viu uma luz acesa, quando achou que não havia ninguém no local e se depara com coisas que pra ela não fazem sentido. Primeiro ouve gritos e vê o pai sair de uma sala, onde realizava experiências com pessoas e depois uma órbita muito bonita que lhe chama a atenção e ao sair correndo um alarme dispara e vemos membros do governos aparecendo para impedir que o objeto seja movido.

“Nós existimos em um mundo onde não temos ideia nem do porque estamos aqui, e as coisas no nosso dia a dia acontecem todas baseadas numa escala de normalidade a qual fomos acostumados a seguir, não devemos esquecer que a há séculos atrás , muitas das coisas que fazemos hoje seriam consideradas anormais ou até mesmo mágicas. A eletricidade, telefones, computador conseguiram afastar a escuridão da ignorância, mas você comete um erro ao pensar que consegue ver muito além desse círculo de luz.”

Mais a frente temos Amanda já afastada do pai, que tentou torná-la uma de duas cobaias. Ela teve uma experiência estranha em coma e acaba envolvendo três amigos, Stryker, Ripley e Lina, em uma encrenca, quando ao estar na presença dos três em um café a polícia se aproxima para prendê-la e ela vendo o dedo do pai acaba fugindo e levando seus companheiros com ela.

Foragida e caçada pelo pai ela começa a bolar um plano pra se infiltrar na “Firma”, organização dele,  para poder impedi-lo de fazer o que ela pensa que ele está tramando. Amanda sabe que o pai aperfeiçoou a órbita e que agora ela é capaz de absorver uma enorme energia, e com o anúncio da NASA de que uma expedição está sendo enviada a umas das Luas de Júpter, a protagonista pensa que o pai está por trás disso e pode usar essa expedição para acumular uma grande energia, que seria capaz de enviá-lo a Gliese, um planeta recentemente descoberto que possui as mesmas características da Terra, porém está distante demais de nós e não há energia suficiente para uma viagem de ida e volta.

Pra isso, Amanda precisa se aproximar do pai, só que ao contrário do que ela pensa, Oswald está bem ciente do que ela está tramando.


Capa e diagramação

20150719_140213

20150719_140154

A edição está muito bonita e bem trabalhada, com páginas com ilustrações no meio da narrativa pra representar as passagens de tempo, o que mostra um cuidado do autor na hora de por no livro exatamente como ele imaginou.

Outra coisa bastante interessante sobre esse livro é que ele foi originalmente escrito em inglês e depois o próprio autor o reescreveu em português, portanto não houve interferência de tradutores. Na edição que recebi há alguns erros de edição com caracteres bobos ou falta de espaços, mas segundo Trotta o problema já foi corrigido para a 2ª edição e o livro deve sair perfeito.


 Minha opinião

Eu me interessei por ler esse livro porque ele pareceu ter uma pegada bem Interestelar, o qual eu adorei o filme, porém ainda não tinha lido nada com a temática, apesar de saber que já existem várias narrativas por ai que se passam no espaço. E digo pra vocês logo de cara que fui positivamente surpreendida com a história desenvolvida por F. P. Trotta.

O livro não é nada previsível e por mais que você bole teorias em sua cabeça e elas aconteçam, não há como prever o final do livro, pois ele é super acelerado e mesmo não chegando a ter 300 páginas, muita coisa acontece na narrativa, portanto não há nenhuma parte que enrola ou é desnecessária a história.

“Eu sei que existem muitos outros mundos. Muitos mais mares e florestas. Uma infinidade de tipos, raças. Eu não consigo entender como chegamos tão longe como sociedade com mentes tão estreitas, uma estupidez alucinante.”

Além disso somos apresentados a várias teorias bacanas de como seria a vida fora do Planeta Terra e de como são as criaturas e planetas fora do nosso conhecimento. A trama, que a princípio parece simples fica surpreendente conforme as páginas vão sendo devoradas e quando você acha que sabe o caminho que vai ser seguido, a história tem um twist que acaba levando o leitor a outro lugar, mudando os rumos e provando que quanto mais desenvolvemos teorias, mais estamos errados, pois o final não é nada do que se imagina no início da leitura.

Esse não é um livro único, por isso o final não é fechado e eu fiquei, “sério que você vai terminar agora?”. A princípio pensado como uma duologia, resta esperar pelo segundo volume então.

20150719_140133

A única coisa que me incomodou um pouco foi a personalidade da protagonista que parece ser sabichona demais, e que se impõe o tempo todo, sendo bem mandona e insensível. Em alguns pontos do livro me perguntei se a injeção que o pai queria aplicar nela, não chegou a fazer um pouquinho de efeito, porque ela é realmente fria e bastante calculista.

Fora isso, é um livro que super recomendo se você é fã de realismo fantástico e ficção científica ou se identificou com o filme Interestelar, pois ele realmente desperta a curiosidade de descobrir o que existe fora desse mundo que conhecemos. E agora, fico na expectativa pela sequência e descobrir o que vai acontecer no final dessa história.

INTERGALÁCTICA

Autor: F. P. Trotta

Editora: Livros Ilimitados

Ano de publicação: 2015

Uma conspiração para controlar o rumo da mais importante expedição espacial da história da humanidade. 3 de Maio de 2031 – No dia de lançamento da aguardada expedição da NASA para explorar a lua de Júpiter, uma das candidatas para habitar vida extraterrestre, a psiquiatra Amanda Collins acorda de um coma após meses batalhando contra uma meningite aguda.Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que fazem parte de um crescente quebra-cabeça envolvendo uma corporação geopolítica underground chamada A Firma, que planeja sabotar a missão, usufruindo de uma nova tecnologia para saquear a nave e destiná-la para um planeta habitável localizado dezessete anos luz da Terra. O quarteto então inicia uma operação para descobrir a verdade por trás da conspiração, mergulhando de cabeça na maior expedição planetária da história da humanidade.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros