Sedução da Seda é o primeiro livro da série As Modistas da autora Loretta Chase e foi lançado pela editora Arqueiro em 2016. Este é o terceiro livro da autora publicado no Brasil.

IMG_3644

Sobre o livro

Depois de O Príncipe dos Canalhas, que tem uma narrativa mais rebuscada e com pouquíssimos diálogos, nos surpreendemos com O Últimos dos Canalhas. Ambos são um preparo para a nova série da autora lançada pela Arqueiro, As Modistas. Nesta história conheceremos três irmãs. Marcelline, Sophia e Leonie são modistas e proprietárias de um conhecido ateliê de Londres, mas ainda não ganham todo o reconhecimento necessário por conta de uma concorrente cheia de más intenções.

Quando o duque de Clevedon é intimado por seu melhor amigo, o conde de Longmore, a voltar para Londres e enfim noivar com sua irmã, Clara Fairfax, Marcelline resolve garantir o sucesso de sua loja, a Maison Noirot. Sempre esteve nos seus ombros a criação de sua família e esta é uma ótima oportunidade para os negócios. O plano de Marcelline é garantir que a futura duquesa de Clevedon seja vestida por ela. Fisgar a duquesa, uma das mais finas donzelas da nobreza londrina, é ter prestígio e garantia de filas de senhoras prontas para gastar suas moedas em vestidos, chapéus e fitas.

Marcelline é inglesa e a mais velha das irmãs. Domina muito bem o francês e o requinte da nobreza. Isso tudo porque viajou por muitos lugares. Seus pais foram mestres na enganação, muito inteligentes, viviam suas vidas de forma inconsequente, e muito cedo perderam seu lugar na nobreza europeia, o que não garantiu uma boa vida para as Senhoritas Noirot. Isso jamais impediu que ela fosse destemida, ambiciosa e principalmente talentosa. Os vestidos de sua autoria são chamativos, ousados e elegantes, carregam exatamente tudo aquilo que a nata londrina mais precisa, principalmente Clara, que tem sua beleza apagada por vestidos velhos e da moda passada.

IMG_3646

Quando Marcelline viaja para França, afim de encontrar e convencer o próprio duque de Clevedon sobre o seu plano, ela não imaginou que encontraria um duque cheio de si e arrogante, mas sobre como tratar pessoas assim, ela não ficaria para trás. Marcelline é facilmente notada pelo duque, sendo tão refinada, curvilínea e com gestos tão delicados e encantadores, era só questão de tempo para que ela conseguisse um momento a sós com Clevedon.

O sétimo duque de Clevedon, Gervaise Angier, é conhecido pelos seus anos de libertinagem. Desde que se formou na Universidade e saiu de Londres para viajar o mundo, Clevedon vem explorando a boa vida da maneira que sua fortuna permite. Diante a bela mulher que se encontra em sua frente, ele a vê como um desafio, principalmente depois de ver o quanto ela pode ser determinada e persuasiva. Tudo pelo crescimento do seu estabelecimento. Uma mulher audaciosa.

– “Se o senhor queria um animalzinho domesticado, Vossa Graça, deveria ter escolhido outra mulher.”

Minha Opinião

Loretta Chase vem me conquistando a cada livro. A crescente dela em sua narrativa e como autora, garantiu que ela seja uma das minhas autoras preferidas de romance de época no momento.

Como já li diversos livros deste gênero, é inevitável não esperar um certo padrão no desenvolvimento do romance, mas quando isso não acontece da maneira que estou acostumada a ler, é como se a cada página tivesse uma surpresa, e foi desse modo que fui surpreendida por Sedução da Seda. Diferente da maioria, aqui conheceremos uma família, desestruturada aos olhos da sociedade, mas completamente unida pelo amor fraterno e o amor ao trabalho, aquilo que fazem melhor.

As irmãs Noirot tem personalidades fortes, cada uma com suas peculiaridades, mas quando unidas, trabalham de um jeito único, tornando-as determinadas e autossuficientes. Sem a ajuda de nenhum homem, elas levam sua família ao sucesso, graças ao suas próprias habilidades e talento. Sem dúvidas, isso foi uma grata surpresa para um livro de época, onde somos acostumados a lidar com famílias ricas e já estabelecidas.

Do outro lado, também temos um duque que mostra certas fragilidades, mas completamente determinado e convicto de seus sentimentos quando eles afloram. Neste livro temos um homem de joelhos e não ao contrário. Outro fato interessante é que Loretta Chase escolheu não tratar, pelo menos não com Marcelline, foi a virgindade como algo sagrado. Aqui não teremos uma mocinha pura e cheia de pudores. Por ser a irmã mais velha, Marcelline é a mais experiente, então, podemos esperar cenas um pouco mais quentes, mas também nada muito excessivo.

IMG_3645

Por trás da história do livro, o ponto relevante abordado pela autora é o preconceito. Como poderia ser um escândalo, um nobre, com um título tão importante estar envolvido com uma burguesa. E acreditem se quiserem, naquela época, a classe trabalhadora era vista como uma classe inferior pela sociedade. Também há o disparate em aceitar mulheres como líderes de família, em ambos os casos, sem dúvidas, a autora consegue transpor nas páginas as dificuldades que era ser mulher, comerciárias e que dependiam apenas delas para se sustentarem naquela época.

O que mais me encanta nos romances de época é descobrir mais sobre os costumes e o modo de pensar da europa antiga, e Sedução da Seda me entregou mais do que eu esperava. O livro é uma ótima oportunidade para quem deseja se aventurar neste gênero que me é tão querido. A história te envolve, e até o clichê te surpreende. Sedução da Seda apresenta ótimos personagens, um enredo interessante, que vai muito além do romance, uma narrativa coesa e diálogos divertidos. Ele tem tudo para te conquistar. Garanto que você não vai querer abandonar a leitura. Eu sem dúvidas vou continuar com a série e já anseio pelo próximo.

IMG_014 (1)

Crédito da imagem: Diário de uma leitora compulsiva

5estrelas01

Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon. Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna. O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas. Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros