A Menina Que Não Acredita em Milagres é o livro de estreia da autora americana Wendy Wunder, publicado aqui no Brasil em 2017 pela editora Novo Conceito.

SOBRE O LIVRO

Você acredita em milagres? A jovem protagonista dessa história não, pra ela, tudo na vida tem sua lógica. Campbell Maria Cooper é uma garota de 17 anos com câncer terminal. Ela recebera a notícia dos médicos que provavelmente não chegaria aos 18 anos, só se ocorresse um milagre. Porém, ela é totalmente descrente a qualquer tipo de religião.

Cam evita falar com as pessoas sobre esses assuntos polêmicos, entende que cada um busca o melhor pra si, e por isso, ela aceita o fato que tem pouco tempo de vida. Ela quer aproveitar ao máximo esse tempo que lhe resta. Porém, a mãe e a irmã de Cam são pessoas que possuem muita fé, aquela fé no impossível, que de alguma maneira, o câncer irá desaparecer do seu corpo. Elas então convencem-na de ir para uma cidadezinha no Maine, chamada Promise, que é conhecida como “A Cidade dos Milagres”.

“A ciência não é suficiente agora, sopa Campbell. O que você precisa é de um milagre.”

Apesar de não acreditar nem um pouco em uma possível melhora do seu estágio avançado de câncer, Cam resolve ir e realmente aproveitar cada dia como se fosse o último. Será que a jovem irá presenciar um milagre? E esse milagre será a salvação de sua vida?


MINHA OPINIÃO

Esse sub gênero de livros chamado “sick-lit” sempre me agradou bastante. Gosto muito de me emocionar e presenciar histórias que realmente poderiam ser verdadeiras, e foi isso que eu senti lendo A garota que não acredita em milagres. Primeiro, o que me conquistou foi essa capa linda, achei que a editora caprichou na diagramação, ficou tudo bem bonito.

Cam é uma personagem incrível e forte. Ela já tivera sua vida abalada uma vez com a perda de alguém muito importante em sua vida, e isso só fez ela ficar menos crente que milagres acontecem na vida das pessoas. Ao sair do hospital, após receber aquela terrível notícia, que provavelmente não chegaria nem aos tão sonhados 18 anos, ela só quer aproveitar ao máximo cada segundo. Sair por aí, comendo muitas bobageiras sem parar ou se preocupar, mas é ai que ela encontra algo que não via há algum tempo, a chamada “Lista do Flamingo”.

“Se você acreditava que os pensamentos eram energia e energia é matéria (E=mc²), e a matéria aparece, então uma pessoa nunca pode realmente deixar você, a menos que você pare de pensar nela.”

A Lista do Flamingo foi uma obrigação que ela tivera que fazer em um acampamento, junto com Lilly, sua melhor amiga que também enfrentava o câncer. Lá continham todos os desejos dela. Pronto, ela vê que essa é a hora dela começar a riscar alguns itens, afinal, seu tempo está acabando.

Um ponto bastante emocionante do livro é como a mãe de Cam, Alicia, não desiste em um só segundo da vida da filha. Imagino o quão sofrido deve ser para uma mãe e pai ver seu filho sofrendo com inúmeras sessões de quimioterapia, pra não ter dado certo, pra ele receber uma verdadeira sentença de morte. Esses pais devem ser muito fortes, pois no caso do livro, Cam tem uma irmã mais nova, Perry, que precisa de cuidados como uma pré adolescente normal de 11 anos, porém, ela nunca foi egoísta e sempre entendeu tudo o que a irmã estava passando naquele momento.

Quando elas desembarcam em Promise, alguma coisa já muda no ambiente. Alicia sente isso e vê sua filha animada com tanta novidade, apesar de que Cam queira parecer brava em certas partes da história só pra fazer pirraça. E é ai que conhecemos um personagem que dará mais luz à vida da nossa protagonista. Asher é capitão do time de futebol do colégio, popular e desejado pelas garotas, porém, algo o incomoda bastante, o que faz que ele não seja completamente feliz. Ele acredita tanto ma magia daquela cidade que tem medo de ir embora, e que tudo realmente não passasse de mágica. Quando se conhecem melhor, um vê como o outro o completa e é ai que eles se apaixonam. Esse amor mostra para Cam, que nem sempre aquele milagre que esperamos vêm da forma que imaginamos.

O livro me emocionou bastante, apesar de ser bastante bem humorado em diversas partes. Tirei muitas coisas importantes dessa história, como o amor de Alicia por Cam e sua luta interminável para a recuperação da filha. Adorei ver a protagonista da história não sendo dramática por estar doente, tentando levar a vida como uma adolescente comum. Apesar de tudo que enfrentou na vida, Cam consegue ser feliz, e já aceitou o fato que talvez, amanhã ela não esteja mais viva, e por isso, aproveita as melhores coisas da vida, e mostrou que é sempre importante demonstrar o amor que sentimos por aqueles que nós amamos.

A Garota Que Não Acredita em Milagres é uma boa pedida para os fãs do gênero ou para os leitores que buscam se emocionar com histórias tocantes e cheias de momentos bonitinhos. Cam é uma personagem inspiradora e que tem um pouco de coisas a nos ensinar.

A MENINA QUE NÃO ACREDITA EM MILAGRES

Autor: Wendy WundeRr

Editora: Novo Conceito

Ano de publicação: 2017

Campbell tem 17 anos. Ela não acredita em Deus. Muito menos em milagres
Cam sabe que tem pouco tempo de vida, por isso quer viver intensamente e fazer tudo o que nunca fez, no tempo que lhe resta. Mas a mãe de Cam não aceita o fato de perder a filha, assim, ela a convence a fazer uma viagem com ela e a irmã para Promise um lugar conhecido por seus acontecimentos miraculosos. Em Promise, Cam se depara com eventos inacreditáveis, e, também, com o primeiro amor. Lá encontra, finalmente, o que estava procurando mesmo sem saber. Será que ela mudará de ideia em relação à probabilidade de milagres? “A Menina que não Acredita em Milagres” vai fazer você rir, chorar e repensar sua conduta de vida.

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros