Os 13 Porquês é um livro do autor Jay Asher, lançado em 2009 aqui no Brasil pela editora Ática.

SOBRE O LIVRO

os 13 porques1

Quando Clay Jensen chega em casa e vê um pacote com 7 fitas cassetes destinado a ele sem remente ele não esperava como sua vida iria mudar dali em diante.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Clay, um jovem estudante que é surpreendido quando o destino bate em sua porta. Ao pegar a caixa de fitas e ir até a garagem para ouvi-las, ele se depara com a voz de Hannah Baker, a garota que ele sempre teve uma quedinha e que havia cometido suicido a algumas semanas atrás. As misteriosas fitas foram gravadas por um motivo: Hannah tem treze motivos por ter se suicidado, e se você está ouvindo a fita é porque é um desses motivos.

“Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem… Mais uma vez.”

Muito ansioso e cheio de dúvidas, ele não entende tudo aquilo, pois mal conhecia a garota e nunca havia a desrespeitado, eles apenas trabalharam juntos no cinema durante o verão. Hannah diz que quando a pessoa que está ouvindo terminar as 7 fitas, ela deve rebobinar tudo e repassar pra pessoa que vier após sua “historinha”. O fantasma dela o amedronta e o deixa enjoado com as palavras sádicas de Hannah. Ela armou o plano perfeito para que todos envolvidos ouvissem a fita. Caso alguém quebre as regras, ela alerta que deixou uma cópia de todas as fitas e as mesmas serão reveladas de um jeito bem escandaloso.

Enquanto ouve as gravações, Clay descobre quem são essas pessoas e o mal que cada uma causou na vida de Hannah. Algumas fizeram coisas pequenas, outros coisas grandes, mas cada um a feriu de uma maneira, e isso a fez tomar a decisão de se matar. Ela enviou junto um mapa, onde o “espectador” daquelas fitas pode ir para sentir-se ainda mais conectado com as histórias e ver como cada uma influenciou para o final de sua vida.


MINHA OPINIÃO

São tantos pontos positivos que eu tenho sobre esse livro. Primeiro, sua capa maravilhosa! Ela é tão linda e se encaixa tão perfeitamente com a história. A diagramação é excelente, foi fácil diferenciar as partes que era a Hannah falando ou quando era o Clay expressando sua opinião. E o mapa descrito pela personagem está nas partes internas da capa e da contra capa, fazendo com que eu me sentisse ainda mais dentro da história. Ele foi um presente especial da minha amiga Fernanda, e era um livro que eu namorava à tempos. Sua adaptação está prevista em formato de série pela Netflix, e será estrelada pela atriz e cantora Selena Gomez.

os 13 porques4

Conforme eu fui descobrindo a história da adolescente, mais eu me apaguei a ela. Parecia ser eu quem tinha recebido aquelas fitas, pois durante a leitura eu criei uma voz pra Hannah e parecia ser realmente ela contando as histórias pra mim. A cada medo ou mágoa exposta, eu imaginava uma resposta para ela, eu nunca me senti tão dentro de um livro como foi com Os 13 porquês.

Apesar de não ser a garota perfeita, ela não era do tipo que se associa a imagem de suicídio. Ela era uma menina bonita, inteligente e que tinha bastante convívio social com os colegas, mas possuía sentimentos e inseguranças dentro de si que não conseguia expor. Haviam coisas que tinham acontecido que ela simplesmente não conseguia contar pra ninguém, e que Jay Asher conseguiu expor ao leitor de forma esplêndida, assim como o jeito que ele tratou o psicológico de Hannah. O autor também fez com que Clay não fosse aquele garoto sem graça e apaixonado pela popular do colégio, ele foi alguém na vida de Hannah, alguém que talvez nem ele sabia que era.

Com uma escrita fácil e informal, é um livro rápido de ser lido. Com certeza recomendo essa leitura para todos, pois o suicídio é sempre um assunto delicado de se tocar. As vezes as pessoas julgam e falam que a pessoa fez isso por um motivo “bobo” mas a Hannah me mostrou que até os pequenos detalhes, podem sim fazer uma pessoa desistir da própria vida.

Foram 13 porquês que acabaram com a vida de Hannah Beker. Foram 13 porquês que me fizeram me apaixonar por sua história.

OS TREZE PORQUÊS

Autor: Jay Asher

Editora: Ática

Ano de publicação: 2009

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros