O Encantador de Flechas é o primeiro livro de uma série Supernova, do autor nacional Renan Carvalho, publicado pela Editora Novo Conceito.

Sobre o Livro

No mundo de fantasia criado por Renan Carvalho temos Acigam, uma cidade que vive isolada do resto do mundo, banindo a magia e o conhecimento do alcance de seus cidadãos. Porém, entre as mentiras do governo, um grupo de magos, organizados em uma Guilda, tentam desafiar essa ditadura e repassam para as gerações mais novas seus conhecimentos.

Nosso protagonista, Leran, está aprendendo a manipulação de energias com seu avô, escondido da mãe e da irmã e sem saber dessa guerra que está se formando entre o governo e a guilda, é tragado para dentro da rebelião, lutando por sobrevivência.

“Nesses anos das aulas, aprendi sobre a verdadeira lei que orienta o mundo. Trata-se de energias presentes em todos os lugares, inclusive dentro de nós. Dezoito delas no total, tomando a forma de cada um dos elementos existentes. São seus primárias: Fogo, Ar, Luz, Água, Terra e Trevas e doze secundárias, originadas da combinação das seis primeiras.”

Porém, a trama não é tão simples assim, e muitos escondem segredos. Quanto mais Leran se vê mergulhado nesse mundo, mais coisas ele descobre, e os verdadeiros motivos pelos quais a cidade se isolou do resto do mundo, podem estar mais ligados a ele do que ele imagina.


Capa e Edição

A primeira edição desse livro é de 2013 e saiu pela Novo Século. Já a nova edição de 2015, que tem o selo Novas Páginas da Novo Conceito, ganhou uma repaginada na capa, diagramação, ilustrações inéditas e um capítulo extra, trazendo um exemplar mais bonito e bem trabalhado às mãos do leitor.

O livro é dividido em partes, trocando entre o narrador principal e uma narradora secundária, bem como possui capítulos bem definidos. Entre os capítulos estão as ilustrações que são super bem trabalhadas e ajudam o leitor a se situar no universo que o autor criou.

Como sempre, um bom trabalho da Novo Conceito, com bom tamanho de fonte e espaçamento, o que ajuda a deixar o livro bastante fluído e rápido de ler, mesmo com suas mais de 400 páginas.

DSCb04013

DSC0b4008


Minha Opinião

Esse é meu primeiro contato com a escrita de Renan Carvalho e confesso que protelei um pouco a leitura, pois a um primeiro olhar, achei a capa bastante juvenil. Eu recebi esse livro em março e só o fui pegar para ler em setembro, em função do lançamento do segundo livro, A Estrela dos Mortos. Porém, como tem sido positivamente de costume, fui surpreendida por uma história bacana e uma mitologia bem construída.

No início é possível sentir que há um pouco de insegurança na escrita e fragilidade na construção dos personagens, entretanto, conforme o livro avança já se nota que a história cresce exponencialmente, imergindo o leitor no universo desenvolvido e criando uma narrativa envolvente e empolgante.

QUOTESsupernova

Esse é um daqueles livros que vai te dando as respostas lentamente, e cada uma dessas respostas causa uma mudança de perspectiva ou de opinião no leitor. Quando você acha que matou a charada sobre qual é a moral da história, prepare-se, pois você está enganado.

Essa artimanha é algo que eu aprecio muito, pois mostra que ouve um planejamento e um cuidado a construir a narrativa, para que ela não se tornasse previsível e chata. Terminei O Encantador de Flechas encantada, e louca pra ler a continuação, que já está por aqui na fila de leituras.

O final, pra mim, poderia ter sido no meio da página 394, sem explicar exatamente o que tinha acontecido ou que caminho o protagonista iria seguir a partir daquele momento. Mas uma das coisas que gostei, foi que Leran em nenhum momento se mostra “resmungão” sobre o que está acontecendo, aliás é bem o contrário. Ele abraça a luta e entende a importância que aquilo tem na vida dele e na de toda a população de Acigam, que vive cega por um governo opressor.

DSC04b005

A personagem feminina, Judra, também foi uma grande surpresa, com todas as reviravoltas e artimanhas descobertas ao longo da narrativa. Isso foi algo que me fez feliz também, ela não ser uma personagem que estava ali para ser um obstáculo ou apenas uma jovem a ser “salva”, simplesmente inserida para que o o fator romance fosse contemplado. Apesar de não gostar nada dela, acho que sua presença fez sentido, mesmo facilmente podendo ser substituída por um personagem masculino, pareceu uma boa jogada.

Mesmo assim, foi uma boa leitura e levou minhas 4 estrelas e minha empolgação para a continuação, que em breve será lida e resenhada por aqui. Ainda não sei quantos livros serão, se uma trilogia ou série, mas espero que a história cresça e tenha um bom desfecho.

O ENCANTADOR DE FLECHAS

Autor: Renan Carvalho

Editora: Novo Conceito

Ano de publicação: 2015

Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros