O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é uma parceria dos autores David Levithan e Rachel Cohn, publicado aqui no Brasil pela editora Galera Record em 2016.

20160603_100634

SOBRE O LIVRO

Dash é um adolescente do tipo rebelde que odeia o natal e tudo que está relacionado com essa data festiva. Para conseguir passar esse feriado em paz, ele conta duas mentiras: Como os pais são separados e que se odeiam a ponto de nem se falarem, ele diz pra mãe que irá celebrar o natal na casa do pai, e diz ao pai que irá celebrar na casa da mãe. Ambos saem de viagem e ele fica sozinho para ignorar o feriado.

Ao passear na sua livraria favorita, ele encontra um caderninho de desafios deixado por alguém misterioso e fica bastante curioso. Ele pega o moleskine vermelho e resolve cumprir os desafios literários que estavam nele. Ao chegar ao último, ele vê que a dona do caderninho pediu para que ele anotasse seu e-mail e o deixasse com um dos atendentes da livraria, para que ela entrasse em contato e que ele colocasse o caderninho de volta aonde encontrou.

Porém, Dash resolve não seguir essa última regra e lança um desafio para a dona do caderninho misterioso. Ao invés de deixar seu e-mail, ele deixa um desafio e leva o moleskine embora. Se a pessoa quiser de volta, precisará resolver os enigmas deixados por ele.

E é ai que conhecemos o outro lado dessa história. Lily é uma garotinha fofa, que ama o natal e toda a magia que envolve essa data tão especial, todas as luzes e decorações da maravilhosa Nova York. Ela adora trocar presentes, passear pela cidade e fazer a ceia com a família. Porém, seus planos vão por água baixo quando seus pais decidem ir viajar pra uma ilha, para comemorar suas bodas como uma segunda lua-de-mel. Lily se sente traída e arrasada. Como eles puderam deixá-la em uma época tão mágica? Seu irmão mais velho Langston ficou na cidade para fazer companhia pra garota, porém, ele está de namorado novo, após uma grande ilusão amorosa, ele finalmente conseguiu ser feliz novamente com essa nova paixão. Por causa desse novo amor, eles não se desgrudam e não dão a mínima atenção pra Lily. E ainda falam pra a menina que ela precisa arrumar um namorado.

“Não há nada no mundo tão irresistivelmente contagiante, quanto a gargalhada e o bom humor.”

20160603_100746

Langston resolve dar uma ideia para a irmã: ele pega um dos moleskines de Lily e à ajuda a criar alguns desafios. O garoto que encontrá-lo na livraria e conseguir cumprir todas as tarefas é possivelmente o par ideal dela. Apesar de não concordar com essa ideia no começo, ela aceita a proposta do irmão e sente um friozinho na barriga na espera de algum garoto que desvende esse mistério.

E assim, Dash e Lily começam a trocar desafios, os mais loucos do mundo. Como por exemplo quando a Lily coloca o moleskine na barriga do papai-noel e Dash têm que sentar o colo do bom velhinho e pegá-lo. A cada novo desafio, novos tipos de sentimentos são trocados por esses dois adolescentes que vão se conhecendo cada vez mais. Será que um encontro entre os dois colocará um fim dos desafios?

MINHA OPINIÃO

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro é a capa! Ela é tão cheia de magia, assim como a época do ano em que a história se passa. A edição é linda, porém, tem uma coisa que me incomoda bastante: páginas brancas. Eu particularmente prefiro as amarelinhas, pois ao meu ver, elas são mais agradáveis de se ler.

Esse livro é daqueles que deixa o coração quentinho de tanta coisa fofa. Começando por Lily, ela é toda meiga com suas manias e opiniões. Vista por outros como uma garota estranha, mas que na verdade é incompreendida, pois só está tentando ser ela mesma. Já Dash usa a máscara de rebelde, não costuma respeitar regras e não gosta de receber ordens, mas é um garoto com um grande coração.

“Estou tendo dificuldades para entender no que devo acreditar, e mesmo se devo acreditar.”

20160603_100805

Langston também é um fofo, sua irmã o ama incondicionalmente e é tão bom ver os autores escrevendo sobre compaixão entre irmãos, ainda mais na questão de sexualidade dele, é muito importante demonstrar isso na literatura, afinal o amor deve prevalecer sempre. Boomer também é muito importante pra história, ele é o melhor amigo de Dash e apesar de parecer ingênuo,  é um garoto com um coração enorme. Outra personagem que me marcou foi a tia-avó de Lily e Langston, uma senhorinha que sempre tinha algo pra ensinar aos personagens.

O diferencial do livro é a troca de mensagem entre pessoas anônimas. As cenas dos desafios são muito engraçadas, é cada um mais criativo que o outro! Apesar de não se conhecerem, Dash e Lily criam um laço forte a ponto de compartilharem coisas íntimas. Outro destaque é a quantidade de referências do mundo real que tem na obra. Citam, por exemplo, Nicholas Sparks e também outro livro que foi escrito pelo David Levithan e a Rachel Cohn: Nick e Norah. Fiquei curiosa para conhecer.

Apesar de que o irmão de Lily tenha feito os desafios com as melhores intenções, acredito eu que não é assim que você encontra alguém para passar sua vida. Ela tem apenas 16 anos, e ainda está tentando descobrir coisas sobre ela própria, antes de querer arrumar um amor. Dash conseguiu responder os desafios, mas não é por causa disso que ele seria o par ideal para ela. Lily ainda é adolescente e tem suas inconstâncias da idade. Isso me irritou um pouco no começo, mas ao passar da trama tudo foi melhorando.

E já temos notícias de que esse livro terá uma continuação: The twelve days of Dash and Lily e já estou bem animada para lê-lo em breve. O caderninho de Dash e Lily é um livro fofo, reflexivo e com uma história diferente do comum.

4estrelas

20160603_101801

O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros