A Evolução de Calpúrnia Tate é da autora Jacqueline Kelly e foi publicado aqui no Brasil em 2014 pela Editora Única.

Sobre o livro

Esse livro vai contar a história de Calpúrnia, uma garota que moral no Texas no ano de 1899 em um lugar que parece uma chácara ou fazenda. Calpúrnia tem outros seis irmãos e é a única garota entre eles. Com isso ela tem que atender a todas as expectativas que a mãe a impõe, como aprender a cozinhar, tocar piano e tricotar. Porém a garota não está interessada em nada disso, o que Calpúrnia gosta é de observar a natureza e é quando percebe que tipos diferentes de grilos aparecem devido ao clima é que a nossa protagonista começa a mergulhar cada vez mais nesse universo.

Ela vai atrás de A Origem das Espécies de Charles Darwin (1859) e, ao não encontrá-lo na biblioteca começa a formular teorias, até que um dia resolve confidenciá-las a seu avô, um homem que vive bastante afastado da família, apesar de morarem todos juntos.

O que Calpúrnia não sabia era que seu avô é um naturalista e tem feito por muitos anos o que ela acabou de começar a prestar atenção. Ele começa então a instigar a mente de garota, levando ela em suas expedições pela propriedade e fazendo com que ela anote tudo em sua caderneta, documentando suas descobertas. Um dia, em umas dessas expedições, eles encontram o que pode ser uma nova espécie de planta e a expectativa sobre a descoberta os deixa em êxtase.


Capa e diagramação

20150419_202807

Eu acho a capa desse livro muuuuito bonita, mesmo não sendo a maior fã de amarelo do mundo. Acho que o contraste com o preso e o fato de representar tanto sobre o que esse livro é, dão uma beleza a mais. A diagramação interna é bem bacana, a folha é grossa, dando a impressão de volume, mesmo o livro não tendo tantas páginas assim.

Ao início de cada capítulo a autora apresenta uma citação do livro de Darwin, instigando ainda mais o leitor a se manter fiel a história.


Minha opinião

Esse é um daqueles livros que pra você gostar dele, vai depender muito do que você espera de uma leitura.

É uma história leve e simples, sem nenhuma reviravolta mirabolante ou nada do tipo. É o dia a dia de uma garota que está descobrindo a natureza ao seu redor e que não está interessada nas convenções femininas da sociedade que sua mãe a impõe.

Mas, a cima de qualquer dessas coisas, ou da própria sinopse, esse é um livro sobre as maravilhas da descoberta. Ele é tão profundo nesse quesito, no quanto nos mostra como uma criança com a mente limpa pode enxergar bem mais longe e bem mais claro, diferente de tantos adultos. Calpúrnia, apesar de achar o livro de Darwin complexo, após estudá-lo detalhadamente, o compreendeu e acreditou no que ele representava, mesmo que muito do que nele dizia contrariasse os princípios religiosos.

20150426_154828

Mas ela viu além e entendeu de forma técnica, mesmo em sua infância, como as teorias de Darwin podiam ser sensatas. Portanto, A Evolução de Calpúrnia Tate é exatamente o que o título nos diz, é acompanhar a evolução dessa garota que começa a enxergar a natureza de uma forma diferente e desvendar seus mistérios.

Eu confesso que a leitura a princípio foi difícil, mas porque eu estava vindo de leituras de fantasia e quando essa história simples e pura se apresentou na minha frente, fiquei com dificuldade de ler, por mais estranho que isso pareça. Porém aos poucos fui me apaixonando por Calpúrnia e admirando sua sede por conhecimento.

A EVOLUÇÃO DE CALPÚRNIA TATE

Autor: Jacqueline Kelly

Editora: Única

Ano de publicação: 2014

Calpúrnia Virginia Tate tem 11 anos em 1899, quando pergunta o porquê de os gafanhotos amarelos em seu quintal serem tão maiores do que os verdes… Com uma pequena ajuda de seu notoriamente mal-humorado avô, um ávido naturalista, ela descobre que os gafanhotos verdes são mais fáceis de ser vistos contra a grama amarela e, por isso, são mortos antes que possam ficar maiores. Por gostar de explorar a natureza ao seu redor, Callie acaba criando um relacionamento próximo com seu avô enquanto enfrenta os desafios de viver com seis irmãos e se depara com as dificuldades de ser uma garota na virada do século. Em seu livro de estreia, Jacqueline Kelly habilmente traz Callie e sua família para a vida, capturando o crescimento de uma jovem com sensibilidade e humor.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros